1 – Decoração de apartamento pequeno: 32 m² muito bem planejados
Se não fosse cirurgião, Guilherme Dantas provavelmente daria um ótimo administrador de obras. Da escolha do Estúdio Mova, que projetou o apê de seus sonhos, até a colocação dos quadros nas paredes, tudo o que o rapaz planejou deu certo, exceto pelo atraso da construtora. Quando finalmente pegou as chaves, os armários feitos sob medida já estavam prontos, esperando a hora de ser instalados e receber os pertences de Guilherme, o que aconteceu em dois meses. “Sinto muito prazer em chegar em casa e ver tudo como imaginei”, se orgulha.
-
1. decoração-de-apartamento-pequeno-32-m2-muito-bem-planejados-sala
zoom_out_map
1/6 William Veras e Heloisa Moura, sócios do Estúdio Mova (que hoje inclui Alessandra Leite), desenharam uma mesa extensível que, ao ser aberta, recebe dois pés de ferro. (Haruo Mikami/Divulgação)
-
2. decoração-de-apartamento-pequeno-32-m2-muito-bem-planejados-balcao
zoom_out_map
2/6 Enquanto um par de cadeiras dobráveis aguarda na parede a hora do uso, outras duas estão sempre a postos. (Haruo Mikami/Divulgação)
-
3. decoração-de-apartamento-pequeno-32-m2-muito-bem-planejados-cozinha
zoom_out_map
3/6 Como não há janelas na área social, um bom projeto luminotécnico foi essencial. A fita de LED oculta pelo forro de gesso produz a luz contínua que rebate nos azulejos e dá agradável efeito difuso, complementado por dicroicas de LED em spots embutidos e por lâmpadas de filamento pendentes. (Haruo Mikami/Divulgação)
-
4. decoração-de-apartamento-pequeno-32-m2-muito-bem-planejados-quarto
zoom_out_map
4/6 Foi na lateral da cama, integrada ao painel e à mesa de cabeceira, que os arquitetos encontraram a localização para a bancada pedida pelo morador. Já a sapateira extensa fica aos pés do leito, na parede de azulejo, que vai até a sala. (Haruo Mikami/Divulgação)
-
5. decoração-de-apartamento-pequeno-32-m2-muito-bem-planejados-quarto (2)
zoom_out_map
5/6 O mobiliário preto de que Guilherme tanto gosta impera na área íntima, mas sem que ela pareça ainda menor. O segredo? William entrega: “O closet escuro é um túnel que muda a percepção da luz de quem vai da sala, sem luz natural, para o quarto, superclaro”. (Haruo Mikami/Divulgação)
-
6. decoração-de-apartamento-pequeno-32-m2-muito-bem-planejados-planta
zoom_out_map
6/6 O balcão da cozinha (1) foi derrubado para integrar o ambiente com a sala. O espaço em frente ao banheiro converteu-se em closet (2) e, ao mesmo tempo, transição da ala íntima para a social. Janela (3) só no quarto, que tem um home office (4). (Ilustração Alice Campoy/Minha Casa)
2 – Apê de 38m² com decoração moderna e acolhedora
Por incrível que pareça, a área enxuta foi um dos aspectos que atraíram o profissional de marketing Hugo Hideki Nakahara e a empresária Gabriela Okuyama – afinal, isso significava preço compatível com o bolso e facilidade de manutenção. Com as chaves na mão, eles convocaram as arquitetas Fabiana Silveira e Patricia de Palma, do escritório SP Estudio, para personalizar o apê. “Pedimos que elas utilizassem o sofá e o rack novos que havíamos comprado, que incluíssem muitos armários, principalmente no quarto, e que explorassem um estilo atual, sem nada retrô”, aponta Hugo. Pedidos atendidos!
