Apartamento pequeno: 47 m² de puro aconchego

A proposta de um apê decorado é inspirar os visitantes e provar que é possível fazer bonito naquele espaço. Missão cumprida nesta proposta

Com carta branca para elaborar o projeto do apartamento-modelo de um empreendimento residencial da Cury Construtora, em São Paulo, a arquiteta Carolina Ouro apostou em um perfil mais neutro, que tem tudo para agradar a diferentes públicos. A paleta, baseada em tons de cinza e preto, abre inúmeras possibilidades de composições cromáticas para a decoração. Aqui, a profissional salpicou amarelo e vermelho, cores quentes, responsáveis por dar bossa e personalidade ao conjunto. “Os tons fortes estão nos detalhes e deixam tudo mais aconchegante. Outro recurso que ajuda a quebrar a frieza é o acabamento de madeira”, revela a projetista.
Bom uso das áreas sociais

 (Mariana Orsi/Divulgação)

º O sofá em L demarca o estar, integrado ao jantar.

 (Mariana Orsi/Divulgação)

º Em frente ao estofado, aproveitando a parede do corredor que leva ao quarto, Carolina abriu mão de um rack tradicional e projetou uma marcenaria multiúso composta de painel, prateleiras, nicho e gavetões – há ainda espaço para um pufe entre os móveis inferiores. Um espelho preenche a alvenaria até a porta de entrada, conferindo amplitude.

 (Mariana Orsi/Divulgação)

º O conjunto de mesas de centro foi desenhado pela própria arquiteta – as linhas retas são quebradas pelo formato redondo da peça amarela.
Planta fluida

 (Ilustração Alice Campoy/Minha Casa)

º O layout aberto, sem barreiras no espaço de estar e jantar, provoca a sensação de amplitude. “A saída mais óbvia seria colocar a TV na parede que faz a divisa com o banheiro (1), mas aproveitamos melhor a área posicionando-a próxima à entrada (2), afirma a arquiteta.
Truques para ampliar

 (Mariana Orsi/Divulgação)

º “A abertura da cozinha para a sala é parcial, o que garante comunicação entre as alas com leveza, ocultando a lavanderia e permitindo mais armários”, diz Carolina. Novamente, o uso de espelhos dá profundidade às áreas – repare que além de cobrir meia parede, a solução se repete no frontão da pia.

 (Mariana Orsi/Divulgação)

º Presença forte, o preto aparece nos móveis, na geladeira e até mesmo na iluminação, e é suavizado pelo uso da madeira. O porcelanato que imita o material natural (Grápia Rústico,da Itagres, Leroy Merlin) cobre o piso de todo apê (exceto o do banheiro).
Tudo foi feito sob medida

 (Mariana Orsi/Divulgação)

º Ao lado da cama, uma marcenaria eficiente conjuga guarda-roupa epenteadeira. E o projeto não se limita aos móveis: a parede da cabeceira é um grande painel. “A ideia era ter um degradê geométrico com papel de parede, mas não encontrei o ideal, então desenhamos placa a placa e montamos como um mosaico”, conta Carolina. A solução ainda promove conforto térmico e acústico.

 (Mariana Orsi/Divulgação)

º No banheiro, a elegância não fica atrás. No lugar do boxe inteiriço, uma estrutura fixa de vidro serigrafado preto dá conta do recado. Para completar, pastilhas ganham destaque com a iluminação embutida no armário espelhado.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s