Continua após publicidade

Apartamento pequeno: 10 dicas para aproveitar bem o espaço

Com truques simples, é possível driblar o aperto em um imóvel de área reduzida. Confira como essas dicas se aplicam na prática neste apartamento de 33 m²

Por Texto: Daniel John Furuno | Fotos: Raul Lins | Divulgação
Atualizado em 9 set 2021, 22h26 - Publicado em 9 Maio 2017, 22h00

Conciliar conforto e funcionalidade sem deixar o visual muito carregado era a grande preocupação da médica Julianna Obara, de Petrolina, após comprar seu primeiro apartamento, localizado na capital pernambucana. “No fim das contas, conquistei espaço suficiente para organizar livros e objetos pessoais e, ao mesmo tempo, um lar com aspecto clean”, considera. Responsável pelo projeto, o arquiteto Raul Lins revela, a seguir, todos os macetes.

(Raul Lins/Divulgação)

1 – ILUMINAÇÃO

“Sombras em excesso fazem o ambiente parecer menor, daí a importância de ter luz abundante”, diz Raul. Ele acrescenta que deixar os spots embutidos no forro – em vez de aparentes, em trilhos, por exemplo – torna o visual mais limpo e homogêneo. “As fitas nas sancas, por sua vez, distribuem a iluminação difusa de maneira mais suave no espaço”, observa.

2 – NICHOS

Continua após a publicidade

Escolhidos também em função do custo, esses elementos abertos contribuem para o visual leve. Uma composição usando peças de tamanhos diferentes tem efeito decorativo e serve de alternativa aos quadros.

3 – ORGANIZAÇÃO

“Quem é menos rigoroso na arrumação deve optar por móveis fechados”, recomenda.

(Raul Lins/Divulgação)

4 – PISO

“Ter a mesma cor ou acabamento em vários espaços faz com que eles sejam lidos como um único ambiente grande”, afirma.

(Raul Lins/Divulgação)

5 – ESPELHO

Continua após a publicidade

A não ser que haja barreiras – como a mesa, neste caso – , Raul recomenda que o espelho ocupe a superfície inteira. “Deve-se ainda tomar cuidado para que não reflita a área de serviço ou a porta do banheiro. Aqui, ele duplica a sala, fazendo com que pareça maior. “

6 – MESA 

“Ela tira proveito do cantinho sem prejudicar a circulação”, diz o arquiteto a respeito da mesa de refeições entre a porta de entrada e a cozinha, no tamanho ideal para a moradora. O vidro transparente foi escolhido para agregar leveza e modernidade.

(Raul Lins/Divulgação)

7 – PORTA DE CORRER

Ideal para áreas compactas, o modelo foi eleito para a entrada do quarto. A sacada foi integrá-la ao painel da TV. “Assim, a parede não ficou fadada a ser apenas o lugar para onde a porta corre, evitando desperdício de espaço”, explica.

(Raul Lins/Divulgação)

8 – CORES

Continua após a publicidade

“Enquanto os tons escuros absorvem a luz, os claros a refletem e, assim, ajudam a ampliar a sensação de espaço”, afirma Raul. Para que a paleta não fique sem graça, o segredo é explorar contrastes e volumes.

(Raul Lins/Divulgação)

10 – MARCENARIA

Continua após a publicidade

Móveis sob medida são aposta certeira, uma vez que permitem o total aproveitamento do espaço.

(Ilustração Alice Campoy/Minha Casa)

PLANTA

Planejamento é essencial em qualquer projeto, e ainda mais em imóveis pequenos. “O ideal é começar pela organização do espaço”, observa Raul. E, quando cada centímetro é contadinho, acaba sendo inevitável abrir mão de certos objetos de desejo – infelizmente, mesas amplas e camas tamanho king são mais adequadas a apês maiores.

Publicidade