Na medida: para ver TV na cama

Com estas dicas, o quarto se torna perfeito para relaxar com os programas favoritos.

Por mais que os especialistas proíbam, confesse: a sensação de assistir TV na cama é deliciosa! O recomendado, porém, é recostar-se em uma poltrona reclinável, como explica Venétia Lia Correia, doutora em ergonomia. Agora, se for impossível colocar uma cadeira desse tipo em seu quarto, uma solução – apoiada pela arquiteta Beatriz Chimenthi, da empresa carioca Design Ergonomia – é recorrer às almofadas com braços. Siga as indicações e aproveite seus momentos de lazer sem dor nem culpa.

Postura nota dez

❚ Na cama, costuma-se ver TV deitado de lado e com a cabeça sobre travesseiros, alta. É pedir para sentir dores no pescoço, nas costas e na região lombar.

❚ Para fugir dessa cilada, utilize almofadas com braços: elas obrigam o tronco a ficar ereto, oferecendo apoio aos braços e à cabeça de forma ergonômica.

Altura ideal

O aparelho deve ficar de 1,20 a 1,40 m do chão – assim, tem-se uma boa visão da tela. “Essa medida é da base do equipamento para baixo”, explica Beatriz Chimenthi. Dessa forma,  consegue-se um bom ângulo, mesmo que a cama tenha até 70 cm, altura comum dos modelos box.

Tudo ao alcance da mão

Quer o controle da TV por perto? Escolha uma mesa de cabeceira com 90 cm de altura. Esse é o melhor tamanho, principalmente se você mora em um imóvel construído recentemente, em que os interruptores já vêm instalados a 1 m do piso. Portanto, com um criado-mudo ligeiramente mais baixo, você consegue acender a luz central e pegar o controle do aparelho sem malabarismos. Outro cuidado é com a decoração sobre a cabeceira: pendure enfeites 15 cm acima do topo da cama para evitar acidentes, como bater a cabeça quando o filme ficar mais emocionante.

Tamanhos e distâncias

O espaço entre TV e cama depende da noção de conforto de cada um. Não quer errar? Some os 2,10 m de comprimento do móvel aos 50 cm mínimos da passagem – e opte por telas com 32 e 40 polegadas. Se a distância for superior a 2,60 m, vá de um modelo de 42 polegadas. Acima de 2,70 m, só 50 polegadas.


Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s