Cozinha e lavanderia eficientes e bonitas

Bem planejados, estes ambientes parecem espaçosos em seus 8m²

Se, por um lado, os empreendimentos vêm enxugando a área destinada a cozinha e lavanderia, por outro, as investidas gastronômicas e as reuniões ao redor da mesa estão mais frequentes. Aí, surge a dúvida: como criar uma cozinha funcional e agradável em uma planta enxuta? O arquiteto Douglas Honma, de São Paulo, orientou a equipe de MINHA CASA na tarefa de montar um projeto que, além de elegante, fosse prático – armários não faltaram e um passa-pratos permite a integração com a sala de jantar. Na lateral, a lavanderia ficou discreta, organizada e completa, já que tem até secadora de roupas. “Os módulos prontos foram o ponto-chave em ambos os espaços. Pensamos em cada peça para a melhor otimização da área”, aponta o arquiteto. Os tons eleitos para as paredes conferiram o clima alegre. “Em boa parte das superfícies, preferimos pintura a azulejos, pois, se enjoar, é mais simples e barato repintar do que trocar a cerâmica”, justifica.

O passo-pratos é uma boa opção para ter acesso à sala de jantar, sem integrar as áreas. A abertura ainda serve como bancada de apoio ou de refeições. Aqui, o vão (1,40 x 0,49 x 0,62m) recebeu marcenaria sob medida: um trilho duplo, embutido na parte de cima, sustenta duas portas.

Fotos Luis Gomes

A cozinha dispõe de seis módulos. “Garantimos espaço para tudo”, comenta a repórter visual Tatiana Guardian. O paneleiro guarda uma surpresa: o micro-ondas! Bastou um furo no fundo do armário para ligar o equipamento à tomada. Durante o uso, a porta do móvel fica aberta para haver ventilação. 

Nas gavetas sob a pia, foram dispostos panos de prato (Tok & Stok), utensílios e um organizador de acrílico (31,5 x 35,6 x 5,5 cm*, Arpège) com os talheres. Os módulos de chão ficam sobre uma base de alvenaria. “Ela protege a madeira da umidade e não deixa juntar sujeira”, diz Douglas. O porcelanato do piso (45 x 45 cm, New York Cement, da Portobello, C&C) também forma o rodapé. 

                                                  

Fotos Luis Gomes

Unidas de forma eficiente

O piso de porcelanato cinza aplicado na cozinha se repete na área de serviço, proporcionando a sensação de continuidade entre os espaços. 

Portas de correr (1,50 x 2,10 m cada folha) separam os ambientes. Como são de vidro transparente, a ordem na lavanderia se torna fundamental.

Os armários aéreos não tocam o teto: “Assim o pé-direito parece mais alto”, ensina o arquiteto. Sobre o móvel, fruteira e saladeira Rocamboo (Tok & Stok). Copos de acrílico amarelo (Walmart) e conjunto de chá Dimple Collection (louça branca), com 15 peças (Etna). 

Uma forma prática de poupar metragem é instalar a secadora acima da máquina de lavar roupa. Os modelos com câmara de secagem costumam ser mais baratos – este acomoda sete cabides.

Fotos Luis Gomes

Apenas 1m² da parede do tanque tem cobertura de azulejos, o bastante para proteger a alvenaria da água que espirra. As demais superfícies receberam tinta acrílica ( Meditação, ref. 30YY 69/048, da Coral, Império das Tintas.

Dois armários suspensos, com 22 cm de profundidade, armazenam panos e produtos de limpeza. Um deles exibe as prateleiras recortadas, perfeitas para abrigar vassouras e rodos.

Fotos Luis Gomes

Comprida e bem-arranjada

Com apenas 1,50 m de largura, os ambientes têm boa área de circulação: 95 cm. Na cozinha, isso se deve à escolha de armários pouco profundos (52 cm). De acordo com o arquiteto, uma passagem confortável tem pelo menos 85 cm, levando em conta as aberturas das portas de armários.

Ilustração Alice Campoy

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s