-
1. ape-de-38-m2-com-decoração-moderna-e-acolhedora-sala
zoom_out_map
1/7 Sala e cozinha já eram integradas, com meia-parede de alvenaria entre elas. As arquitetas decidiram derrubar essa mureta e substituí-la por uma bancada com lugar para quatro pessoas e parte inferior vazada, incrementando a sensação de amplitude. A base com acabamento em cimento queimado conversa com o restante do projeto. (Paulo Santos/Minha Casa)
-
2. ape-de-38-m2-com-decoração-moderna-e-acolhedora-sala-de-estar
zoom_out_map
2/7 “O casal queria uma atmosfera masculina”, diz Fabiana, justificando o cinza como protagonista. A fim de fugir do convencional, as arquitetas encomendaram uma pintura artística (Paulino Martins) em dois tons (Nevoeiro, ref. C160, e Reco-Reco, ref. B154, da Suvinil) na parede maior. (Paulo Santos/Minha Casa)
-
3. ape-de-38-m2-com-decoração-moderna-e-acolhedora-sala1
zoom_out_map
3/7 Além de facilitar a instalação elétrica e a distribuição da iluminação, o uso de eletrocalhas imprimiu um toque industrial – nelas, foram presos spots e os pendentes no jantar. (Paulo Santos/Minha Casa)
-
4. ape-de-38-m2-com-decoração-moderna-e-acolhedora-cozinha1
zoom_out_map
4/7 A cozinha mantém a linguagem, tanto nos armários (em MDF Melamina na cor Grafito, da Arauco) quanto nos azulejos do tipo subway tile junto à pia (Stones, 10 x 20 cm, da coleção Mind the Gap, da Decortiles. Ibiza Acabamentos). (Paulo Santos/Minha Casa)
-
5. ape-de-38-m2-com-decoração-moderna-e-acolhedora-quarto
zoom_out_map
5/7 Em nome da continuidade estética, a cabeceira da cama ostenta acabamento cinza. A peça ainda embute um criado-mudo de um lado – o móvel avulso do outro confere bem-vinda assimetria ao conjunto. (Paulo Santos/Minha Casa)
-
6. ape-de-38-m2-com-decoração-moderna-e-acolhedora-banheiro
zoom_out_map
6/7 “Deixamos o visual do banheiro mais clean. O gabinete azul royal é um toque masculino e alto-astral”, observa Patricia. (Paulo Santos/Minha Casa)
-
7. acolhedor-e-pra-la-de-moderno-09
zoom_out_map
7/7 Não somente a meia-parede entre a cozinha e a sala (1) foi eliminada – a divisória (2) que escondia a geladeira também veio abaixo. Já a parede que separava o estar e o quarto (3) deu lugar a um armário, que agora atende o dormitório e o isola da ala social. (PAULO SANTOS/Minha Casa)
3 – Projeto de 38 ² aposta em painéis para separar ambientes
Três meses de reflexões sobre o projeto e os gastos em obra e marcenaria. Ao fim desse período, bastaram dois dias para o apartamento conquistar seus primeiros inquilinos. “Quando começamos a planejar a reforma do imóvel recém-entregue pela construtora, ele seria para uso imediato do filho dos proprietários. Porém, depois os pais decidiram deixar o endereço alugado até que o rapaz concluísse a faculdade”, conta o arquiteto Rodrigo Maçonilio, do Estúdio BRA, de São Paulo. A mudança de intenção exigiu que ele e o sócio, André di Gregorio, fizessem algumas adaptações no projeto, mantendo o visual jovem, porém considerando que o apê também deveria ser pensado para servir a um casal, a fim de facilitar a locação.
