Continua após publicidade

Muitas escolhas para criar efeitos especiais

Uma das maneiras mais rápidas e acessíveis de incrementar a decoração é valorizar as paredes com pintura. Vale apostar em um tom marcante para destacar apenas uma superfície ou cobrir cômodos inteiros com cores elegantes. Ah, e não deixe de brincar com os matizes luminosos no quarto das crianças! O importante é escolher a opção que mais lhe agrada sem receio de ousar. Veja aqui ideias incríveis para você se inspirar.

Por Luciana Jardim
Atualizado em 10 set 2021, 01h00 - Publicado em 9 dez 2015, 11h00

A arrojada nuance que tinge a parede da sala de jantar é certeira para uma decoração personalizada, como esta, criada pelas repórteres visuais Zizi Carderari e Tatiana Guardian. Três demãos de tinta acrílica fosca (Rosa Savana, ref. 70RR 27/375, da Coral) cobrem bem a superfície. Para equilibrar a paleta, invista em móveis e objetos de tons neutros, como a bela mesa de madeira, assinada pelo arquiteto Paulo Alves, além de cadeiras, louças e pendente brancos. Outros toques de ousadia são bem-vindos, como o banco de madeira pintado de azul e um inusitado espelho retrovisor na parede. 

Pura originalidade cromática no projeto do arquiteto Maicon Antoniolli, de São Paulo. Integrada à sala de estar, a cozinha exibe uma atmosfera jovial e descontraída graças à cor lilás pincelada nas paredes. A tinta acrílica (ref. LKS 713, da Lukscolor) não absorve gordura e é lavável. Para clarear o espaço, ele lançou mão de porções de branco nos armários e tonalidades neutras e terrosas no sofá, no tapete e no piso. A paleta inclui ainda o azul das cadeiras de couro sintético (modelo Fidalga , da Oppa), laranja e vermelho na almofada e no caminho de mesa, tudo em total sintonia. 

A grande sacada da proposta deste quarto é contemplar as necessidades de um casal de irmãos. E toda a bossa está concentrada nas paredes com listras verticais de larguras diferentes, pintadas sobre a superfície branca. Observe como as cores delimitam sutilmente os espaços de cada um. As arquitetas paulistanas Éllen Cavalcante e Paula Ferraz, autoras do projeto, usaram tinta acrílica fosca em tons de azul (Azul Pervinca, ref. 3088 33/235 e Azul Pingente, ref. 5088 63/094), rosa (Diamante Rosa, ref. 65RB 62/156) e amarelo (Toque de Limão, ref. 89YY 78/269), todas da Coral.

Continua após a publicidade

A clássica estampa dos tecidos adamascados foi reproduzida aqui com a técnica do estêncil pelo repórter visual Mário Mantovanni. Dois modelos de máscaras vazadas, vendidos em lojas de artesanato, compõem o padrão de desenhos alternados. Sobre a parede verde (ref. LKS 1915, da Lukscolor), fixe uma das máscaras em um dos cantos com fita adesiva comum. Molhe o rolo no verniz brilhante (Luksbase, da Lukscolor), escorra o excesso, e passe-o sobre o molde. Prenda a segunda máscara logo acima da primeira e repita a operação. O verniz, no lugar da tinta, proporciona um brilho discreto.

Quadrinhos criados pela arquiteta paulistana Daniela Peres formam o arranjo na parede de sua cozinha.  A intenção é enfeitar com fotografias e lembranças de viagens toda a superfície, que foi pintada com tinta acrílica vermelho-escura (Bate Coração, ref. 80RR 12/516, da Coral), cor que transmite calor e estimula o apetite. O acabamento acetinado apresenta um brilho discreto, e a limpeza é realizada com pano úmido. Para proteger a pintura dos respingos de água quando se lava o piso, ela optou por um rodapé de 20 cm de altura.

Publicidade