Apartamento de 63 m² com decoração neutra e aconchegante

O clima da casa - que a proprietária tanto queria - foi conquistado graças à decoração acolhedora

Quando Cristiane resolveu deixar o endereço de cento e vinte metros quadrados onde vivia com os pais, sua maior preocupação era conseguir transformar a própria casa, em Caxias do Sul, RS, em um lar tão acolhedor quanto aquele em que se criara. A missão foi confiada à designer de interiores Letícia Laurino Almeida, da mesma cidade, que se valeu de madeira, tons terrosos, tecidos quentes e iluminação planejada para conquistar o acalanto almejado. Como a planta dispensou interferências, o projeto saiu do papel em quatro meses, e logo a moça provou o resultado: “Me senti protegida, com a deliciosa sensação de bem-estar em cada ambiente”, comemora a proprietária de primeira viagem.
Adesivos tiram proveito da base neutra na cozinha e na lavanderia

 (Ricardo Jaeger (RS)/Minha Casa)

º Não existe segredo na decoração da área de serviço de 1,95 m²: são brancos os principais itens, como o tanque de louça, o armário suspenso e a prateleira. A graça está na alvenaria tingida de azul (Azul Marinho Vibrante, ref. 50BB 08/171, da Coral), que serve de fundo para os adesivos de bolhas de sabão.

 (Ricardo Jaeger (RS)/Minha Casa)

º Uma dose de rusticidade foi destinada à cozinha com tom terroso (Casca de Cebola, ref. 00YY 37/221, da Coral) e revestimento que traz à lembrança o tijolinho aparente. Na verdade, o acabamento compõe-se de grandes placas cerâmicas reproduzindo essa padronagem. Mais práticas que o material original, elas apresentam baixa absorção de água e fácil limpeza.

 (Ricardo Jaeger (RS)/Minha Casa)

º Ao aproveitar a boa largura do cômodo, 2,60 m, Letícia contemplou as duas maiores superfícies com móveis sob medida: gabinete (1,20 x 0,55 x 0,90 m*), nicho para micro-ondas com prateleira (1,10 x 0,37 x 0,47 m), paneleiro (0,80 x 0,50 x 2,20 m), módulo suspenso (80 x 35 x 35 cm) e bancada de refeições (78 x 50 cm).

 (Ricardo Jaeger (RS)/Minha Casa)

Adesivos decorativos
Na lavanderia, kit Bubble e, na cozinha, Kitchen. PopFix
Revestimento cerâmico
Estoril (52 x 36 cm), da Delta Cerâmica. Docasa
Marcenaria
De MDF com acabamento laminado branco e no padrão Ameixa Negra (amadeirado), da Masisa. Moviarte
Gradações de bege e de marrom se completam no hall e no jantar

 (Ricardo Jaeger (RS)/Minha Casa)

º Toda a área social teve o teto rebaixado com gesso, o que permitiu desenvolver um projeto luminotécnico. Para a mesa, Letícia previu um pendente, que fornece luz direta. Nesse e em outros cantos, spots com dicroicas direcionáveis, embutidos no forro, focam em quadros e outros pontos estratégicos.
º A luz amarela aquece a ambientação, assim como o mobiliário de madeira e as boas demãos de tinta em tom café (Marrom Autêntico, ref. 60YR 09/086, da Coral) na entrada do apê.

 (Ricardo Jaeger (RS)/Minha Casa)

º Um papel de parede com listras delicadas – de tom próximo ao da pintura off-white (Precioso Momento, ref. 40YY 83/043, da Coral) – marca presença na cabeceira da mesa de jantar.
º Viajar é uma das paixões de Cristiane, que pediu uma peça para exibir seus suvenires. O desenho do expositor em forma de jogo da velha, pendurado junto à porta principal, saiu da prancheta de Letícia.
Mesa e cadeiras

Base Rebeca com tampo de vidro (1,20 x 0,90 m) de 10 mm e cadeiras Francini. Estofados Sulandês
Papel de parede
Coleção Trésor, da K&G. Palladio´s
Pendente
Malta, da Tom Luz, com cúpula de tecido (40 cm de diâmetro e 12 cm de altura). Magnani
A economia ditou as regras no banheiro
º Os azulejos lisos com uma faixa decorativa, padrão da construtora, foram preservados a pedido da moradora, que assim pôde investir na marcenaria sob medida. O acabamento exibe laminado amadeirado, que reduz a frieza da brancura reinante.