-
1. marcenaria-projeto-aposta-em-painéis-para-separar-ambientes-sala-estar
zoom_out_map
1/8 Reforçando a ideia de área contínua, foi eleito o mesmo piso para todo o apê (exceto o boxe): um porcelanato que imita cimento queimado (Maíra Acayaba/Estúdio BRA/Divulgação)
-
2. marcenaria-projeto-aposta-em-painéis-para-separar-ambientes-sala1
zoom_out_map
2/8 Como fazer a planta parecer maior? Rodrigo Maçonilio, do @estudiobra, responde: “Não dá para pensar cômodo por cômodo. O ideal é que o piso e o mobiliário se prolonguem entre os ambientes, integrando-os”. É bem o que acontece aqui: note que no canto direito da sala, a marcenaria soma escrivaninha e banco em uma peça. (Maíra Acayaba/Estúdio BRA/Divulgação)
-
3. marcenaria-projeto-aposta-em-painéis-para-separar-ambientes-rack
zoom_out_map
3/8 Quando a privacidade se faz necessária, as quatro folhas de MDF cinza-cobalto que compõem o painel são fechadas. Na hora de juntar os espaços, basta deslizá-las – o suporte da TV da sala é giratório, pensado para assistir filmes da cama ou do sofá (Maíra Acayaba/Estúdio BRA/Divulgação)
-
4. marcenaria-projeto-aposta-em-painéis-para-separar-ambientes-sala
zoom_out_map
4/8 Um bloco em L, feito de marcenaria verde, integra o guarda-roupa e o banheiro. “Em vez de quatro elementos – parede, porta do banheiro, parede e armário –, temos apenas um, então chama menos a atenção”, explica Rodrigo Maçonilio, do @estudiobra. Os puxadores cavados seguem o mesmo propósito. (Maíra Acayaba/Estúdio BRA/Divulgação)
-
5. marcenaria-projeto-aposta-em-painéis-para-separar-ambientes-cozinha
zoom_out_map
5/8 Na cozinha, sobressaem os armários em tons Maple e Azul Mediterraneé e o painel de azulejos 20 x 20 cm da linha Quadrante, da Portobello. Acima da prateleira alta, uma faixa de espelho tem efeito psicológico. “Ela parece um rasgo, dando a impressão de que existem outros ambientes atrás”, revela o arquiteto. (Maíra Acayaba/Estúdio BRA/Divulgação)
-
6. marcenaria-projeto-aposta-em-painéis-para-separar-ambientes-quarto
zoom_out_map
6/8 A alvenaria que separa o lavatório do estar teve sua metragem reduzida até ficar somente com a profundidade da bancada branca de quartzo com cuba embutida (Maíra Acayaba/Estúdio BRA/Divulgação)
-
7. marcenaria-projeto-aposta-em-painéis-para-separar-ambientes-varanda
zoom_out_map
7/8 A marcenaria da sala se estende até à varanda e vira um banco/baú junto à mesa de jantar, acompanhada por duas cadeiras Anita (Oppa). (Maíra Acayaba/Estúdio BRA/Divulgação)
-
8. marcenaria-projeto-aposta-em-painéis-para-separar-ambientes-planta
zoom_out_map
8/8 O apartamento todo pode ser considerado como um único ambiente – ou dois, se as portas entre o quarto e a sala (1) forem fechadas. O lavatório (2) fica fora do banheiro, enquanto a lavanderia ocupa um discreto armário (3) na varanda. (Ilustração Alice Campoy/Minha Casa)
4 – Apartamento pequeno: soluções simples fizeram render os 38 m²
“No meu último aniversário, consegui acomodar 14 pessoas sentadas na sala!” O feito, narrado com orgulho pela arquiteta Isabel Amorim, ilustra bem o sucesso do projeto que ela comandou no enxuto imóvel onde vive há três anos com o marido, o psicólogo Tiago Lavrini, na capital paulista. Determinada a criar um espaço convidativo para as reuniões com amigos e familiares, que o casal tanto curte, ela lançou mão de um engenhoso plano que eliminou qualquer sensação de aperto e ainda fez mais: encheu o local de calor e afeto.
