SOS Casa: vida longa aos tijolos

Veja como recuperar o acabamento dos tijolos e como preservá-los depois da limpeza

Por serem porosos, os tijolos são mais suscetíveis a reter umidade. Então, em locais com ar úmido, podem aparecer manchas esverdeadas – é importante certificar-se de que o bolor não é causado por algum vazamento ou falha na impermeabilização da estrutura. “Se a mancha for apenas superficial, misture água sanitária e água em partes iguais e esfregue no local”, orienta o arquiteto Giuseppe Cafasso, de Valinhos, SP. Deixe agir por meia hora e enxágue. Depois que os tijolos secarem, é fundamental protegê-los, para retardar o desgaste e evitar que o problema causado pela umidade do ar retorne. 

“Você pode aplicar uma camada de verniz acrílico incolor ou de silicone líquido, que não alteram a aparência do material”, diz o engenheiro Marcelo Libeskind, de Campo Grande, MS. Ele aconselha reaplicar o produto a cada dois anos. Outra opção é a resina acrílica à base de solvente, que tem maior durabilidade, porém ele alerta para o risco de escurecer o acabamento.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s