Em 11 m², uma varanda gourmet com tudo a que se tem direito!

No espaço, couberam todos os elementos de um terraço caprichado: churrasqueira, pia, mesa e até uma chopeira! Os truques para aproveitar bem a área e as dicas para criar um clima alegre você confere a seguir.

Ter um espaço com jeito de quintal, mesmo morando em um apê, está na lista de desejos de muita gente. Essa tendência explica por que, apesar de os imóveis apresentarem plantas cada vez menores, as varandas seguem na direção oposta, ganhando tamanho e importância. Se a área for gourmet, dotada de churrasqueira e outros apetrechos para preparar e servir delícias, melhor ainda! Tudo gira em torno da convivência: “Com um terraço incrementado, as pessoas se reúnem mais, ficam mais próximas. Por isso, o importante é que esse ambiente seja agradável e convidativo”, resume a arquiteta Marcy Ricciardi, de São Bernardo do Campo, SP, autora do projeto que estampa nossa capa deste mês.

Tudo para reunir os amigos em 11 m²

A planta curva – resultado do desenho inusitado da fachada do edifício – não prejudicou em nada a distribuição dos móveis. Em frente à área que reúne pia e churrasqueira (1), foi posicionada uma bancada móvel (2), que pode servir para refeições rápidas ou para apoiar comidinhas. A mesa (3) acomoda quatro pessoas – e ainda sobrou espaço para um balcão com chopeira embutida (4).

COMBINAÇÃO EQUILIBRADA 

O ponto de partida do projeto foi a marcenaria, que sempre salva a pátria quando os centímetros são contados. A fim de aproveitar bem a área sem estourar o orçamento, a estratégia da arquiteta foi desenhar e mandar executar sob medida somente as peças-chave – gabinete, prateleira, bancada e balcão.

Móveis comprados prontos completaram a ambientação. “Optei por peças de visual leve e, assim, tive liberdade para abusar de objetos coloridos”, diz Marcy. Até as banquetas receberam um toque vibrante: “Costurei à mão capas de tecido rosa-choque para envolver as almofadas originalmente brancas”.

Um canto verde ganhou lugar na extremidade oposta à churrasqueira. Ráfia, minicostelasde-adão e hastes de estrelítzia compõem o paisagismo, enquanto lanternas e vasos de vidro completam o conjunto. “As peças translúcidas, de cores e formatos variados, transmitem a ideia de leveza”, detalha a arquiteta.

Mix bem dosado de calor e frescor

Tons terrosos e pitadas de laranja – presentes no tapete, nas almofadas e em acessórios – oferecem uma base acolhedora. Em seguida, vibrantes pinceladas de pink esquentam  a cena. Para completar, azul e verde garantem um toque refrescante.

ACESSÓRIOS PODEROSOS 

Se a ideia é fazer da varanda um lugar sedutor para reunir os amigos, uma mesa bem-posta não pode faltar! Utensílios bem coloridos e alegres combinações de estampas ajudam a compor uma produção caprichada.

Reparou como a sobreposição de jogos americanos ficou charmosa? Detalhes como esse não passam despercebidos – e como encantam os convidados!

A fim de reforçar o clima de acolhimento, Marcy elegeu um banco que retoma a ideia das gostosas cadeiras de PVC entrelaçado, sucesso absoluto nos terraços de antigamente: “É uma peça delicada que lembra a casa da vovó! Quem resiste a essa gostosa memória de infância?

Almofadas fofas de estampas variadas e cores coordenadas com o tapete tornam o ambiente ainda mais acolhedor e confortável em qualquer estação do ano. Mas vale lembrar que esses itens só ficam preservados se a varanda for fechada com vidros. Caso contrário, opte por tecidos e fibras impermeáveis.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s