Corredor sem cobertura se transforma em jardim de inverno

A reforma trouxe luz para sala de estar e quartos

Quem mora na região amazônica convive com uma taxa de umidade de até 90%. “Chove todos os dias”, conta a arquiteta Priscila Matsuda, que há dois anos saiu de São Paulo para trabalhar em Belém e logo notou que teria de lidar com essa característica em seus projetos. Foi o que se deu na reforma da casa térrea adquirida pelo gerente de compras Marcelo Alencar em Ananindeua, região metropolitana da capital paraense.

Antes

(Arquivo pessoal/Minha Casa)

A moradia de 150 m² não tinha muitas aberturas, tornando o interior escuro e úmido. “Sugeri transformar um corredor sem cobertura em um jardim de inverno, uma espécie de respiro e de fonte de luz para os quartos e o estar”, diz a arquiteta, que optou por um jardim de vasos, já que Marcelo vive sozinho e não tem tempo de cuidar de plantas. Para ajudar no escoamento da água da chuva, o contrapiso recebeu manta drenante do tipo bidim e, por cima, seixos brancos e argila expandida. O toque final veio com o muro revestido de filetes de pedra cariri e valorizado pela iluminação especial. “Quando estou na sala, deixo só o jardim aceso. O clima fica aconchegante”, fala o morador.

Depois

(Antonio Carlos (PA)/Minha Casa)

Área verde em 5,40 m²

• Cica , buxinho, dracena e iuca, plantados em vasos de diferentes tamanhos e formatos, compõem um arranjo harmonioso na área de 1,65 x 3,25 m.

(Ilustração Alice Campoy/Minha Casa)

• Priscila aumentou as três aberturas: sala e suíte ganharam janelas de 1,30 x 1,70 m e a janela do quarto angariou mais 50 cm de largura, totalizando 1,50 x 1,10 m. Cada abertura conta com duas folhas, sendo uma fixa. “Assim, quando chove, o ambiente fica totalmente vedado”, explica Marcelo.

• Paisagismo

Mão de obra e materiais (vasos de polipropileno, seixos, plantas etc.). Empório Kataoka

• Pedra cariri em filetes

Cobre o muro de 3,25 x 3 m.

• Pintura

inta acrílica semi-brilho da Coral, linha Decora, cor cromo suave (3,6 litros).

• Folhas de vidro temperado

Têm 8 mm de espessura. Alubox

• Iluminação

As três arandelas Serra Dimlux (ref. 600/3), de alumínio (8 x 10,5 cm), foram fixadas a 1,40 m do chão. Le Luci

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s