Apartamento pequeno: 57 m² com visual clean e elegante

Concebido para servir de inspiração, este apartamento exibe recursos criativos para valorizar o espaço pequeno e, de quebra, escapar da monotonia

Apartamentos-modelo costumam oferecer ótimas ideias de aproveitamento de espaço, mas nem sempre exibem uma aparência surpreendente – no geral, imperam soluções que seduzem apenas os adeptos do estilo neutro. Buscando fugir desse padrão, a arquiteta Adriana Fontana, de São Paulo, apostou em um projeto descontraído para este decorado de 57 metros quadrados, das construtoras Tati e Conx. “Essa é a tendência do mercado”, avalia a profissional.

Adaptação em 57 m²

Ilustração: Alice Campoy

❚ A planta bolada pela arquiteta contempla as necessidades de um casal ou de uma pessoa que mora só, por isso, um dos quartos foi convertido em sala de TV com home office (1). Para atender mais moradores, é só usar esse espaço como dormitório.

Flexibilidade é palavra-chave por aqui

❚ Com o intuito de fazer a metragem render, Adriana optou pela integração total de cozinha e salas. Ainda assim, os espaços com usos diferentes são visualmente bem delimitados, o que reforça a ideia de um apartamento bem organizado e funcional.

❚ A sala de TV é separada do restante da ala social apenas por um sistema de portas deslizantes em L: cada conjunto de painéis corre entre um trilho preso ao teto e um pino guia junto ao piso – são duas folhas atrás do sofá (1,25 x 2,20 m cada) e três na lateral (0,83 x 2,50 m cada), que podem se movimentar simultaneamente. As portas têm estrutura de MDF com laminado branco e fechamento em vidro transparente: “Em um imóvel residencial, eu trocaria o vidro por algum material opaco a fim de oferecer a possibilidade de isolar o cômodo”, diz a arquiteta.

Pitada moderna na cozinha americana

❚ Por aqui, o destaque é o balcão multiúso desenhado por Adriana: posicionado na fronteira com a sala, de um lado, ele atua como um banco de dois lugares para a mesa de jantar e, do outro, faz as vezes de estante – repare como a assimetria dos nichos e a combinação de peças azuis e brancas transmitem a ideia de movimento. “Esse móvel foi pensado justamente para surpreender quem chega no apartamento, uma vez que a porta de entrada fica localizada ao lado da cozinha”, explica. Para contrabalançar, os demais elementos do ambiente ostentam um visual mais clássico e discreto.

No quarto, a iluminação rouba a cena

❚ Móveis e acessórios foram pensados com capricho, porém, o ponto alto do dormitório é o projeto de iluminação com rasgos no forro de gesso do teto e no painel de MDF da parede em frente à cama. “O mais bacana é que a solução funciona bem tanto como luz geral quanto decorativa”, aponta Adriana. No interior dos rasgos – que medem 15 cm de largura –, foram embutidas fitas de LED.

❚ A parede da cabeceira combina um espelho horizontal (2,40 x 0,40 m. Temperclub) com uma pintura listrada em três tonalidades – da mais clara para a mais escura: Accessible Beige (ref. SW 7036), Balanced Beige (ref. SW 7037) e Virtual Taupe (ref. SW 7039), todas da Sherwin-Williams.

❚ Para facilitar a visitação no banheiro, o truque foi instalar um boxe de vidro fixo do tipo para-ducha, sem porta. A arquiteta ressalta que essa alternativa é ideal não só para apartamentos decorados como também para quem tem bebê em casa, pois facilita o manuseio de banheiras móveis. O boxe é de vidro temperado 10 mm incolor (0,40 x 1,90 m. Temperclub).

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Fernando Autor

    Amei as dicas de apartamentos pequenos

    Curtir

  2. Fernando Autor

    GOSTARIA DE TER A SUA VISITA NESTE BLOG
    Blog de Mensagem de Aniversário

    Curtir