Continua após publicidade

Apartamento com ambientes integrados e decoração elegante

O apê alugado, de 70 m², ganhou o coração da moradora que conseguiu comprar o imóvel. A etapa seguinte foi encarar uma reforma e deixá-lo com personalidade

Por Texto: Daniella Grinbergas | Fotos: Edson Ferreira (Divulgação)
Atualizado em 9 set 2021, 22h24 - Publicado em 15 Maio 2017, 15h14

A espera valeu a pena!

Foram quatro anos de expectativas: “Precisei de tempo para juntar dinheiro, mas também prorroguei o início da obra por receio de entrar numa fria”, confessa a médica Lidiane Indiani. O medo só passou quando ela conheceu o trabalho da irmã de uma amiga, a arquiteta Thaís Margonari Bechara Sanches, sócia do escritório Madi Arquitetura e Design ao lado de Fatima Oliveira Cima e Juliana de Cássia Distefano. E não é que o trio conseguiu acabar com a insegurança da moça? “Elas foram muito pacientes e deram atenção total aos meus anseios”, conta. A reforma incluiu quebra de paredes para garantir a união inteligente de espaços, troca de todos os acabamentos por materiais modernos e adequados aos hábitos do cão, Pururuca, e uma decoração pautada pela paleta rebaixada e elegante. “No fim, a experiência foi boa. Amo cada detalhe da casa”, diz Lidiane.

Salas discretas e elegantes

(Edson Ferreira/Divulgação)

º O piso havia sido definido pela moradora desde o início da obra: porcelanato bege (Travertino Romano, da Eliane, 1,20 x 0,60m. C&C) “Como o material é frio, usamos madeira para aquecer o projeto, como as divisórias ripadas de freijó”, explica Thaís.

(Edson Ferreira/Divulgação)

º O estar minimalista possui apenas sofá e rack alongados, que tomam todo o ambiente. Na parede, uma prateleira para quadros avança até o jantar – ao lado da mesa, ela atravessa o espelho, instalado em duas partes. “Em espaços com diferentes usos, gostamos de criar elementos que marquem a união”, comenta Fatima.
º Pontos de cor chamam a atenção: a moradora investiu em um pufe de design (Clami) e no delicado bufê em laca azul, destacado pela parede pintada de cinza (Tubarão Cinza, da Suvinil).

Continua após a publicidade

Vestida para se destacar

º “A cozinha está integrada à sala, mas queríamos setorizá-la. Por isso, intensificamos a paleta, colorindo de chumbo os armários”, afirma a arquiteta Juliana. O piso de porcelanato que imita madeira tem a mesma função – e também foi eleito em função do cachorro, por ser antiderrapante e fácil de limpar. Para não deixar o espaço sóbrio demais, as profissionais apostaram em um revestimento retrô e mais feminino para as paredes (Liverpool, da Portobello, de 24 x 7 cm, cor Rosa Chá. Portobello Shop).

º A fim de isolar o ambiente quando necessário, foi instalada uma porta de correr que se conecta ao painel ripado. “Esses elementos vazados da cozinha e do estar são os pontos altos do projeto. Eles fazem toda a diferença no meu apartamento”, diz Lidiane.

(Edson Ferreira/Divulgação)

Clean e surpreendente

(Edson Ferreira/Divulgação)

º No quarto de Lidiane, repetem-se os tons rebaixados. “Ela só pediu algo mais escuro para a cabeceira, então nós sugerimos a tonalidade de chumbo para o tecido emborrachado que recobre a estrutura estofada. Para equilibrar, elegemos um papel de parede mais delicado”, explica Thaís.
º Os criados-mudos dão o clima feminino, com seu acabamento de laca rosa.Um dos móveis apoia um abajur com iluminação indireta, enquanto do outro lado da cama uma dupla de pendentes instalada no teto de gesso é responsável pela luz de leitura. “Gostamos de fugir do óbvio”, diz Thaís.

(Edson Ferreira/Divulgação)

º O banheiro branquinho tem também seus atrativos: bancada e frontão da pia são de Silestone, e o revestimento de dentro do boxe é de mármore em relevo.

Papel de parede
Linha Silence, da marca belga Khrôma. Wallcovering, rolo de 0,53 x 10 m
Criado-mudo
Mede 50 x 50 cm, de MDF com acabamento laqueado rosa. Arteem MóveisRevestimento de dentro do boxe
Villa del Bosco Thassos, da Mosarte, de 30 x 30 cm. Empório Revestir

(Ilustração Alice Campoy/Divulgação)
Publicidade