Ritual de ano novo

Ainda está em tempo de atrair boas energias para a casa. Conserte o que está quebrado, abra mão do que não serve mais, limpe, organize, perfume, convide as cores para lhe fazer companhia... E tenha um feliz 2017!

Tudo cheiroso e gostoso

• Não há quem não se delicie ao entrar em uma casa com cheirinho bom. Quer encantar as visitas? Aposte em aromatizadores – as essências que vêm em spray ou em varetas mergulhadas em perfume estão em alta e custam pouco. Se estiver na dúvida de qual fragrância escolher, vá de lavanda, que é suave e espalha um ar de limpeza nos ambientes. Além de lindas, flores como jasmim, lírio e manacá também perfumam. A única regra é não exagerar na dose nem misturar aromas. “O excesso provoca o efeito oposto do desejado”, alerta a arquiteta Ana Carolina Tabach, da C+A Arquitetura, de São Paulo.

Liquidações à vista

• Está aberta a temporada de queima de estoques pós-festas: aproveite para presentear o seu lar! “Pequenos mimos bastam para mudar completamente a cara de um ambiente”, diz a arquiteta Glaucya Taraskevicius, de São Paulo. Só não vale se empolgar porque está tudo baratinho. “Na euforia do saldão, levamos um monte de itens que, depois, nem sabemos como combinar. Encontrar uma peça incrível é muito melhor do que encher o carrinho de várias coisas dispensáveis”, aconselha Ana Carolina. E não se esqueça de analisar o produto para checar se há algum defeito: muitas lojas não trocam o que foi adquirido em promoções.

Dica MINHACASA

Confira algumas das ofertas na pág. 73

É hora de uma boa faxina

• Dê um banho merecido em sofás, tapetes, carpetes e cortinas. Para não correr o risco de estragar os materiais, evite lavar as peças em casa. Alguns tecidos são sensíveis e há a possibilidade de manchá-los se a secagem não for feita corretamente. “Consulte o fabricante para saber qual é a melhor maneira de limpar. A maioria pede lavagem a seco e é preciso contratar empresas especializadas para o serviço”, indica Glaucya.

• Anote algumas dicas para manter os tapetes bem cuidados o ano todo. A luz é inimiga de tecidos tingidos com corantes, que podem sofrer alterações se expostos ao sol por muito tempo: a solução é inverter o posicionamento das peças a cada três meses. Na hora da limpeza, nada de escovas ou vassouras – elas danificam a textura dos fios. O aspirador de pó vai bem toda semana, de preferência em baixa potência. Sujou? Não deixe para reparar o estrago depois. Remova a mancha imediatamente, com espuma de xampu de pH neutro.

• Dar uma geral em azulejos e pisos frios também é uma boa pedida. Use produtos de limpeza pesada e retire as sujeiras acumuladas nos rejuntes e nos cantinhos. Ao final, você vai ver como a casa parecerá mais leve!

Aproveite os espaços ociosos

• Sabe aquele cantinho esquecido que acaba virando depósito de quinquilharias? A ordem é se desfazer da bagunça e reinventá-lo. “Liste suas principais necessidades e eleja a nova função da área”, recomenda a arquiteta Aline Mendes, do Rio de Janeiro. Você pode utilizá-la para guardar documentos, livros, CDs ou até montar um pequeno home office. E não é preciso investir em móveis caros. Módulos e nichos de tamanhos variados se transformam em organizadores práticos e baratos. Estantes magrinhas, como a da foto, podem ser encaixadas no mínimo vão que sobra entre a escrivaninha e a parede.

Capriche na área favorita

• Todo mundo tem um cantinho preferido. Qual é o seu? Se for a varanda, incremente o espaço com muitas plantas e arremate com acessórios charmosos. Vale aproveitar regadores e outros itens de jardinagem ou pintar um móvel velho de forma criativa. Caso não tenha nenhuma peça à mão, garimpe em depósitos de material de demolição ou brechós de móveis. Mas, se o seu coração bater mais forte pelo quarto, troque o jogo de cama por um novinho em folha, se presenteie com um bom travesseiro ou crie um clima aconchegante com luz indireta. Divirta-se também reformulando as áreas destinadas a seus hobbies. Você não resiste a um bom filme? Invista em um home theater, em um sofá confortável e em módulos criativos para organizar DVDs. Se os livros lhe dão mais prazer, monte um cantinho de leitura, com uma chaise superconfortável e prateleiras com os títulos preferidos.

