Almoço ao ar livre com receita de espetinhos especiais

Calor e carnaval. Motivo de sobra para uma festiva tarde ao ar livre! Organize um encontro no seu quintal ou em um parque com esses acessórios e receitas

Nos dias quentes, é quase um pecado resistir ao chamado para desfrutar das áreas externas, seja a varanda da casa ou do apartamento, seja um local com estrutura para piqueniques. A proposta é criar uma decoração de cores vivas a fim de reunir a família e os amigos para um bate-papo embalado por um bom samba e comidinhas saudáveis. Os convidados ficam mais à vontade com o serviço americano: cada um se serve do que quer e se espalha pelos bancos e cadeiras próximos à mesa principal. No menu, espetinhos com receitas exclusivas, preparadas pela chef Gabriela Carvalho, do restaurante Quintana, de Curitiba, ocupam o lugar de honra. Ela sugere vegetais e camarões, ideais para o verão por serem mais leves. “Este período do ano é propício para encontrar os crustáceos frescos e a um bom preço. Priorize, ainda, os alimentos orgânicos, sem agrotóxicos.” Se fizer questão de churrasco de carne, sirva os espetos de vegetais como acompanhamento.

Comida de chef feita por você: espetinhos tropicais de arrasar!

Gabriela Carvalho indica duas receitas deliciosas. “A de vegetais pode levar ingredientes variados, de acordo com a estação. Pense em berinjela, abóbora, pimentão…”, ela explica. Ambas as sugestões devem ser grelhadas em uma churrasqueira

Espetinho de camarão com manga grelhada (Rende dez unidades)

 

Ingredientes

– 150 ml de azeite

– 3 dentes de alho triturados

– 20 ml de suco de limão

– 1/2 maço de salsinha picada

– 1 pimenta dedo-de-moça sem sementes e picada

– Sal

– Pimenta-do-reino moída

– 700 g de camarão médio

– 2 mangas maduras e consistentes

– 150 ml de vinho branco

 

Modo de fazer

Em uma panela, misture azeite, alho, limão, salsinha e pimenta dedo-de-moça. Acrescente sal e pimenta-do-reino. Deixe os camarões neste molho por 30 minutos. Corte a manga ao meio, mantenha a casca e, na polpa, faça um quadriculado com a faca. Espete três camarões em cada palito e leve-os à grelha, juntamente com a manga virada para baixo. Grelhe tudo por quatro a seis minutos, virando os espetinhos na metade do tempo. Junte o vinho à marinada e leve-a ao fogo baixo, reduzindo para 1/3 da quantidade. Finalize com uma colher de sopa de salsinha picada e um fio de azeite. Em um prato, sirva os espetinhos e as mangas regados com o molho.

Espetinho de vegetais, tomilho e queijo de coalho (Rende dez unidades)

 

Ingredientes 

– 3 abobrinhas

– 2 raminhos de tomilho

– Sal

– 150 ml de azeite

– 400 g de queijo de coalho

– 100 g de tomate-cereja

– 2 cebolas pequenas

– 100 g de cogumelo-de-paris fresco

 

Modo de fazer

Fatie a abobrinha em lâminas finas e longas e deixe-a por alguns minutos na mistura de azeite, tomilho e sal. Quando grandes, corte os demais ingredientes em cubos de 3 cm. Grelhe rapidamente a abobrinha e, depois, intercale as lâminas com os cubos no palito, contornando-os (foto grande, à dir.). Regue com o azeite temperado e grelhe até dourar de todos os lados (cerca de 12 minutos). Sirva com espetinhos de camarão ou carne, saladas de folhas ou de batata.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s