Ateliê de costura e home office dividindo o mesmo espaço

Cores marcantes e soluções criativas valorizam a reforma do espaço de 12 m² que serve de escritório, atelier e quarto de TV, perfeito para a família carioca

Artesanato é a atividade exercida por Maria de Lourdes Costa Abrão, que há tempos precisava de uma bancada para espalhar suas linhas e tecidos. Seu marido, o técnico de marketing Maurício Abrão, sonhava com um canto sossegado para o computador. Não resta dúvida de que um escritório mais funcional e acolhedor era item de primeira necessidade na vida de ambos.  O encontro com Francisco Palmeiro e Giovanna Eirado, da PE+2 Arquitetura, responsáveis pelo projeto de reforma, foi rápido e objetivo. “Os moradores falaram que gostavam de cor e pediram áreas de trabalho bem definidas para cada um”, lembra Giovanna. “Cumprimos à risca as demandas e trouxemos ideias que tornaram o local mais charmoso”, completa Francisco. O resultado surpreendeu toda a família. “Nosso filho Alan já pediu para mudar o seu quarto para cá. Nem pensar!”, brinca Lourdes.

Tons vibrantes na dose certa

• As paredes e o rodapé cerâmico foram pintados de branco, exceto na parte da bancada, que recebeu cor verde-esmeralda. “Essa escolha não prejudicou a luminosidade necessária para a costura e ainda valorizou a marcenaria”, aponta Francisco, que assim destacou as sancas trabalhadas originais do imóvel.

(Andréa Marques/Fotonauta)

• Tinta amarela renovou antigas mãos-francesas. O tom também aparece na luminária pendente com desenho retrô.
• No lugar de quadros, um capacho indiano de borracha funciona como enfeite.

(Andréa Marques/Fotonauta)

• Os arquitetos revitalizaram móveis velhos da casa que poderiam ser usados ali. Caso da banqueta na área de trabalho e da cadeira de ferro, que ganharam pintura e estofados com belo colorido.
• O piso frio foi disfarçado com um tapete de sisal. “Como é vendido por metro, o preço fica mais em conta”, indica Giovanna.

(Andréa Marques/Fotonauta)

Armário bem bolado

• O tecido xadrez, no interior do vão, conferiu um visual moderno ao nicho. Ele foi preso à superfície emassada com cola branca.

(Andréa Marques/Fotonauta)

• Caixotes de plástico, fixados com buchas e parafusos, organizam as caixas e os potes de Lourdes. “É uma solução econômica, simples e fácil de limpar. Invista em diferentes cores!”, recomenda Giovanna.
• Já as portas passaram por outra transformação: depois de lixadas, receberam uma demão de esmalte sintético branco e tiveram a moldura interna definida com amarelo. As faces foram revestidas de cortiça e pintadas mais uma vez de branco. O resultado é um painel com fotos e imagens que inspiram o trabalho da artesã.

Marcenaria
Bancada (2,90 x 0,74 x 0,75 m*), gaveteiro, três prateleiras da estante e duas das paredes. New (Construcasa)
Cavaletes
Duas unidades do Tret Duo (37 x 68 x 71 cm) para a bancada. Tok & Stok
Banqueta e cadeira
Reforma e tecido. Atelier Zebras
Luminária
Vem com lâmpada de 60 w do tipo bola. Atelier Zebra
Cortina
Foi feita a bainha na folha de algodão cru. Leroy Merlin
Capacho
Feito de borracha. Leroy Merlin
Forração do nicho
Algodão xadrez (Casa Miro Tecidos). Rafael de Melo
Escada de madeira
Guedes e Guedes
Almofadas
Três peças de 40 x 40 cm. Atelier Zebras
Tapete de sisal
Com 3 x 3 m. Leroy Merlin
Cortiça
Quatro rolos (60 x 90 cm). Leroy Merlin
Caixotes plásticos
Cinco unidades de 60 x 40 x 25 cm cada. Guanaplast
Pintura
Mão de obra e material (galão de Novacor Azulejo branco para o rodapé; galão de acrílico fosco verde Casa da Árvore, ref. 90GY; e lata de acrílico fosco branco-neve – ambos da Coral. Comprados na Pinheiro Tintas). Luiz Alberto
Raio X do projeto
• A bancada generosa ocupou, de ponta a ponta, a parede embaixo da janela, delimitando as áreas de trabalho de Maurício e Lourdes. A parte central, livre, facilita a circulação.

* largura x profundidade x altura.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s