Reforma de apartamento em 8 meses

Para preservar o orçamento, o casal também assentou acabamentos, pintou as paredes e administrou o trabalho de marcenaria e gesso

O que eles mais desejavam era uma casa em que se sentissem bem. “Por isso, quase tudo aqui foi feito pelas nossas próprias mãos, o que ainda gerou uma economia e tanto”, diz Bruna. Como a compra foi na planta, o casal fugiu do quebra-quebra ao pedir à construtora que a sala viesse integrada ao terceiro quarto e à cozinha. Os banheiros, entregues com revestimentos, louças e metais, foram mantidos. “É tudo neutro, bonitinho, não tinha motivo para trocar”, defende a moça. Ela conta que o ponto de partida para a decoração foi a parede azul do jantar, um pedido de Murilo. “Encontrei esse tom pelo qual nós nos apaixonamos. Aí, foi só acrescentar um pouco de amarelo, cinza e turquesa para ter um ambiente moderno e tranquilo.”

Na superfície tingida de Blue Diesel (ref. P336, da Suvinil), a moradora pendurou o quadro pintado pela sogra. O mobiliário moderninho inclui a mesa Dansk (Tok&Stok), cadeiras Eames II (Etna) e dois bufês Líbia (Oppa).

Parede de cobogós amarelos capta os olhares na cozinha

Integração é o ponto alto do projeto, e as poucas divisórias não passam despercebidas. No canto chanfrado entre a cozinha e a área de serviço foi construído um charmoso anteparo de elementos vazados, (pintado de látex na cor Amarelo Canário, da Suvinil), que contribui para iluminação e ventilação naturais.

(Luis Gomes/Minha Casa)

A passagem entre os ambientes recebeu ainda uma porta de vidro. Quando aberta, a folha corre para trás dos cobogós.

(Luis Gomes/Minha Casa)

COBOGÓS Ref. 61, de argamassa prensada (39 x 39 x 7 cm*). NeoRex,
AZULEJOS DA COZINHA Da linha Mind the Gap, cor Beatles, 10 x 20 cm, da Decortiles. Texthura Y Cor
MARCENARIA Cozinha, lavanderia, estar, closet, banheiros e divisórias. Ideia Móveis

Espaços bem-pensados, com ótimas sacadas e decoração no capricho

A parede do sofá foi prolongada com uma divisória feita de réguas de MDF de 10 cm de largura, sugestão da sócia de Bruna no escritório Le Haus, Mariana Moura. Esse recurso escondeu as costas do estofado e ainda permitiu a criação de um cantinho de leitura, banhado pela luz proveniente da varanda.

(Luis Gomes/Minha Casa)

O moderno efeito de concreto na parede da TV foi conquistado com papel de parede que imita o material (similar: Factory 438000, Lux Decorações). Acendem a decoração os pufes turquesa Morás, de 45 x 45 x 45 cm (Oppa).

(Luis Gomes/Minha Casa)

Na alvenaria do corredor, para obter o efeito de tijolinho aparente, Murilo instalou um revestimento de fachada da Pierini (de 25,6 x 6,5 cm. Leroy Merlin). As peças foram assentadas com espaçamentos largos e, depois, o acabamento foi pintado com látex branco.

(Luis Gomes/Minha Casa)

Para atuar como lavabo, este banheiro se encheu de graça com o pendente amarelo Dot Color, da Taschibra (Mobly), e os adesivos coloridos na parede acima da bancada (modelo similar: Geométrico, Cola Comigo).

(Luis Gomes/Minha Casa)

O piso de porcelanato (Domus Classic, de 80 x 80 cm, da Portobello. Piastrelle) se estende pelas áreas sociais e de serviço. “A superfície brilhante é linda, mas tudo o que cai deixa uma mancha opaca. Por isso, recomendo o acabamento acetinado”, diz Bruna.

Domingo é dia de churrasco

(Luis Gomes/Minha Casa)

A varanda foi entregue pela construtora com piso, pontos de água e esgoto e nicho para a churrasqueira. E até que ela se convertesse neste canto aprazível, Murilo suou muito. Foi ele quem instalou a bancada de granito preto e os revestimentos. Estes, aliás, escolhidos a dedo: sobre a pia, azulejos compridinhos que remetem às estações londrinas; e porcelanatos que imitam outros materiais – com aparência de madeira na churrasqueira, e um mosaico supercolorido com jeitão de ladrilho hidráulico na parede oposta.

(Luis Gomes/Minha Casa)

O frigobar Retrô amarelo, da Brastemp (Shoptime), é vizinho do vaso com uma grande iúca. Resistente a variações climáticas e à estiagem, a espécie se deu bem por aqui. “É superfácil de cuidar: preciso molhar só a cada 15 dias”, afirma Bruna.

Como usam muito o ambiente para receber convidados, os moradores preferiram ter um frigobar por perto, evitando o entra e sai no apartamento.
Nem só de encontros festivos vive este espaço: aqui também se trabalha. “Muitas vezes acabo usando a varanda como home office”, conta a arquiteta. O barulho de fora não atrapalha graças ao fechamento com vidro (Masalli Envidraçamento e Persianas).

REVESTIMENTOS Azulejos Mind the Gap (10 x 20 cm), da Decortiles, cor Queen (Texthura Y Cor); e porcelanatos Ecowood Canela (1,20 x 0,20 m), da Portobello (Portobello Shop), e Essence Decor AC (60 x 60 cm), da Eliane (Telhanorte o m²)

A divisória no quarto do casal tem duas funções: de um lado, isola o closet e, do outro, sustenta a TV

(Luis Gomes/Minha Casa)

O ambiente compartilhado por marido e mulher foge ao ar moderninho do restante do apartamento. Aqui, impera um visual mais romântico. O papel de parede clarinho, com arabescos, é o principal responsável pelo estilo provençal da decoração e harmoniza-se com a cabeceira de madeira branca e com a mesinha curvilínea – comprada com pequenos defeitos, foi reparada e pintada em tom pastel.

(Luis Gomes/Minha Casa)

Generosa, a área de mais de 12 m² da suíte, possibilitou a criação de um closet. Um armário planejado ocupa a área próxima à entrada, e o canto de vestir (1,25 x 2,80 m) se formou com a instalação de uma divisória de compensado que tem um espelho nessa face e suspende a TV na outra (veja na foto acima à esq.).

(Luis Gomes/Minha Casa)

Todo branquinho, o banheiro teve os acabamentos originais preservados. Acima da bancada, o espelho vai até o teto, ótimo recurso para propiciar a sensação de amplitude no espaço compacto.

PAPEL DE PAREDE Modelo importado Blue and Cream Damask, da coleção Stripes & Damasks 2. Buccalo

CABECEIRA Modelo Savini, feito de MDF com acabamento laqueado branco. Mede 1,60 x 0,70 m, com 3 cm de espessura. Oppa

(Ilustração Alice Campoy/Minha Casa)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s