Banheiro de 3m² tem até luzes de camarim

Reforma deixou o banheiro com luzes de camarim, paredes cor-de-rosa e marcenaria inteligente.

Há 40 anos, um ambiente com azulejos decorados e louças escuras certamente fazia sucesso”, avalia Patrícia Ribeiro (à dir., na foto), que compartilha o espaço com a irmã, a publicitária Anne Caroline Ribeiro. Nas mãos de Patrícia, que é designer de interiores e sócia do escritório paulista Ribeiro Grober, o banheiro que nunca havia sido reformado foi ao chão. As moças, vaidosas, mantiveram a base cor-de-rosa, mas ousaram na iluminação, que lembra um camarim. “Demos um ar glamouroso, que lembra Paris, sem deixar de ser descolado”, defende a profissional. As intervenções alcançaram a planta: o boxe cedeu centímetros à criação de uma rouparia no corredor, o bidê desapareceu e a abertura da porta foi invertida. “O chuveiro fica oculto, e da entrada só vemos o vaso e a pia, parecendo um lavabo.”

Novinho em folha com boas sacadas

º Nada restou do original. As louças de cor marrom deram lugar a peças brancas, assim como a bancada e o gabinete, substituídos por versões mais modernas. Saíram de cena os azulejos decorados: após sua remoção, o reboco foi refeito, alisado com massa acrílica e pintado.

º Mantendo a posição da pia, a designer encomendou um tampo de mármore, que ocupa a largura do cômodo. Um frontão de 15 cm de altura protege a pintura dos respingos da torneira. Na parte inferior, vai a marcenaria, que inclui um gavetão para roupas sujas (foto à esq.), localizado sob a cuba. Ele se encaixa graças a um recorte que acomoda o sifão quando o compartimento é puxado.

º O que parece ser apenas um espelho guarda um segredo: três portas escondem um nicho com 12 cm de profundidade. Foi preciso escavá-lo na alvenaria para que os espelhos se alinhassem com a parede, e não com o requadro iluminado.

º O clima de camarim vem da iluminação minuciosa, resultado de 28 lâmpadas bolinha incandescentes de 15 w, leitosas, encaixadas na moldura. Como não ofuscam e têm bom índice de reprodução de cores, funcionam bem durante a maquiagem.

º O teto também entrou na dança. Por ocultar os canos do apartamento de cima, era necessário que fosse de gesso. Para um visual mais contemporâneo, Patrícia optou pelo forro liso e com tabica, junta metálica que dá a sensação de que a estrutura é solta.

Mudanças de efeito

º Uma rouparia (1) surgiu no corredor, tomando parte do boxe de 1,45 x 1,05 m. A redução se mostrou tão insignificante que a área do banheiro caiu de 4 m² para 3,64 m².

º Removido o bidê, o vaso (2) se afastou da bancada. Outra medida de conforto foi a inversão da abertura da porta (3).

O espaço é menor, mas não parece

º O boxe, que ia de fora a fora, foi reduzido, perdendo 30 cm na largura e 12 cm na profundidade, porém sem comprometer o bem-estar de quem usa o chuveiro. Com a alteração, ganhou novas divisórias e uma porta de vidro.

º Para tirar proveito da área, foi imprescindível livrar-se do bidê. Depois disso, modificações na hidráulica possibilitaram que o vaso sanitário migrasse 30 cm para a esquerda e se adicionou uma caixa de descarga acoplada. Para mexer no esgoto, as moradoras precisaram negociar com o vizinho de baixo, pois a tubulação passa acima do forro dele.

º O piso do cômodo inteiro e as paredes da área de banho se vestiram de pastilhas de vidro brancas (2 x 2 cm), com rejunte da mesma cor. Elas também formam o rodapé de 10 cm, que preserva as superfícies pintadas na hora de lavar o chão.

º Boxe

Porta de abrir (0,70 x 2,10 m), de cristal temperado 8 mm. MRM Vidros

º Espelhos

Três peças de cristal 4 mm, coladas sobre MDF, somando 1,20 x 0,88 m. MRM Vidros

º Lâmpadas Bolinha

De 15 w, 28 unidades. C&C

º Marcenaria

De MDF com laminado branco: gabinete com 1,45 x 0,50 x 0,61 m* e moldura com armário, medindo 1,36 x 0,15 x 1,04 m Madefolha

º Bancada

De mármore branco piguês, mede 1,46 x 0,50 m, com 4 cm de espessura e frontão de 10 cm. Granimármore

º Cuba

De sobrepor, L840, da Deca (54 x 43 x 16,5 cm). Empório das Torneiras

º Metais

Misturador com bica alta Izy plus 1877 C24, da Deca (Amoedo); toalheiro de 60 cm e papeleira (Keyato, R$ 200); e ducha Acqua plus 1990, da Deca, com tubo (Casa Mimosa)

º Vaso sanitário

Bacia com caixa acoplada Duna, da Deca. Telhanorte

º Pastilhas

De vidro, linha Gold, ref. PGP 11, da Porto Design (14 m²). Art Vênite, R$ 230 o m²

º Janelas

Três esquadrias de 90 x 50 cm. Serralheria Marconi

º Pôster

Arrematado em um leilão do site eBay. Moldura (1 x 0,70 m) de metal com vidro (Solquadrado Molduras)

º Tinta acrílica

Coral Brown (ref. 8C-2T), da Tintas Renner. Ideal Center Tintas

º Gesso do teto

FG Gesso e Texturas

º Decoração

Cestos, revisteiro, vaso e ganchos. Quinta do Marquês

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s