-
1. apartamento de 38 m2 com soluções para ampliar o espaço4
zoom_out_map
1/9 Móveis e acessórios carregados de valor afetivo, além de truques para aproveitar bem o espaço, deixaram o apê de 38 m² charmoso e aconchegante (Luis Gomes/Minha Casa)
-
2. apartamento de 38 m2 com soluções para ampliar o espaço6
zoom_out_map
2/9 Desenhada por Isabel, a peça que percorre toda extensão da sala é de MDF, com tampo e encosto texturizados e base laqueada. Multiúso, atua como rack e banco e ainda ajuda na organização, oferecendo gavetões, nichos e adega (Luis Gomes/Minha Casa)
-
3. apartamento de 38 m2 com soluções para ampliar o espaço3
zoom_out_map
3/9 Na mesa de jantar, originalidade e esmero. “Fiz uma parceria com meu sogro, que tem na marcenaria seu hobby. Para confeccionar a base, aproveitamos um tronco de árvore trazido do sítio da família. O tampo é de vidro temperado”, conta a arquiteta. (Luis Gomes/Minha Casa)
-
4. apartamento de 38 m2 com soluções para ampliar o espaço5
zoom_out_map
4/9 A parede de tijolinhos remete à origem mineira da mãe da moradora – um recurso para aquecer e evocar lembranças. Receita muito bem temperada. (Luis Gomes/Minha Casa)
-
5. apartamento de 38 m2 com soluções para ampliar o espaço2
zoom_out_map
5/9 No piso, o porcelanato que imita madeira (Canela Dourada Natural AC, 1,20 x 0,20 m, da Portobello) traz aconchego à cozinha. Nas paredes junto à pia e atrás do fogão, a cerâmica com visual de ladrilho hidráulico (Ladrilho Mediterrâneo AC, 60 x 60 cm, da Ceusa) confere charme ao pedaço. (Luis Gomes/Minha Casa)
-
6. apartamento de 38 m2 com soluções para ampliar o espaço
zoom_out_map
6/9 Um quadro de recados pra lá de original: a placa de MDF pintada de preto ganhou uma moldura laqueada com prateleira e barra integradas. (Luis Gomes/Minha Casa)
-
7. lavanderia - apartamento de 38 m2 com soluções para ampliar o espaço1
zoom_out_map
7/9 Na lavanderia, a laje de concreto apoia a lavadora de roupas, abrindo espaço para cesto e lixeira. Ala íntima espaçosa e confortável. (Luis Gomes/Minha Casa)
-
8. apartamento de 38 m2 com soluções para ampliar o espaço7
zoom_out_map
8/9 A pia ganhou uma vistosa bancada de madeira angelim-pedra, impermeabilizada com seladora e verniz. Abaixo dela, nada de gabinete – afinal, por que desviar o foco? (Luis Gomes/Minha Casa)
-
9. apartamento de 38 m2 com soluções para ampliar o espaço10
zoom_out_map
9/9 A comodidade na hora da leitura ou da sessão de cinema está garantida com a cabeceira estofada e revestida de linho. O pesponto deixou a peça com visual elegante. (Luis Gomes/Minha Casa)
5 – Apê de 25 m²: marcenaria faz render o espaço
Quando os arquitetos Italo Priore, Bruna Turquiai e a designer de interiores Daniele Capo, do escritório paulistano IBD Arquitetura entraram pela primeira vez neste apê recém-entregue pela construtora, com planta aberta e pelado, ficaram chocados com o tamanho. “É o menor imóvel que a gente já trabalhou. Mas, depois de pronto, todos nós ficamos com vontade de morar nele!”, revela Daniele, que, ao lado dos sócios, fez render os 25 m². “A proprietária comprou para alugar, então, queria um projeto unissex, mas com identidade jovem”, fala Bruna. “Outro pedido foi a otimização dos espaços de armazenagem: tínhamos de fazer caber tudo o que uma casa precisa ter. Questão resolvida em boa parte com a marcenaria”, aponta a arquiteta.
