Cozinha com ilha na medida certa

Quem não adoraria ter uma cozinha com ilha gourmet? Pois saiba que não é necessário possuir um ambiente enorme para realizar esse desejo. Com um bom projeto, pode-se incluir até uma torre de fornos e uma bancada de refeições em 9 m².

Perfeita para os que gostam de cozinhar e receber, a instalação do fogão em um balcão central requer planejamento. Inicie pela escolha do aparelho: “Um cooktop elétrico pede apenas uma tomada no piso. Já os equipamentos a gás – sejam modelos de mesa ou fogões de embutir – exigem que se prolongue a tubulação”, avisa a arquiteta Priscila Hüning Spohr, da Idélli Ambientes. Atente também para as dimensões mínimas, pois a ilha é compatível com cozinhas a partir de 9 m², desde que fique a 1,20 m da pia. “Senão, faltará espaço para abrir as portas de armários e eletrodomésticos.”

Dimensões adequadas para um projeto funcional

Com 60 cm de profundidade, a ilha acomoda folgadamente um cooktop de quatro bocas – se quiser espaço para refeições, porém, você deverá ampliá-la ou incluir uma bancada para esse propósito, como se vê na ilustração. Note que o fogão ocupa uma das pontas, a fim de liberar área de trabalho. Uma largura confortável é de 1,60 m, a mesma de uma mesa espaçosa para dois. E atenção à altura: as ilhas prontas têm entre 85 e 90 cm, mas o balcão de refeições só pode seguir essa medida se receber banquetas médias. Caso prefira cadeiras, o tampo deve estar a no máximo 78 cm do chão.

Nada de tropeços

Fogão, pia e geladeira devem formar um triângulo imaginário sem obstáculos entre os vértices, que não podem ficar nem muito afastados nem próximos demais. “Esse desenho torna o trabalho mais ágil e confortável em qualquer cozinha”, garante Priscila.

Torre prática

Fornos elétrico e de micro-ondas suprem as necessidades de quem opta pelo cooktop. Ao posicioná-los, lembre-se de que é preciso conseguir enxergar o interior de ambos sem ficar na ponta dos pés. A base do equipamento superior deve ficar a até 1,50 m do piso.

Adeus, gordura

O fogão central demanda um modelo específico de coifa, que é fixado no teto. “A distância ideal até os queimadores vai de 65 cm a 80 cm”, diz a arquiteta.


Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s