A cozinha deste apartamento de 38 m² foi parar na varanda

Entre as grandes sacadas deste projeto está a transferência da cozinha para a varanda. Veja também as dicas que deixaram o apê confortável e prático

Ao questionar a lógica do layout original do apartamento, a arquiteta Marcela Madureira enxergou muitos entraves, mas também novas possibilidades. O problema começava pela varanda: da área total do apê, onze metros quadrados eram destinados a ela, ou seja, quase um terço do imóvel seria perdido. Isso sem contar que a cozinha era um aperto, limitada a uma pia estreita, sem bancada, alocada na lateral da sala. Para resolver esse dilema, a profissional decidiu unir todos os cômodos e deslocar a cozinha para fora, onde já existia outra pia. Sem paredes, ficou mais fácil elaborar a nova distribuição – as únicas divisórias são as que isolam o banheiro, além de uma nova estrutura de cobogós, demarcando o limite do quarto com muito charme. “Ao trabalhar com ambientes pequenos, damos mais valor ao espaço”, sentencia Marcela.

(Ana Mello/Minha Casa)

Integrar para otimizar

° Olhando a partir da porta de entrada, é possível ter ideia da disposição de cada ambiente. Com pé-direito alto, de 2,75 m, paredes pintadas de branco, união dos cômodos e varanda extensa, o apartamento provoca a impressão de amplitude, apesar de sua pouca metragem.

(Ana Mello/Minha Casa)

° Os moradores, que não têm filhos, dispensaram soluções de privacidade. Entre a sala e o quarto, foi erguida uma estrutura de elementos vazados com 7,5 cm de espessura (peças de louça esmaltada, de 25,5 x 25,5 cm. Leroy Merlin). Ao mesmo tempo em que os cobogós demarcam os espaços, permitem a passagem de luz e de ventilação.

° O piso do terraço foi nivelado com o dos cômodos de dentro. Persianas blecaute vedam a luz na hora de dormir ou assitir TV na sala de estar.

Decoração clean e eficiente

(Ana Mello/Minha Casa)

° Ao quarto foi destinada uma área generosa: nove metros quadrados. O mobiliário limitado a uma cama e um guarda-roupa atende às necessidades do casal e otimiza a circulação no cômodo. Ocupando a extensão da divisória do banheiro, a arquiteta encaixou o armário, dotado de portas espelhadas – mais um truque para aumentar a sensação de amplitude.

° No banheiro, o gabinete da pia em tom melancia encarrega-se de agregar irreverência.

(Ana Mello/Minha Casa)

° O clima contemporâneo é reforçado pelo mesmo piso aplicado na ala social e no dormitório: um porcelanato que imita cimento queimado (da Portobello, linha Brasília, Concreto Cinza, nas medidas 60 x 60 cm. Portobello Shop).

° Na sala, a parede do rack é ocupada de ponta a ponta (4,70 m) por armários embutidos.

Terraço mais que gourmet

(Ana Mello/Minha Casa)

° A arquiteta aproveitou a pia e a parede de tijolos originaisda varanda e construiu a cozinha a partir daí. Com a nova localização, mais espaçosa, o cômodo ganhou uma ilha (0,93 x 1,07 x 1,40 m*) equipada com cooktop embutido no granito itaúnas, forno elétrico e um nicho para esconder a máquina lava e seca, já que não há espaço destinado à lavanderia. Essa estrutura ainda conta com um canto para refeições, com duas banquetas altas.

(Ana Mello/Minha Casa)

° No lado oposto, o móvel de pinho tingido de extrato de nogueira com suporte para hortinha esconde, embaixo, a caixa de ventilação do ar-condicionado.

(Ana Mello/Minha Casa)

° Grande atrativo, o piso é de ladrilho hidráulico estampado (Modelo C-M6, de 20 x 20 cm. Ornatos) – das cores do acabamento foi pinçada a paleta do ambiente.

(Ilustração Alice Campoy/Minha Casa)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s