Faça você mesmo: tapete de pompons de lã

Um tapete de pompons é fácil de fazer e fica fofinho e colorido. O passo-a-passo mostra como fazê-lo.

Nem sempre é fácil escolher o tapete perfeito para completar um canto especial da casa. Quando se encontra o tamanho certo, a cor não agrada, e vice-versa. Por isso, o modelo feito de pompons de lã é uma proposta na medida para quem deseja uma peça personalizada, bonita e simples de realizar. “Basta ter alguma habilidade com trabalhos manuais”, diz Eliane Palmieri, coordenadora de criação e cursos da Paramount Têxteis, de São Paulo. Outro fator determinante é dispor de boas horas livres: esta tela de 95 cm de diâmetro foi coberta com 564 bolinhas, sendo que cada uma leva pelo menos dois minutos para ficar pronta. O desfecho de tamanha dedicação compensa, e a decoração agradece o tapete de colorido único.

Você vai precisar de:

– Tela para tapeçaria (Metrópole Tecidos, R$ 17 a peça de 1,40 x 1 m)

– 60 novelos de lã (cinco de cada cor). Aqui se usou o fio acrílico Pingouin Família nos tons Neón (335), Aruba (590), Elegância (1418), Cancun (1508), Veraneio (1654), Amazônia (1673), Suco (2260), Fiesta (2378), Magenta (4355), Bulgari (4695), Bromélia (5354) e Arranjo Mix (6253). Bazar Horizonte

– Disco Pom-pom fácil, da Pingouin (Bazar Horizonte)

– Agulha para crochê nº 3,5

– Tesoura

1. Corte uma circunferência de 95 cm de diâmetro na tela. Para evitar que desfie, costure um viés na borda.

2. No método tradicional de fazer pompons, são usados círculos de papelão com um furo no meio, porém eles resistem a poucas bolinhas, já que rasgam facilmente. Aqui, preferimos um acessório formado de quatro arcos plásticos, encaixados em pares, que rende pompons de 4 cm.

3. Enrole a lã em cada par até cobri-lo todo.

4. Encaixe as bases dos pares, o que resulta em um anel duplo.

5. Corte os fios na dobra – cuidado para não desencaixar as peças.

6. Corte um pedaço de 20 cm de lã da mesma cor com que se está trabalhando. Então afaste um pouquinho um anel do outro, abrindo espaço para amarrar o miolo com o fio. Dê um ou mais nós, de modo a ficar firme, e deixe sobras de fio de cada lado.

7. Retire os arcos – o pompom está pronto!

8. Prenda o primeiro deles no centro da tela: com a agulha de crochê, passe as pontas do fio pela tela, deixando um intervalo de pelo menos dois buraquinhos entre elas, e faça dois nós.

9. Repita com os demais pompons, encostando um no outro, mas sem comprimi-los. Mescle os tons a gosto. Quando o tapete estiver pronto, aplique resina antiderrapante na face inferior. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s