Continua após publicidade

Sobrados cheios de charme

Em um bairro badalado de São Paulo, há uma vila tranquila, com casinhas que são puro aconchego. Veja o que há por trás da linda fachada de uma delas!

Por Minha Casa Digital
Atualizado em 1 dez 2022, 09h31 - Publicado em 6 jan 2017, 10h34

A casa de frente rústica e ambientes encantadores pertence a Danilo e Eduardo.

❚ Originalmente, a frente da casa era de alvenaria pintada. “Pedimos para um profissional descascá-la e tivemos a felicidade de achar lindos tijolos, que deixamos aparentes”, lembra Danilo. As peças rústicas fazem boa  parceria com as esquadrias escolhidas pela dupla.

❚ Ao entrar no imóvel, outra boa surpresa: o terreno estreito é também comprido, por isso os cômodos são espaçosos.  A fim de tirar proveito disso, os moradores integraram a ala social. A parede entre estar e jantar foi aberta até o limite suportado pela estrutura. Um espelho cobre a superfície à direita, conectando os ambientes.

❚ Preservando os  2,60 m do pé-direito, o teto não foi rebaixado. Uma canaleta de gesso, aplicada em uma das laterais, embute spots que fazem a iluminação pontual ao longo da área social.

❚ Em tons de marrom e bege, a decoração preza por acabamentos naturais  e um estilo mais clean. Porta MD 70 (0,82 x 2,10 m), de madeira maciça  no padrão cedro.

Não foi fácil encontrar esta preciosidade.  Por mais de um ano, o cabeleireiro Danilo  Torres e o médico Eduardo Martins, de Campinas, SP, procuraram, no burburinho da metrópole, um recanto para viver. “Quase desistimos, até que a corretora nos trouxe ao sobrado cinquentão nesta vila, e logo fechamos o negócio.

Continua após a publicidade

As pessoas acham inacreditável que haja um lugar  assim na região. É um respiro silencioso no caos  urbano”, comenta Danilo. Apesar do bom estado, o imóvel de 145 m² passou por algumas mudanças.  Com novos acabamentos, integração de espaços e  decoração que mescla ares contemporâneos e rústicos, a casa passou a refletir o jeito de viver dos rapazes.

Misturar estilos dá sabor à ambientação

❚ “Buscávamos espaços modernos e funcionais, mas também aconchegantes”, revela Danilo. Partindo dessa premissa, a cozinha recebeu armários planejados de madeira com portas pretas e vidro translúcido, e uma grande mesa feita de madeira  de demolição. Uma parede inteira foi revestida de pastilhas metálicas, e  o piso, de porcelanato preto brilhante.

❚ A gostosa luz natural vem do pátio interligado  à cozinha, coberto por  um pergolado. Inspirado na Toscana – uma das regiões mais românticas da Itália –, o canto é usado pelos rapazes para tomar café da manhã em dias ensolarados e bons vinhos em noites de encontros com amigos.

Continua após a publicidade

❚ O efeito texturizado da parede foi conquistado com cimento. O segredo está no reboco: “É só não alisá-lo, mantendo  as irregularidades”, explica Danilo. Depois de seco, o acabamento recebeu tinta na cor ocre.

❚ Reparou no nicho?  De comum acordo com  o vizinho, o muro que  divide as propriedades  foi escavado e isolado com blocos de vidro. Garrafas dos rótulos  mais queridos dos moradores têm função de vasos e dão toque de personalidade à decoração.

❚ Piso de tijolos, cadeiras e mesa de ferro pintado de preto, e lanternas marroquinas reforçam  o clima rústico. Pastilhas de inox Ref. 1214276, de 2,5 x 2,5 cm. Pintura da varanda Tinta acrílica fosca, cor Tâmara, da Suvinil.

Continua após a publicidade

Três pavimentos bem setorizados

❚ Toda a ala social se concentra no térreo. Estar e cozinha são interligados pela parede maior (1) e mesa de jantar (2).

❚ O segundo andar é dedicado ao relaxamento. Repare que pelo banheiro (3) é possível acessar o solário, que também tem ligação com a sala de TV.

❚ Acima da área do dormitório, foi criado um sótão, como um mezanino aberto para a sala.

Continua após a publicidade

Layout todo conectado – Três pavimentos bem setorizados

❚ Com pé-direito generoso (4,60 m), a sala de TV é o ponto central do segundo andar. A partir dela são possíveis as conexões com o dormitório, à varanda, ao banheiro e ao sótão, no piso de cima, que teve as paredes abertas, tornando-se um mezanino.

❚ A decoração da sala é simples e feita de lembranças: nas prateleiras há suvenires e objetos de arte trazidos de viagens; no baú antiguinho, que tem função de mesa de centro, ficam álbuns de fotos de família; e no teto vai pendurado um móbile, presente da mãe de Eduardo, comprado na Alemanha – a peça é inspirada nas obras do artista plástico norte-americano Alexander Calder.

❚ A varandinha com cobertura de polietileno faz um L, contornando o banheiro. O solário que se forma ali também pode ser acessado por meio de uma porta instalada dentro do boxe. “É uma delícia tomar banho olhando as plantas e o céu, como se estivesse em uma ducha”, diverte-se Danilo. E ele explica ainda o lado prático da abertura: com a ventilação cruzada, mofo ou bolor passam bem longe dali.

Continua após a publicidade

Sala e quarto amplos, e com direito a escritório no sótão

❚ Azul, a porta de correr com trilho aparente se destaca na sala de TV e no dormitório, ambientes de decoração clean, cuja paleta de cores combina basicamente esse tom, uma boa dose de branco e pitadinhas de vermelho.

❚ No quarto, nada de armários! Cabideiros, nichos e uma sapateira acomodam os pertences. “O Eduardo comprou a estrutura de alumínio para pendurar as camisas e as calças e mandou fazer prateleiras e um gaveteiro. A solução ficou mais barata e descolada”, pondera Daniel. A mesa de cabeceira também foge do convencional: trata-se de uma cômoda espelhada.

❚ O home office, que fica no sótão, ganhou uma janela triangular, a fim de melhorar a iluminação natural – foi preciso contratar um telhadista que atestou a capacidade da estrutura para receber a nova esquadria.

❚ Aproveitando ao máximo o pé-direito do cômodo, não há forro no teto.  O isolamento térmico é garantido por uma manta, e o equipamento de ar-condicionado dá conta do recado nos dias quentes.

 

Publicidade