Varanda gourmet

Confira as soluções certeiras da arquiteta Eveline Maciel para montar a varanda gourmet de 8 m² de um apê em Londrina, PR, palco de reuniões e festas animadas

1. UM APOIO E TANTO

Suporte extra para preparar alimentos, a bancada também ajuda a aproveitar ao máximo a área. “Com a mesa alta, as pessoas tendem a ficar de pé, apenas apoiadas – assim cabe mais gente! Sem contar que banquetas ocupam menos espaço que cadeiras”, afirma Eveline. Para uma circulação adequada, a peça (1,45 x 0,37 x 1,05 m*) de granito branco siena, que possui um armário de MDF acoplado, foi fixada a 80 cm da churrasqueira, a 85 cm da porta e a 10 cm da cortina, distâncias mínimas recomendadas.

2. PARA COBRIR E DAR UNIDADE

Móveis planejados otimizam e uniformizam o espaço. O MDF revestido de laminado em padrão de madeira natural dos armários também recobre o pilar de concreto à direita da pia. “A ideia, ao revestir essa estrutura, foi trazer continuidade visual a todo o ambiente”, observa Eveline.

3. CASAMENTO SEM MONOTONIA 

Harmonização de materiais diferentes – como vidro, porcelanato e pedra – é garantida pela paleta de cores neutras. “O visual amadeirado do porcelanato contrasta com o granito branco e confere um ar aconchegante; os ladrilhos hidráulicos dão um toque lúdico, enquanto o espelho [na porta do armário aéreo] quebra os tons escuros”, aponta.

4. PROVA DE FOGO

Para revestir a churrasqueira, materiais resistentes ao calor, que não dilatam ou trincam, como pedras, pastilhas e porcelanato, são os mais indicados. “Escolhemos o porcelanato que imita madeira porque é fácil de limpar e não demanda reparos”, explica a arquiteta.

5. CONFORTO SIM, SEGURANÇA TAMBÉM 

Precaução e praticidade: vale investir em uma cortina de tecido encorpado, que não balance com o vento e, portanto, não corra o risco de encostar no fogo. “Tivemos ainda o cuidado de optar por uma rolô [Tela Solar, da Ipê], que pode ser totalmente recolhida, é resistente à insolação direta e que, por ser plastificada, não absorve cheiros”, diz.

Os moradores queriam uma varanda que acomodasse bem os amigos e cujo visual priorizasse os tons neutros. Assim, a arquiteta, também de Londrina, tomou como ponto de partida do projeto o granito branco siena aplicado na churrasqueira e no balcão da pia, entregue pela construtora.

Foto: Edsley Saito

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s