Confira 12 soluções para separar a cozinha da lavanderia

Vizinhas e, muitas vezes, unidas para compartilhar a luz natural e a ventilação, essas duas áreas não precisam ser 100% integradas. Portas, cobogós, alvenaria e até persianas podem dar conta de disfarçar o canto de serviço

UMA DIVISÓRIA FIXA, OUTRA DE CORRER

Mais do que esconder a lavanderia, a ideia foi camuflar o acesso a ela.  De MDF (1,96 x 2,46 m, Marcenaria Sadi), a porta fixa recebeu tinta esmalte preto fosco e, a de correr, adesivo vinílico com plotagem (e-PrintShop). Criadora do projeto, a designer de interiores paulistana Bia Barreto pediu ao marceneiro para que a estrutura tivesse trilhos apenas na parte superior da folha corrediça, o que evitou desníveis ou barreiras no piso, que poderiam atrapalhar a circulação.

PORTA DE VIDRO ADESIVADA

Ao entrar neste apartamento, logo se via a lavanderia, que era totalmente aberta. Incomodada com a situação, a moradora e arquiteta Cristiane Dilly, do escritório paulista Dhuo Arquitetura, decidiu isolar o serviço com uma porta de correr de vidro (temperado de 8 mm) –  são duas folhas de 0,64 x 2,20 m, uma corrediça e outra fixa (Vidroart). O disfarce se completa com uma película de adesivo vinílico branco (GT5 Film), que reveste as superfícies.

VIDRO FIXO ADESIVADO

Para quem tem a lavanderia sempre em ordem e pretende apenas criar um vidro entre o fogão e o tanque, a saída pode ser uma folha fixa de vidro, também chamada de para-ducha. Neste apartamento- -modelo, a arquiteta paulistana Renata Cáfaro usou vidro temperado de 8 mm (0,30 x 1,90 m), com perfil de alumínio (Vidros Serv LC). O toque final é a cobertura com adesivo vinílico com frisos no padrão branco jateado (GT5 Film).

PORTA DE VIDRO SERIGRAFADO

A área estreita e comprida integra cozinha, lavanderia e laje técnica, onde ficam equipamentos como aquecedor a gás e ar-condicionado – esse canto é isolado por uma porta veneziana de alumínio branca.  Já a divisória dos outros dois espaços é mais elegante: portas de correr de vidro serigrafado, cor Milk (0,90 x 2,30 m cada folha. Artenele), com trilho na parte superior. O projeto é do arquiteto Thiago Manarelli e da designer de interiores Ana Paula Guimarães, de Salvador.

COMBINAÇÃO DE GRANITO E VIDRO ADESIVADO

 Seguindo os acabamentos da cozinha, a designer de interiores Ana Meirelles, de Niterói, RJ, encomendou uma estrutura de granito verde ubatuba (0,83 x 0,20 x 1,10 m, Marmoraria Orion) para proteger a área do fogão. Acima dela, foi instalado um vidro (0,83 x 1,20 m), e uma porta de correr de mesmo material (0,80 x 2,40 m, com 10 mm, da Blindex. Bel Vidros) limita o acesso à lavanderia. Adesivos vinílicos com efeito de jateado (AplicFilm.com, R$  280) cobrem as superfícies.

COMO UMA JANELA FIXA

Antes da reforma, os ambientes compartilhavam o espaço, até que o arquiteto Cidomar Biancardi Filho, de São Paulo, criou uma solução que isolou parte do serviço e ainda aumentou a área de trabalho da cozinha. Ele ergueu meia-parede de alvenaria (1,10 m) e, sobre ela, incluiu um vidro fixo (1,10 x 1,10 m) com perfis de alumínio preto (AVQ Vidros). “Usei acabamento jateado para barrar a visão e deixar passar a luz natural”, justifica. A área de passagem ficou completamente aberta.

MURETINHA DE ALVENARIA

Por aqui, a única barreira entre os espaços é um muro  (0,80 x 0,15 x 1,15 m) construído entre as áreas ocupadas pelo fogão e a máquina de lavar roupa. Respeitando a linguagem da cozinha, Renata Carboni e Thiago Lorente, do escritório paulistano Coletivo Paralaxe, encomendaram um acabamento feito da mesma pedra da pia – granito preto são gabriel (Directa Piedras). Como a parte superior é aberta, a marcenaria também se repete nos dois ambientes.

ELEMENTOS VAZADOS

Eles deixam passar luz e ventilação e, ao mesmo tempo, bloqueiam parcialmente a vista da área de serviço. A estrutura, projetada  pela arquiteta Marina Barotti, de São Bernardo do Campo, SP, é composta por 11 fileiras horizontais de cobogós ( Rama Amarelo , de 23 x 8 x 16 cm, da Cerâmica Martins. Ibiza Acabamentos) – o assentamento se deu com argamassa para blocos de vidro. De louça esmaltada, as peças são fáceis de limpar.

DIVISÓRIA DE ALVENARIA

A configuração é original do imóvel: a estrutura que separa os espaços é uma coluna da edificação, que não pode ser removida. Mas a moradora, a assessora de imprensa Adriana Coev, de São Caetano do Sul, SP, viu nessa barreira uma boa aliada. Com 50 cm de largura, revestida com a mesma cerâmica dos ambientes, a parede tira do alcance dos olhos o aquecedor a gás e o varal, itens que mais a incomodam. “Desisti até de instalar uma porta ali, já que poderia diminuir a iluminação natural da cozinha”, comenta.

PORTAS ENVIDRAÇADAS TRANSPARENTES

Com perfis de alumínio anodizado preto, a esquadria de 2,20 x  2,10 m é dotada de vidros temperados de 6 mm, que deixam a lavanderia completamente à mostra. Por isso, os moradores Camila Mendonça e Bruno Cesar de Campos, de São Paulo, têm de se esforçar para manter tudo organizado. Com uma folha fixa e outra de correr.

PERSIANA COM FUNÇÃO DE PORTA

A abertura entre os dois ambientes foi projetada para receber uma esquadria. Porém, a designer de interiores Letícia Laurino Almeida,  de Porto Alegre, optou por um elemento mais barato, de fáceis instalação  e manutenção: uma persiana rolô, feita de tecido translúcido resinado, com bandô de alumínio (da Persol, de 0,82 x 2,26 m. Nicola Interiores). Ao cozinhar, ou para esconder a bagunça da lavanderia, basta abaixá-la e o espaço fica totalmente isolado.

CORTINA À PROVA DE FOGO

Se há roupas no varal ou quando o fogão está em uso, a persiana rolô (de tecido panamá, de 0,70 x 2,35 m, da Luxaflex. Beare Decor), presa ao teto por um suporte de ferro sem bandô, desce e isola parcialmente as áreas. A boa ideia é do arquiteto  Marcos Contrera, de Santo André, SP, que especificou um produto antichama, zelando pela segurança dos proprietários. O tecido da cortina é também lavável, o que facilita a limpeza.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. What i do not realize is if truth be told how you’re not really much more neatly-appreciated
    than you might be right now. You’re very intelligent.

    You recognize therefore significantly in the case of this matter, made me in my
    view imagine it from a lot of varied angles. Its like women and men are not interested until it is something to accomplish with Lady gaga!
    Your individual stuffs great. All the time maintain it up!

    Curtir

  2. The CoC was rated as #1 grossing game in the States, which allowed Supercell to earn thousands and thousands.

    Curtir