Quarto com decoração descolada

Este ambiente reúne tudo de que uma moça antenada precisa: espaço de sobra para roupas e acessórios, um canto cheio de estilo para o computador e, claro, uma cama deliciosa – esta aqui, repare bem, é maior que o padrão de solteiro!

Entre a adolescência e a emancipação completa, existe aquela fase da vida em que os estudos e o começo da carreira são prioridade. Viver sob a proteção dos pais pode ser uma boa pedida nesse período, mas ter um refúgio só seu, preservando certa dose de privacidade, também conta pontos – e como! Pensando em uma moça com esse perfil, as arquitetas Fabiana Silveira e Patricia de Palma, do SP Estudio, projetaram um quarto repleto de gracinhas e soluções engenhosas. “As estampas geométricas e os móveis retrô estão em alta e fogem do tradicional estilo romântico”, diz Fabiana. Outras escolhas antenadas foram o painel perfurado e a pintura com efeito de lousa: ambas inspiram a mudar a decoração a toda hora, conforme o estado de espírito.

Um reino de 9,25 m²

❚ Bem setorizado, o ambiente atende a múltiplas necessidades: do lado direito, ficam todos os itens de estudo e trabalho (1); do esquerdo, a área de relaxar e dormir (2) – não há problema em posicionar a cama junto à janela (3), mas vale dar preferência para que a abertura fique na parede lateral, e não na da cabeceira. O guarda-roupa com portas de correr (4) ajuda a poupar espaço.

Iluminação bem pensada muda tudo!

❚ Em vez de instalar um ponto de luz central, as arquitetas optaram pela iluminação indireta. “O efeito fica muito mais aconchegante”, atesta Fabiana. 

❚ Voltados para a lousa, destacam-se spots com lâmpadas de bulbo espelhado, que oferecem facho concentrado. O charme industrial fica por conta do perfilado metálico pintado de branco, preso no forro com parafusos de metro. O conjunto simula o efeito dos caríssimos trilhos eletrificados. 

❚ Outra solução linda e barata: na cabeceira, luminárias pendentes simples, dessas usadas em obras – e também penduradas em perfilado metálico –, fazem as vezes de abajur.

Painel multiúso: tira, põe, deixa ficar…

❚ Pintada de branco, a chapa furadinha de HDF sustenta ganchos metálicos e compõe um decorativo – e ultraprático – arranjo na parede. Bijuterias e demais acessórios ficam à mão e dão um toque feminino ao ambiente. 

❚ Anote o truque para fazer igual: a chapa deve ficar ao menos 1 cm afastada da parede para que seja possível pendurar os ganchos – arruelas plásticas, compradas em loja de ferragens, atuam como apoio. Fixado com parafusos e buchas, a 45 cm do chão, nosso painel mede 3,20 m de largura e 75 cm de altura.

Home office estiloso

❚ Não é frescura: ter um canto com móveis e acessórios caprichados torna a dupla jornada de estudo e trabalho bem mais fácil e prazerosa. 

❚ Aqui, o design retrô da escrivaninha de madeira casou tão bem com o estilo vintage da cadeira de aço que nem a mistura de materiais foi capaz de abalar a harmonia do conjunto! 

❚ O tampo com duas alturas ajuda a manter os itens de escritório organizados. Logo ao lado, o gaveteiro acomoda a papelada.

❚ Misto de mural de avisos e recurso decorativo, o quadro-negro é baratinho e simples de fazer: pinceladas de tinta esmalte fosca preta dão conta do recado. 

❚ Na base da lousa, o trio de quadros fica apoiado sobre uma prateleira estreitinha. O segredo para que não caiam? Arrematar esse suporte com uma canaleta metálica em L, presa com braçadeiras de metal e parafusos. 

❚ Na parede lateral, pranchetas assumem a função de molduras moderninhas – prenda-as com pregos inclinados.

Pode vir quente que a paleta está fervendo!

❚ Não há cor mais poderosa para aquecer um ambiente do que o vermelho. Mesmo restrito aos acessórios – e misturado à base branca –, ele impõe sua forte presença por aqui. 

❚ Os demais matizes também foram pinçados da cartela de cores quentes, com destaque para o amarelo, com sua incrível capacidade de modernizar qualquer decoração.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s