Antes e depois: cozinha e lavanderia em 13 m²

Não restaram vestígios do visual antigo: os ambientes foram remodelados com revestimentos claros e armários planejados

Pia pequena, armários acanhados, acabamentos caindo de velhos… O rol de problemas, comum à maioria das cozinhas de imóveis antigos, estimulou a arquiteta Bruna Mello, dona do apartamento de 70 m², em São Paulo, a remodelar o ambiente. Pelo menos a planta de 8,15 m² prometia espaço de sobra para os itens desejados por ela e pelo marido, o publicitário Felipe Vanni: uma ampla bancada em L com cooktop e uma torre de fornos. “Ficou tudo bem claro, como queríamos”, ela comemora. Uma mesa para refeições e um painel com TV também integraram o projeto, assim como móveis planejados. Esses foram estendidos à área de serviço, que acabou passando por uma reforma completa, com direito a roubar boa parte do quarto de empregada.

 

Rearranjo que deu certo

º A cuba manteve-se no mesmo ponto, no entanto a bancada agora é em L, com 60 cm de profundidade e 1,05 m e 2,40 m de largura. De um lado, alocou-se a torre com forno elétrico e micro-ondas; do outro, o cooktop de cinco bocas.

 

º Armários sob medida, de MDF branco, aproveitam cada milímetro. Um gavetão (70 x 60 x 45 cm*) guarda panelas abaixo do forno. Sob a pia, há uma porta que, ao ser puxada, traz consigo dois cestos de lixo.

 

Foto Levi Mendes Jr.

º O dente que oculta o encanamento do prédio foi útil para embutir parcialmente o purificador de água – apenas metade do filtro, que tem 30 cm de profundidade, está à vista, apoiado em uma prateleira de MDF.

 

Foto Levi Mendes Jr.

º No local da antiga porta entre a cozinha e a sala, foi adaptado um modelo de correr, que desliza no vão de 7 cm entre a nova parede de drywall (gesso acartonado) e a alvenaria pré-existente. Para que o desenho do cômodo não ficasse irregular, o trecho atrás da mesa foi engrossado com drywall. Um nicho nessa superfície expõe a fofa coleção de pinguins.

 

Foto Levi Mendes Jr.

º “Optamos por uma área de refeições compacta, mas gostosa de ficar”, diz Bruna. O sofá (1 x 0,47 x 1 m), com inspiração nas lanchonetes americanas, reúne acolchoado de courino e base de MDF no padrão Gris Montano (Duratex) – o mesmo material compõe a mesa (1 x 0,70 x 0,75 m), o painel (0,70 x 1,35 m) e as jardineiras de temperos (40 x 16 x 20 cm).

 

Foto Levi Mendes Jr.

º Rebaixado com gesso em 12 cm, o teto embute as luminárias e os dutos dos equipamentos de ar condicionado split (os aparelhos ficam na sala e no quarto do casal).

 

º O branco invadiu o espaço: porcelanato no piso e tinta nas paredes.

 

Na lavanderia, as metas foram a organização e a praticidade

 

º O ambiente, que era diminuto, cresceu ao incorporar uma área do quarto de empregada (veja a transformação do outro trecho em http://abr.io/enfimsuite). Hoje, mede 5,75 m².

 

º Para ter uma bancada espaçosa próxima ao tanque, Bruna remanejou a peça. “Aproveitei que já estava reformando a suíte, atrás dessa parede, para deslocar o ponto de hidráulica.”

 

Foto Levi Mendes Jr.

º A marcenaria de MDF e o tampo de compensado foram revestidos de laminado branco. “O material resiste a respingos, basta evitar água empoçada”, ela diz. Uma das portas do móvel baixo é basculante e esconde o cesto aramado para roupas limpas.

 

Foto Levi Mendes Jr.

º Reparou no varão para pendurar camisas passadas? O espaço embaixo desse nicho é um baú para guardar objetos de pouco uso.

 

º Além de acomodar escada, vassouras e tábua de passar, o armário alto serve de despensa.

 

º Como o condomínio não autorizou a fixação do condensador do split no exterior do prédio, o equipamento precisou ser instalado no cômodo. Ele foi preso por cabos de aço que atravessam o forro e encontram sustentação na laje. O ar é eliminado pela janela, que permanece aberta quando o aparelho está em funcionamento. “Nesses momentos, a área fica muito quente, mas ainda assim vale a pena. E as roupas secam rapidinho!”, brinca a moradora.

 

13,90 m² bem bolados

 

Ilustrações Alice Campoy

º Fornos (1) ao lado da bancada e geladeira (2) próxima à mesa facilitam o trabalho na hora de cozinhar e servir as refeições.

 

º Por causa da porta de correr na fronteira com a sala, a parede (3) do sofá ficou mais grossa.

 

º Na área de serviço – ampliada ao tomar parte do antigo quarto de empregada -, a porta de correr (4) se encaixa na lateral da lavadora.

 

º Marcenaria

 

Todos os armários da cozinha e da lavanderia, mesa, painel, sofá e jardineiras. Marcenaria Maria Joaquina

 

º Portas de correr

 

Duas folhas lisas (Bras Real) e dois kits de ferragens (Leo Madeiras)

 

º Drywall

 

Parede para embutir a porta de correr e prolongamento com nicho. Gesso Rochedo

 

º Forro de gesso

 

Gesso Rochedo

 

º Luminária

 

Modelo de embutir (1,30 x 0,70 m) para lâmpada fluorescente. Leroy Merlin

 

º Bancada da cozinha

 

De marmoglass. Pedras Amazonas

 

º Cuba de inox

 

Ref. 658 (55 x 33 x 18 cm), da Franke. C&C

 

º Misturador

 

Da Docol, o Mangiare é extensível e monocomando. C&C

 

º Purificador de água

 

O Masterfrio 55007, de inox, oferece água natural ou gelada. Magazine Luiza

 

º Banquetas

 

Similar: pufe simples Quadrado (35 x 35 x 45 cm). PuffTell

 

º TV de Led 22ºº

 

Similar: Hbtv-22d02, da HBuster. Saraiva

 

º Pendente

 

Boll fosco. Leroy Merlin

 

º Tanque de embutir

 

Da Franke, ref. 1179365, mede 55 x 45 x 23 cm. Telhanorte

 

º Porcelanato

 

8,50 m² de Diamante polido, 60 x 60 cm, da Portinari. C&C

 

º Mão de obra e materiais básicos

 

Demolição, hidráulica, elétrica, colocação do piso e pintura. 

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s