Área externa e fachada se transformam com tinta, plantas e pequenos reparos

Esforços somados por uma casa mais bonita

Foi amor à primeira vista! À procura de um endereço novo para a família, a empresária Mara Fernandes se encantou com esta morada térrea de 144 m², acanhada no lote com 4,80 m de frente, na zona oeste de São Paulo. “Estava mal conservada, mas sabíamos que ficaria linda se fosse bem cuidada”, lembra. O valor cabia no orçamento, mas como a compra foi feita à vista, não sobrou muito para a reforma. A solução foi contratar um telhadista e um pedreiro para realizar o trabalho pesado – o restante ficou por conta da própria Mara e de seus filhos, Ana Angélica e Marco Antonio. Durante a renovação, que consumiu dois meses, eles pintaram a fachada, as divisas do terreno, as esquadrias e até o novo portão, automático. Esse último foi escolhido para dar mais segurança e privacidade aos moradores. A intervenção ganhou reforço com o aumento na altura dos muros laterais e a substituição das janelas quebradas. O telhado com infiltrações precisou ser reformado. Por fim, as plantas valorizaram o colorido forte das paredes e alegraram o visual. “A casa ficou com o nosso jeito”, resume Mara.

Comprido e em declive

º O terreno ocupado pela construção térrea cai rumo aos fundos, por isso o pé-direito da fachada parece menor que o padrão. A porta de entrada fica na lateral e é preciso descer oito degraus para acessá-la.

º O portão baixo deu lugar a outro mais seguro: automático, de ferro. Na garagem há vagas para dois carros.

Proteção reforçada com muros altos e novo acesso

º Quando a casa foi adquirida, o portão lateral ficava no meio do corredor e a família se sentia insegura. Por isso, instalou-se um modelo mais moderno no patamar da fachada e rente a ela.

º Outra ação preventiva foi elevar os muros, obra feita com blocos de cimento e, acima desses, quatro fiadas de cobogós (pintados com esmalte para telhas) – elementos vazados que deixam passar luz e ventilação naturais.

º Um contrapiso corrigiu as irregularidades do chão e recebeu tinta fosca na cor concreto.

º As imperfeições e as trincas superficiais nas paredes externas ficaram escondidas sob massa acrílica. Depois, a alvenaria recebeu selador e pinceladas de um tom marcante de amarelo, que ressalta as esquadrias novas e as antigas, remoçadas com esmalte sintético branco.

º Antes da reforma, o quarto de Mara tinha apenas um vitrô. Para o ambiente ficar mais claro e arejado, esse vão foi fechado e abriu-se uma janela bem maior na lateral. Assim como as demais esquadrias recém-compradas, a peça inclui grades e venezianas.

Plantas dão mais vida ao corredor

º “Adoramos flores, mas não tínhamos espaço para uma área verde na lateral da casa [com 1,90 m de largura], pois prejudicaria a circulação”, afirma a empresária. A saída foi criar um jardim com vasos suspensos e de chão, comprados na Feira de Flores da Ceagesp.

º O banco ao lado da entrada da cozinha, presente da irmã de Mara, e as muretas de alvenaria formam um cantinho descontraído. “Aqui ficamos papeando e bebericando em dias e noites de calor”, conta.

º A área de serviço, nos fundos, ganhou cobertura nova quando reformou-se o telhado. A estrutura original tinha infiltrações e telhas quebradas, além de estar infestada de cupins. Um telhadista tratou a madeira, instalou ripas novas e trocou as peças cerâmicas.

º Portões

O automático mede 4,80 x 2,10 m, e o do corredor, 0,90 x 2,10 m). Portão Forte

º Janelas

Duas venezianas de correr, modelo Prátika (1,50 x 1 m), da Sasazaki. C&C

º Vitrô da cozinha

Da linha Silenfort, ref. 65121140 (1,50 x 1 m), da Sasazaki. Conibase

º Telhas

Da Vasatex, 1 170 peças portuguesas (90 m²). C&C

º Materiais

Tijolos, cimento, ripas…

º Pintura

Paredes: acrílico fosco premium Marrocos, da Suvinil (Tintas Boa Vista). Muros: selador, da Coral (Casa Toni), e tinta acrílica branca, da Suvinil (Casa Toni). Telhas: esmalte brilhante Embeleza Cerâmica, da Coral. Janelas e portões: esmalte Premium Coralit Branco, da Coral (Casa Toni). Piso: látex acrílico Pinta Piso, da Coral. Lojas Taqi

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s