Reforma de apê de 50m² feita em casa

Os gaúchos Lucirene Bitelo e Sandro Fernando Godoy deixaram seu apartamento como queriam, sem gastar com mão de obra. O segredo está nas habilidades da família!

Quando compraram o imóvel usado, em Novo Hamburgo, RS, há seis anos, Lucirene e Sandro decidiram trocar todos os revestimentos de uma só vez e iniciar a decoração – esta acaba de ficar pronta! O orçamento enxuto não foi problema. É que a irmã gêmea de Lucirene, a decoradora Cláudia Bitelo, desenhou um projeto com soluções de acabamento que os próprios moradores puderam realizar, ajudados pelo pai das moças, azulejista com 40 anos de profissão.

Abertura integra ambientes

• O imóvel de 50 m², construído em 1988, só precisou da união entre sala e cozinha para deixar a planta com o jeitinho que o casal queria.

Aproveitamento inteligente

• O piso é um só em todo o apartamento – o que difere é o tamanho das placas. Na sala, no hall e no quarto, elas medem 45 x 45 cm, enquanto na cozinha, na lavanderia e no banheiro, 30 x 30 cm. Nesses ambientes, aliás, o piso também reveste as paredes. Para economizar 50% do valor normal, o casal optou por comprar caixas de uma remessa de cerâmica classificada como C, que apresenta peças com pequenas imperfeições. Bastou uma caixa a mais para substituir aquelas problemáticas.

Papel de parede

Cobre o hall de entrada, em uma superfície de 1,40 x 2,60 m. Lucirene se encarregou da instalação do papel: “É bem fácil. Só tomei o cuidado de deixar as emendas sutis”. Tok & Stok

Cerâmica branca

Piso e paredes da cozinha e da lavanderia levam o modelo White Plain Matte, da Portinari, de 30 x 30 cm, num total de 10 m². Tumelero

Pastilhas

Quatro placas de 30 x 30 cm da miscelânia de vidro pigmentado da Porto Design. Tumelero

Cozinha planejada

De MDF, com acabamento BP. Differe Móveis Exclusivos

Pia

Bancada de granito amarelo ornamental (2 x 0,55 m, com 4 mm de espessura). Cuba de inox modelo 94050/402 (40 x 34 x 14 cm*). Ambos na Marmoraria Zampieron

Barra para utensílios

Tem 90 cm de extensão. Spazio Design

Agora somadas, cozinha e sala ampliam o espaço social

• Como o casal gosta de receber, fez uma mesa conjugando sala e cozinha. Repare que a base aproveita a parte inferior das paredes parcialmente demolidas para a integração dos ambientes.

• Lucirene insistiu em ter iluminação embutida no estar, apesar de o orçamento não prever forro de gesso. Cláudia, então, projetou uma longa prateleira que recebeu quatro pontos de lâmpadas dicroicas.

Mesa de jantar

Mede 1,60 x 1 x 0,90 m e foi montada pelos moradores, seguindo o projeto da arquiteta. O tampo combina uma placa crua de MDF de 15 mm e uma chapa de melamina branca como acabamento. A base de alvenaria (parte da parede demolida) foi revestida de laminado decorativo. Placasul

Marcenaria da sala

É obra dos moradores, que fizeram uma grande bancada (2,12 x 0,55 x 0,59 m), atrás da qual colocaram um painel (1,30 x 1,50 m, com 6 mm de espessura) que esconde os cabos da aparelhagem de vídeo. Uma espécie de prateleira (3,60 x 0,20 x 0,10 m) embute a iluminação. O material (MDF com pintura melamínica). Placasul

Revestimento do painel

A moradora usou cola branca para fixar 2 m de tecido adamascado. Material da Ambiental Cortinas

Lustre de cristal

Modelo pendente sobre a mesa. Luz e Lustres

Mix acertado de peças modernas e antigas

• Clássicos do design são a paixão de Lucirene, que comanda um blog de vendas dessas peças importadas de diversos países. Daí as cadeiras Bertoia na cozinha, a Barcelona na sala e a Panton no hall.

Persiana

Feita sob medida (1,80 x 1,35 m), tem lâminas de alumínio de 18 mm. Novalatina Tapetes

Sofá

Tem dois lugares. Novolar Design

Móvel com rodízios

Fica sob a bancada da TV e tem 1,30 x 0,47 x 0,55 m. Art Móveis

Mesa de centro

A peça de madeira de demolição (1,30 x 0,47 x 0,55 m) foi arrematada no Mercado Livre

TV de LCD

Modelo 32LH20R, da LG. Americanas.com

Cadeira infantil

Réplica da Panton. C&C Design Cadeiras e Complementos

Itens descolados deixam os cantinhos mais charmosos

• Passeando com o cachorro Barney, Lucirene e Sandro encontraram este carretel de madeira descartado pela companhia de energia local. Na mesma hora decidiram levar a peça, que, sem receber nenhum acabamento, virou apoio para o minibar. Este ocupou lugar nobre, no corredor, entre o quarto e a sala.

• O banheiro repete os revestimentos da cozinha, inclusive no tamanho das peças – foram usados 6 m² de cerâmica. No caso das pastilhas, o projeto exigiu 12 placas para fazer os detalhes. Assim como outros móveis, o gabinete da pia também é obra do casal.

• Aproveitando que o único quarto do apartamento exibe uma boa metragem – são 15 m²! -, o casal decidiu reservar uma área para trabalho. É desse cantinho que Lucirene comanda seu site de venda de peças de design.

• A cadeira Panton reaparece na decoração, desta vez no tamanho original e em branco, igual ao clássico de Verner Panton. A escrivaninha antiga veio de herança de um grande amigo.

Gabinete

A decoradora desenhou um armário de 89 x 42 x 80 cm, montado com chapas cortadas pelo fornecedor. Placasul (material + recorte). Sobre o móvel, vai uma cuba de apoio

Chuveiro

Ducha elétrica 8T, da ThermoSystem. Hipermercado Bourbon

Spot

Luz e Lustres

Boxe

De vidro incolor temperado, mede 1,15 x 1,90 m. J. A. Vidros

Prateleira

Módulo Mood (90 x 30 x 20 cm), acima do computador. Tok & Stok

Cadeira

Réplica da Panton. C&C Design Cadeiras e Complementos

Miniatura decorativa

Cadeirinha. C&C Design Cadeiras e Complementos

Florais e cores neutras deixam o quarto delicado

• Cláudia planejou para a irmã uma cabeceira valorizada por recortes decorativos. Os retângulos foram aplicados sobre a placa lisa do mesmo material. As sobras da chapa ainda renderam duas mesinhas laterais (50 x 30 cm), fixadas na cabeceira.

• Nem Lucirene nem Sandro trabalham com obra – ela administra uma loja online e ele é analista contábil -, mas ambos se saíram bem ao personalizar a casa. Juntos, aplicaram o tecido floral que cobre a parte superior da parede principal do quarto. “Basta usar cola branca”, contam. E dão a dica para quem quiser fazer igual: “Quando cansar do visual, molhe o revestimento, que desgrudará da superfície”. Lavado, o tecido fica livre da cola e pode ser reutilizado.

Cabeceira e mesinhas laterais

Saíram de uma placa de MDF com pintura melamínica (2,75 x 1,84 m, com 15 mm de espessura). O casal pagou à Placasul pela chapa já cortada, colada e com os acessórios de fixação

Armário

Feito sob medida, tem três portas com abertura tradicional. Mede 2,12 x 2,60 x 0,55 m. Visani Design

Tecido floral na parede

Jaki Tecidos

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s