Fique só com o essencial

• Quantas vezes, no meio de uma arrumação, você já encontrou objetos que nem lembrava ter? São itens que quase nunca fazem falta – e mesmo assim ocupam lugar em armários, gavetas e prateleiras. E se você aproveitasse esse momento para reunir tudo o que guarda à toa? Jogue fora o que não servir mais e destine à doação aquilo que tiver condições de ser aproveitado por outra pessoa. Depois, é só organizar o que ficou para poder usufruir sempre.

• Elimine toda a papelada antiga. O advogado Rafael Vega Possebon, de São Paulo, explica que documentos como o comprovante de IPTU, IPVA e a declaração de Imposto de Renda devem ser mantidos somente por cinco anos, contados a partir do primeiro dia útil do ano seguinte ao pagamento. “Apenas as guias de recolhimento da previdência (INSS) não devem ser descartadas nunca”, orienta.

• Cinco anos também é o tempo sugerido para manter contas de água, luz, gás e cartão de crédito. Mas fique tranquilo se faltar espaço para arquivar a papelada: uma lei federal de 2010 permite que o consumidor solicite às empresas e prestadoras de serviço o envio de uma certidão anual de quitação de qualquer tipo de débito.

Pequenos e grandes reparos

• Aproveite a onda de renovação para arrumar de uma vez por todas aquilo que está pedindo um trato. É só fazer uma lista dos itens que precisam de manutenção e mãos à obra! “Os problemas mais comuns que deixamos para resolver depois costumam ser simples, como lâmpadas queimadas, janela empenada que precisa de óleo e sujeira acumulada em lugares altos”, exemplifica Glaucya Taraskevicius. Normalmente os serviços são fáceis e um fim de semana basta para realizá-los, mas, se o trabalho for pesado e você julgar que não dá conta, chame alguém para dividir a função. Pode ser um amigo, um parente ou até mesmo o zelador. Se não der para contar com nenhum deles, fica a pergunta: já ouviu falar em marido de aluguel? É um profissional especializado em fazer consertos elétricos e hidráulicos, montar e desmontar móveis, instalar cortinas e persianas, entre outros serviços. Dê uma busca na internet e você encontrará várias empresas que oferecem esse tipo de auxílio.

Que tal ouvir os conselhos do feng shui?

• Segundo a técnica chinesa de harmonização de ambientes, a época é perfeita para fazer qualquer tipo de transformação. “Quando um ano se inicia, o inconsciente coletivo está voltado à renovação. Mudamos de ciclo, de regência planetária e de vibração numerológica”, diz Muriel Portugal, consultora de feng shui. Trocar objetos antigos por novos, reciclar peças sem uso e organizar cada pedacinho da casa são truques certeiros para tirar proveito desse período. “Com essas pequenas atitudes, diminuímos as brechas para que energias nocivas se instalem no nosso lar e na nossa vida”, explica.

• Anote a receita de purificação de Muriel, feita em duas etapas: no primeiro dia, limpe a casa com uma solução de água, cânfora, álcool e anis. No segundo, use água, gotinhas de mel, pitadas de açúcar e seiva de alfazema ou lavanda. “Durante a faxina, que deve ser feita sempre dos fundos para a frente do imóvel, mentalize imagens positivas. Ao terminar, acenda incensos de canela, mel ou rosas em todos os cômodos.”

• Flores brancas e amarelas, sempre bem cuidadas e vistosas, melhoram o clima de qualquer endereço.

• “As cores trazem energia e vitalidade aos espaços”, diz Muriel. Pintar uma parede é opção, mas quem quer uma alternativa mais rápida e prática pode simplesmente inserir objetos coloridos na decoração. E não é preciso partir para os tons fortes: os claros produzem o mesmo efeito positivo. O importante é que todas as escolhas estejam em harmonia com o estilo e o astral da casa. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s