11 soluções para multiplicar o espaço

Não se sinta dentro de uma lata de sardinha na sua própria casa! Aproveite cada cantinho para guardar tudo o que for preciso e lance mão de alguns truques para fazer a área parecer maior aos olhos. Acompanhe 11 soluções incríveis!

1. Ocupe o vão sob a cama

Disponha embaixo do estrado caixas de madeira ou de plástico dotadas de rodízios. Você pode, ainda, investir em uma cama que já inclua gavetões e nichos, como a Till, que mede 1,46 x 1,99 x 0,48 m* (Meu Móvel de Madeira). Deixe as peças de uso constante à frente – as demais podem ficar no fundo. Na foto, enxoval da Altenburg, quadros da Moldura Minuto e tapete da Tabacow.

FOTOS MARCOS LIMA

2. Baú na cabeceira guarda a roupa de cama

Se o seu negócio é a cama box, em vez de uma cabeceira comum, escolha uma peça com espaço para acomodar o enxoval e apoiar a luminária – aqui foi usado o Encosto Baú de solteiro (94 x 37 x 79,5 cm), da linha Joker, da Tok & Stok. De quebra, você ainda dispensa o criado-mudo, que pode dificultar a circulação no ambiente. Luminária da Tok & Stok e edredom da Altenburg.

FOTOS MARCOS LIMA

3. Invista em móveis multiúso

Pufe? Mesa lateral? Baú? Na dúvida, fique com as três opções. O baú com assento estofado (45 x  48 x 45 cm, na Evolukit) e o módulo com porta e assento estofado (70 x 45 x 45 cm, na Evolukit) dão uma força na organização das miudezas e fazem bonito na sala de estar.

FOTOS MARCOS LIMA

4. Porta de correr cede lugar para armários

Ao abrir, uma porta comum ocupa cerca de 80 cm dentro de um ambiente. Caso decida por um modelo de correr, você pode aproveitar essa área com prateleiras e ganhar um armário, como neste projeto da Arte Toscana. Lojas de ferragens vendem kits prontos para transformar uma peça tradicional em corrediça.

FOTOS MARCOS LIMA

5. e 6. Cortina e tapete se aliam para enganar os olhos

As listras do tapete de lã (Zarif Tapetes) dão profundidade ao ambiente, enquanto a cortina longa, pendurada rente ao teto, aumenta o pé-direito. “Por ser transparente, a cortina de voal ainda deixa ver parte do terraço, expandindo a sala”, explica a autora deste projeto, Alessandra Almeida, do escritório Vidal & Sant’Anna Arquitetura.

FOTOS MARCOS LIMA

7. Entenda as dimensões e aproveite o espaço aéreo

Antes de ocupar o ambiente com móveis, pense nas disposições possíveis. Este quarto de criança ganhou uma cama baixa, perto da janela, e uma beliche suspensa, que deixa o vão embaixo livre para uma bancada de estudo. “As portas do armário foram revestidas de espelho. Além de dar sensação de amplitude, ele é útil na hora de trocar de roupa”, aponta Alessandra, do Vidal & Sant’Anna Arquitetura.

FOTOS MARCOS LIMA

8. Espelho amplia o visual

A sala projetada pela arquiteta Ana Maria Vieira Santos tem medidas enxutas, mas nem parece! Isso porque a mesa de jantar fica encostada em uma parede inteiramente espelhada, aparentando ter o dobro de lugares. Atenção: avalie se seu mobiliário combina com esta solução. Peças clássicas, modernas e minimalistas dão certo, mas móveis de estilo étnico ou romântico, nem sempre. 

FOTOS MARCOS LIMA

9. Pendure bolsas e acessórios na parede

Tire o mancebo do caminho sem perder lugar para apoiar itens. Feitos de restos de jequitibá e de cedro, torneados e pintados com tinta à base de poliuretano, estes penduradores ou puxadores de móveis dão cor à decoração. A dica é especialmente útil quando os penduradores ocupam aquele espacinho pouco aproveitado atrás de portas ou sob escadas.

FOTOS MARCOS LIMA

10. Encaixe um gabinete sob a pia com coluna

Como a área deste banheiro é limitada, o armarinho com rodízios (linha Bianco, com 60 x 40 x 56 cm, da Tok & Stok) resolveu o problema de colocar em ordem os objetos de uso cotidiano. O móvel tem um vão feito para acomodar a coluna da pia e “seu tampo serve de apoio para toalhas e cestinhos organizadores, muito práticos quando estão à mão”, defende a arquiteta Alessandra, do escritório Vidal & Sant’Anna.

FOTOS MARCOS LIMA

11. Sapatos servidos na bandeja

Com um par do lado do outro, fica muito mais fácil se arrumar antes de sair de casa! Se tiver um marceneiro de confiança, você pode encomendar uma gaveta sob medida, feita de MDF ou de compensado, com quatro rodízios. Se preferir uma solução mais rápida, invista neste modelo comprado pronto (linha Joker, 0,70 x 1,80 x 0,25 m, da Tok & Stok). Cama da Tok & Stok, cabeceira da Etna e enxoval da MMartan.

FOTOS MARCOS LIMA

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s