Apartamento com clima de casa

Com 70 m², o imóvel térreo foi todo modificado para aproveitar o que ele tinha de melhor: a área externa. O ponto alto do projeto foi a transferência da cozinha para fora – o local virou o queridinho da família carioca e dos amigos, e tem até chuveirão para os dias de calor

Na hora da compra, só mesmo o olhar treinado da moradora e arquiteta Alê Amado para perceber que uma reforma deixaria o imóvel perfeito para a família. “Ele era unido com outro, do andar de cima, mas compramos só o térreo. Então tive de mexer na planta inteira”, conta. O novo layout partiu da remoção da escada, e quase todos os cômodos foram reposicionados. A paixão do marido pela culinária pautou o planejamento: a cozinha se deslocou para a área nobre, a varanda. “Assim, cozinhamos e comemos olhando o jardim”, diz. 

O melhor espaço da casa é aqui

❚ Morar no Rio de Janeiro tem essas vantagens: “O clima é maravilhoso, e temos calor quase o ano inteiro, então a cozinha do lado de fora é sempre uma delícia”, explica Alê. Para os dias de chuva, a proteção se dá com a estrutura de metalon, coberta com vidro. “Uma persiana romana no teto protege do sol e se abre quando queremos ver as estrelas”, comenta. As laterais podem ser fechadas com toldos plásticos, barrando o vento, ou mesmo aproveitando o ar condicionado da sala, integrada por portas de correr de vidro. 

❚ A área de trabalho fica no fundo, e uma bancada de ardósia cinza polida (Todos os Mármores, R$ 1095), com acabamento frontal em tijolos maciços, faz a divisa com o canto de refeições. Reforçando o clima de quintal, a mesa e os bancos são de madeira de demolição, de peroba rosa, trazidos de uma viagem a Tiradentes, MG. 

❚ Para que o almejado jardim não prejudicasse a circulação, optou-se por jardineiras estreitas e plantas cultivadas sobre o muro. No meio dos canteiros, a ducha é um alento para dias de sol. O espaço se destaca com a cerâmica vermelha, também comprada em viagem.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s