Miniapartamento com toque do estilo industrial

Grande, por aqui, só mesmo o desafio de acomodar sala, cozinha, quarto e banheiro na planta compacta. Missão possível graças a uma engenhosa cama suspensa

O ambiente criado pelas arquitetas Camila Mesquita e Paula Werneck para a edição de 2015 da mostra Morar Mais por Menos, no Rio de Janeiro, faz jus ao nome: Mini Apê. “Tínhamos somente quinze metros quadrados para montar um apartamento completo”, conta Paula, enfatizando que as características do espaço disponível – em especial, o formato retangular alongado e o pé-direito generoso – direcionaram o layout e as ideias criativas. Construir uma cama de casal nas alturas, inspirada nos lofts europeus, e alocar o banheiro abaixo dela foram as principais sacadas para realizar o milagre da multiplicação da área. Cozinha e sala integradas, bem como uma ambientação urbana e moderna, com um toque do estilo industrial, completaram o projeto. O resultado? Ficou tão bacana que nem parece tão pequeno.

(MCA Estúdio/Divulgação)

Para sonhar alto
º O pé-direito de 3,30 m possibilitou a execução do dormitório suspenso sobre outro cômodo – no caso, o banheiro. Em imóveis mais baixos, uma alternativa para ganhar espaço é acomodar, sob uma cama apenas ligeiramente elevada, a escrivaninha ou um guarda-roupa de pouca altura.

(MCA Estúdio/Divulgação)

Mix de materiais da moda
º As paredes mesclam uma textura de efeito marmorizado chamada stucco veneziano (cor Armano Gold, da I Colori di Venezia) com um porcelanato amadeirado (Portobello). Para o piso, a escolha foi o cimento queimado: “Nada tem um efeito tão cosmopolita!”, atesta Paula.

º Prateleira com iluminação, mesa de jantar, armários aéreos de cozinha e gabinete com espaço para embutir o cooktop (modelo de inox com 4 bocas, da Arix. Mobly, R$ 997,49) foram desenhados sob medida e encomendados a uma marcenaria. Como acabamento para as chapas de MDF, as arquitetas optaram pelo laminado texturizado na cor Fendi.

(MCA Estúdio/Divulgação)

Banheiro portátil é demais!
º Já ouviu falar em cuba e torneira de piso? Além de serem instaladas sem quebra-quebra, elas podem acompanhar os moradores em caso de mudança de endereço. “O espelho segue a mesma lógica”, aponta Paula.
º Outros destaques do ambiente são o gabinete estiloso (Container Locker. Velha Bahia, 8 x R$ 474,38) e as portas de vidro jateado, que dão privacidade a quem usa o chuveiro ou o vaso.
º Logo acima do forro de drywall está a cama suspensa, confeccionada com vigas de madeira engastadas nas paredes e revestidas de compensado. A escada não poderia ser mais descolada: é feita de tubos de cobre cortados e soldados no local.

(Ilustração Alice Campoy/Minha Casa)

*Preços pesquisados em janeiro de 2017.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s