Salas de estar e jantar transformadas com dicas da Minha Casa

Não foi só por estética - o piso e alguns dos móveis estavam desgastados demais. Mas é claro que a renovação também serviu para deixar tudo mais bonito

Depois de adiar a reforma por três anos, a assistente administrativa Judite Fonseca Sakai e o bancário Alexander Kenjy Sakai decidiram que estava na hora de atualizar as salas de estar e de jantar da casa em que vivem, em São Paulo. “Queríamos mudar a carinha de anos 1990 dos ambientes e torná-los mais confortáveis, aconchegantes”, conta a moradora, que tomou a frente do projeto usando referências pinçadas de MinhaCasa e da internet. As peças datadas, como os sofás estampados, deram lugar a outras, de linhas atemporais e tonalidades neutras. Para completar, entraram em cena bem-vindas pinceladas de cores intensas.

POUCOS ITENS, PARA VALORIZAR O QUE IMPORTA

(Alexandre Battibugli/Minha Casa)

“Era muita mobília, tudo ficava entulhado, e a sala nunca parecia arrumada,  por mais que quiséssemos”, lembra Judite. Ao abrir mão da quantidade, o casal pôde investir em algumas peças chave, como o charmoso bufê azul sob a escada.

(Alexandre Battibugli/Minha Casa)

“Adoro cor e queria trazer um pouco disso para a decoração do ambiente, até para quebrar a predominância do neutro”, justifica a moradora. O tom do móvel ainda guiou a escolha do tapete de estampa geométrica.

ANTES

(Arquivo Pessoal/Divulgação)

■ Em substituição às peças velhinhas – na idade e no visual –, entraram em cena cadeiras modernas. A opção por duas versões do mesmo modelo foi estratégica – o par com braços, que no dia a dia mora no estar, pode ser levado ao jantar quando há mais convivas para as refeições.

DEPOIS

(Alexandre Battibugli/Minha Casa)

■ A antiga mesa de jantar também foi substituída por um modelo de madeira. “Antes, era um horror! Tínhamos de ficar limpando as marcas de dedos no tampo de vidro”, diz ela.
■ Judite queria revestir a parede com papel bem colorido. “Mas, depois que comprei o tapete do estar, fiquei com medo de ficar muito carregado.” Assim, optou por uma estampa cinza, seguindo a paleta do sofá e do painel.

■ PISO E RODAPÉ
30 m² de laminado Classic  Fantasia, da Egger; 28,80 m de rodapé Prime, na cor Ipê Real, da Eucafloor. Leroy Merlin
■ TAPETE
Ampulheta (2,50 x 2 m), de polipropileno, com tratamento antiácaro e proteção UV. Oppa
■ PAINEL DA TV
De MDF com acabamento em laminado melamínico no padrão Beton, da Masisa, mede 2 x 2,64 m. Inclui gaveteiro (90 x 45 x 41 cm*) e lâmpadas de LED. Valdir Marcenaria
■ MESA DE CENTRO
Da linha Forest, nas medidas 1,20 x 0,60 x 0,40 m, de tamburato e tubos metálicos. Etna
■ SOFÁ
Da linha Sian Master, na cor grafite, com estrutura e pés de madeira e revestimento de suede: um módulo de um lugar (80 x 90 x 64 cm), dois módulos de canto (90 x 90 x 64 cm cada) e um pufe (80 x 90 x 39 cm). Etna
■ BUFÊ
Dotta (1,60 x 0,50 x 0,70 m), na cor azul, com base de eucalipto e estrutura de MDF. Oppa
■ MESA DE JANTAR E BANCO
Da linha Forest II, mesa de 1,60 x 0,90 x 0,75 m e banco de 1,50 x 0,40 x 0,45 m, de tamburato e tubos metálicos. Etna
■ CADEIRAS
Duas Eames II com braço (63 x 61 x 82 cm), com estrutura de madeira e assento de polipropileno. Etna. Duas Eames Eiffel Dkr Wood sem braço (46,5 x 55 x 82,5 cm), com estrutura de madeira e assento de ABS. ShopShop
■ PAPEL DE PAREDE
Ref. 9154, da coleção Harmonia, da Bobinex. Mobly

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s