 (Ricardo Jaeger (RS)/Minha Casa)

º As louças foram igualmente mantidas. Para aproveitar o espaço ao redor da pia de coluna, Letícia programou um gabinete que envolve a porção inferior da peça. O móvel, de MDF, vai até o chão e, por isso, sua base é de compensado naval: “Esse material é mais resistente ao contato com a água”, ensina a profissional.
Marcenaria
Gabinete com tampo (93 x 40 x 72 cm), espelho (60 x 90 cm), prateleiras (85 x 25 cm) e painel do toalheiro (0,55 x 2,26 m), tudo de MDF. Moviarte
Quarto em evidência

 (Ilustração Alice Campoy/Minha Casa)

º Na distribuição proposta pela construtora, a ala íntima se dividia em três dormitórios. Entretanto, a proprietária considerou que seria mais confortável eliminar um deles e ampliar outro. A mudança ocorreu ainda durante as obras, e o imóvel foi entregue com os ambientes abertos entre si.
º Na fase de decoração, o quarto menor se converteu em um espaçoso closet de 5,25 m² (1). Apenas um módulo de marcenaria (2) faz a separação entre as áreas de vestir e dormir. Como não poderia haver alteração na fachada do prédio, a janela permaneceu: “Os armários têm portas, portanto não existe o risco de a luz natural danificar as roupas”, explica Letícia.
Comodidade e soluções inteligentes na sala de estar
º As baixas temperaturas de Caxias do Sul ficam do lado de fora. Os materiais foram escolhidos pensando no conforto térmico: o estofado retrátil reveste-se de chenile e o piso laminado de madeira recebeu um grande tapete felpudo.

 (Ricardo Jaeger (RS)/Minha Casa)

º As cores mais vivas do cômodo provêm da obra de arte acima do sofá, fixada em um painel de MDF (1,55 x 2,50 m).
º Como a distância de uma parede a outra é pequena, Letícia aconselhou deixar o miolo do estar livre, sem mesa de centro. Traçou, então, um móvel lateral (1 x 0,25 x 0,70 m), que acompanha o braço do estofado e serve de aparador, com nichos para publicações.

 (Ricardo Jaeger (RS)/Minha Casa)

º Um dente na parede da TV forma um vão de 25 cm de profundidade, insuficiente para um rack. O problema foi driblado com prateleiras que avançam e se fixam abraçando a faceta. Dessa forma, a profissional garantiu os 40 cm de recuo ideais ao encaixe de dois pufes sob as pranchas – em dias de casa cheia, os exemplares provam sua utilidade!
Estofado
Modelo Adauto (1,88 x 1 x 0,95 m), de chenile. Estofados Sulandês
Tapete
Joy (2 x 2,50 m), de poliéster. Estofados Sulandês
Marcenaria
Painel, móvel lateral, prateleiras e expositor de parede. Moviarte
Boas escolhas visaram o hoje e o amanhã
º No quarto de Cristiane, a vivacidade deriva do tom forte eleito para a tinta que cobre parte da superfície atrás da cama: Estilo Românico (ref. 50RR 17/372, da Coral), cor que se repete no móvel vizinho ao leito.

 (Ricardo Jaeger (RS)/Minha Casa)

º Para valorizar ainda mais a região da cabeceira, encomendou-se ao marceneiro um painel de MDF de 15 mm (3,15 x 1,05 m), frisado, instalado na faixa inferior da parede, de ponta a ponta. Acima dele, além da pintura pink com um adesivo de rosa, há duas prateleiras (85 x 25 cm).

 (Ricardo Jaeger (RS)/Minha Casa)

º Letícia, preocupada em fugir do convencional, sugeriu à cliente não utilizar criados-mudos iguais. Essa dica levou à associação de peças para lá de diferentes, ou seja, uma mesinha com ares retrô e um cubo suspenso de MDF com acabamento branco.

 (Ricardo Jaeger (RS)/Minha Casa)

º A administradora de empresas abriu mão do terceiro dormitório a fim de desfrutar da comodidade de um closet. Como a construtora entregou os espaços já integrados, a decoradora propôs uma solução de marcenaria para delimitar cada setor. A divisória é uma grande sapateira (1,24 x 0,40 x 2,45 m), cujo acabamento externo, visível do quarto, ostenta os mesmos frisos do painel atrás da cama.
º Apesar de unidos, ambos os cômodos conservaram suas portas de acesso pelo corredor. “Decidimos mantê-las para facilitar a reversão do terceiro dormitório. É bem provável que essa medida valorize o apartamento quando a proprietária quiser vendê-lo”, esclarece Letícia.
Marcenaria
Armários (com portas de correr e ferragens), sapateira, prateleiras, painéis e cubo, tudo de MDF com laminado branco. Moviarte
Tapete do closet
O modelo Joy, de 1,50 x 2 m, é de poliéster, com fio de 50 mm. Estofados Sulandês
Mesinha
De pínus pintado, foi feita sob encomenda. Mede 70 x 55 x 45 cm. DiMarchi
Adesivo
Rosa (60 x 60 cm). PopFix
O capricho se estende às acomodações para visitas
º Dois hóspedes podem dormir no quarto dotado de cama-sofá com cama auxiliar (Moviarte).

 (Ricardo Jaeger (RS)/Minha Casa)

º Com tonalidades determinadas pela colcha e pelas almofadas, o barrado da parede combina as cores Caminho do Jardim (ref. 30GY 31/202, faixa com 90 cm de altura) e Verde Real (50GY 13/136, em 10 cm), ambas da Coral.
Tecidos
Solarium verde e Solarium estampado folhas. Lisot Jour
Persiana
Da Casulo Feliz, mede 1,70 x 1,62 m. A peça artesanal é feita de palha de seda. Nicola Interiores

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s