-
1. Apê-de-25-m2-truques-de-marcenaria-faz-render-o-espaço-cozinha
zoom_out_map
1/9 Com padrão amadeirado, o piso vinílico conversa com a marcenaria e reforça o pretendido aconchego. “Queríamos um piso resistente para evitar as manutenções frequentes”, aponta Italo Priore. (Sidney Doll/Divulgação)
-
2. Apê-de-25-m2-truques-de-marcenaria-faz-render-o-espaço
zoom_out_map
2/9 Sem mais nem menos, na medida do bem-estar, este apartamento paulistano de apenas 25 m² esbanja conforto e estilo ao apostar em uma marcenaria versátil e cores de personalidade marcante. (Sidney Doll/Divulgação)
-
3. Apê-de-25-m2-truques-de-marcenaria-faz-render-o-espaço-quarto
zoom_out_map
3/9 Como uma moldura para a cama, foram aparafusados painéis de MDF cinza até a metade das paredes. “O maior possui uma canaleta em U, com 8 cm de profundidade, para apoiar quadros e objetos”, comenta Italo Priore, da IBD Arquitetura. Repare no efeito visual resultante do casamento dos painéis com as pinturas das superfícies acima deles. A cinza imita cimento queimado (Efeito Mármore Texturatto Especial, cor Cinza Asfalto, da Suvinil) e a de tonalidade azulada é tinta acrílica (cor Azul Ilusão, ref. P329, da Suvinil). (Sidney Doll/Divulgação)
-
4. Apê-de-25-m2-truques-de-marcenaria-faz-render-o-espaço-quarto-2
zoom_out_map
4/9 “Apesar de haver um armário generoso, ainda faltava espaço. Daí tivemos a ideia desta peça sob a cama, que funciona como um grande baú, com gavetas profundas (72 x 52 x 13 cm) e compartimentos, até mesmo embaixo do colchão”, fala Daniele Capo, da IBD Arquitetura (@ibd_interiores). O tablado tem 2,29 x 2,26 x 0,19 m, é feito de MDF com laminado amadeirado claro. Além do colchão, nele se apoiam dois assentos – são tapetes de pelo alto (Sidney Doll/Divulgação)
-
5. Apê-de-25-m2-truques-de-marcenaria-faz-render-o-espaço-quarto1
zoom_out_map
5/9 “Apesar de haver um armário generoso, ainda faltava espaço. Daí tivemos a ideia desta peça sob a cama, que funciona como um grande baú, com gavetas profundas (72 x 52 x 13 cm) e compartimentos, até mesmo embaixo do colchão”, fala Daniele Capo, da IBD Arquitetura (@ibd_interiores). O tablado tem 2,29 x 2,26 x 0,19 m, é feito de MDF com laminado amadeirado claro. Além do colchão, nele se apoiam dois assentos – são tapetes de pelo alto (Sidney Doll/Divulgação)
-
6. Apê-de-25-m2-truques-de-marcenaria-faz-render-o-espaço-cozinha1
zoom_out_map
6/9 A sisudez do conjunto é quebrada pelo nicho amarelo. O preto marca presença em volta das gavetas, no rodapé e na persiana da varanda. “Ela ajuda a barrar a luminosidade sem precisar de blackout”, diz Daniele (Sidney Doll/Divulgação)
-
7. Apê-de-25-m2-truques-de-marcenaria-faz-render-o-espaço-banheiro
zoom_out_map
7/9 "No banheiro, combinamos revestimentos de baixo custo: tiles pretos, porcelanato cinza e tinta amarela [cor Bico de Tucano, ref. P027, da Suvinil], esquentando o clima”, fala Daniele. O mesmo tom aparece no nicho inferior do gabinete da pia. (Sidney Doll/Divulgação)
-
8. Apê-de-25-m2-truques-de-marcenaria-faz-render-o-espaço-varanda
zoom_out_map
8/9 Na varanda, o verde do jardim vertical espanta a frieza. Além disso, é impossível ficar indiferente aos engenhosos móveis desenhados pelos projetistas: uma mesa retrátil, que fechada vira um quadro-lousa; e os módulos batizados de M² , que soltos são bancos ou apoios, mas unidos formam uma mesinha ou um aparador. “Um verdadeiro curinga da casa”, finaliza Daniele. Feita sob encomenda pelo IBD Arquitetura em diversas cores e tamanhos, a M² é de MDF com estrutura de chapa de aço e pode aguentar até 120 kg (Sidney Doll/Divulgação)
-
9. Apê-de-25-m2-truques-de-marcenaria-faz-render-o-espaço-planta
zoom_out_map
9/9 Com móveis curinga, a circulação fica livre. Coube até um jardim zen (1) na varanda. Com pedras brancas, este canto proporciona aconchego. “E serve também para esconder o equipamento de ar-condicionado”, fala Daniele. (Ilustração Alice Campoy/Minha Casa)
6 – Apê de 26m²: A grande sacada do projeto é a cama no mezanino
Logo que abriu a porta e olhou para a janela, Luciano entendeu que o principal cartão-postal do Rio de Janeiro poderia estar praticamente em sua sala. Mas o problema era que o microapê não comportaria tantos amigos quanto ele gosta de ter em casa. Cheio de dúvidas, mas já apaixonado, pegou seu computador e estudou as possibilidades da planta. O primeiro desafio era criar um lar que não parecesse um caixote e que tivesse boa circulação – a solução foi usar o pé-direito alto para projetar um mezanino. O segundo obstáculo era praticar o desapego, já que teria de abrir mão de muita coisa que não caberia na mudança. “Depois de pronto, percebi que tudo que eu preciso está dentro de apenas 26 m² e isso foi libertador”, conta. Por fim, a execução não poderia ultrapassar o orçamento definido, então Luciano colocou a criatividade no jogo e a mão na massa para fazer acontecer.
-
1. Apê de 26m² A grande sacada do projeto é a cama no mezzanino sala
zoom_out_map
1/9 “Eu queria uma parede de tijolinhos”, conta Luciano, que desanimou com o orçamento de R$ 5 mil. Aí, ele mesmo contornou a situação: decorou com papel que imita o material, gastando um quinto do valor . (Sambacine/Minha Casa)
-
2. Apê de 26m² A grande sacada do projeto é a cama no mezzanino sala (3)
zoom_out_map
2/9 No canto perto da janela, coube um miniescritório, improvisado com prateleiras e servido pela cadeira Eames Woody, também usada pelas visitas no estar. (Sambacine/Minha Casa)
-
3. Apê de 26m² A grande sacada do projeto é a cama no mezzanino
zoom_out_map
3/9 A parte superior que hoje abriga o quarto não existia. Como o imóvel tem pé-direito de 2,90 m, Luciano teve a ideia de construí-la para liberar a sala. O desafio foi criar o novo layout deixando o visual leve. Tudo calculado com a ajuda de um profissional, a estrutura foi feita com madeira chumbada na alvenaria. A escada de acesso é removível e magrinha. (Sambacine/Minha Casa)
-
4. Apê de 26m² A grande sacada do projeto é a cama no mezzanino (5)
zoom_out_map
4/9 Planejado na medida para Luciano, o cantinho de dormir tem apenas cama e baú, mas é um capricho só. O piso é de carpete, para dar aconchego; as paredes exibem papel de tijolos, quadros e prateleiras decorativas; e o guarda-corpo é de MDF com base de alumínio. (Sambacine/Minha Casa)
-
5. Apê de 26m² A grande sacada do projeto é a cama no mezzanino guarda-roupa
zoom_out_map
5/9 Para fugir de um guarda-roupa tradicional, o rapaz optou por um mais discreto, sob o mezanino, de mesma largura – o sistema click das portas dispensou puxadores. (Sambacine/Minha Casa)
-
6. Apê de 26m² A grande sacada do projeto é a cama no mezzanino cozinha
zoom_out_map
6/9 Os revestimentos da cozinha chamam a atenção: no balcão, papel geométrico Triax (Tok&Stok); sobre a pia, pastilhas de vidro assentadas sobre os azulejos antigos; e encapando a geladeira, adesivo vinílico preto. (Sambacine/Minha Casa)
-
7. Apê de 26m² A grande sacada do projeto é a cama no mezzanino banheiro
zoom_out_map
7/9 No banheiro, elementos como os páletes no boxe, os cestos de palha e a madeira dão o clima relaxante. Para evitar gastos com a bancada, o designer criou uma com placas de MDF coladas e as forrou com piso vinílico, que suporta bem os respingos. “Tenho muito orgulho deste projeto!”, comemora. (Sambacine/Minha Casa)
-
8. Apê de 26m² A grande sacada do projeto é a cama no mezzanino sala (2)
zoom_out_map
8/9 Para não deixar a porta do banheiro em evidência na sala, o designer optou por um modelo de correr com roldanas, pintado com o mesmo cinza do ambiente (cor Nanquim, ref. E161, da Suvinil). (Sambacine/Minha Casa)
-
9. Apê de 25m² A grande sacada do projeto é a cama no mezzanino planta
zoom_out_map
9/9 (Ilustração Alice Campoy/Minha Casa)