Apartamento pequeno: 50 m² novinhos e customizados

Comprado na planta, o imóvel da administradora Ingrid e do economista Fabrício passou por ampla remodelação para responder aos sonhos do jovem casal

Nascidos e criados no ABC paulista, Ingrid Sierra e Fabrício Coev dos Santos preferiram permanecer na região depois de casados. Em 2008, compraram na planta um apartamento de dois dormitórios, em Mauá, já planejando reformá-lo. “Não queríamos os acabamentos colocados pela construtora”, diz a moça. Após a entrega das chaves, em janeiro de 2011, iniciaram o quebra-quebra, pois o casório se aproximava. Desfizeram-se do banheiro da suíte, instalaram porcelanato e pastilhas nas áreas molhadas e, nas demais, trocaram o piso cerâmico por laminado de madeira. Assim prosseguiam quando um fato novo mudou o rumo da obra: em março, Ingrid soube que estava grávida. E o segundo quarto, que seria o escritório, vestiu-se de rosa para receber Lorena.
A cozinha é de dar orgulho!

 (Levi Mendes Jr./Minha Casa)

º Uma mureta de ardósia separava a cozinha da área de serviço. Em seu lugar, instalou-se uma divisória de vidro jateado, que oculta o varal sem barrar a luz vinda da janela.

 (Levi Mendes Jr./Minha Casa)

º Exceto pelas pastilhas vermelhas na superfície sujeita a respingos de água e gordura, o duo de branco e preto impera no ambiente. Os armários e o piso de porcelanato, ambos brancos, realçam a geladeira classuda e o tampo de granito preto são gabriel no balcão da cozinha americana. A peça, de 1,21 x 0,31 m, tem uma saia de 12 cm.
º Um adesivo com temática culinária enche de graça a parede lateral.
Pastilhas vermelhas
De porcelana, ref. JC 1422 (2,5 x 2,5 cm ), da Jatobá. Tropo Bella
Luminária
Modelo 2×16 (83 x 10 x 12 cm *), de sobrepor. Starlight
Adesivo
Ingredientes. Grudado
Banquetas
Bertoia. 3A Cadeiras
Novos revestimentos realçam área de 2,85 m²

 (Levi Mendes Jr./Minha Casa)

º Dos acabamentos originais do banheiro, só sobrou o vaso sanitário. Agora, ele é parceiro de um gabinete com bancada de mármore crema marfil (Tok Final), cuba de apoio quadrada L73 e torneira de mesa com bica alta (louça e metal da Deca).
Porcelanatos
O piso leva placas quadradas na cor branca (54 x 54 cm ), da Via Rosa. Já as paredes exibem peças retangulares (60 x 30 cm), da Eliane. Casa do Porcelanato
Pastilhas de vidro
Da Vitrus, no padrão Mutação C178/C190/BE337, cobrem a parede do chuveiro e compõem detalhes. Tropo Bella
A opção por mobiliário enxuto deixa mais espaço para a bebê engatinhar

 (Levi Mendes Jr./Minha Casa)

º Lorena já gosta de explorar a casa. Para atender às suas necessidades, os pais valem-se de uma regra de ouro para plantas compactas: nada de móveis em excesso, grandalhões, com visual pesado ou no meio do caminho. O canto de jantar serve de exemplo: a mesa para quatro pessoas (0,70 x 1,30 m) resume-se ao tampo de vidro de 10 mm e à base em X.
Mesa
Sala Bella
Assentos
Cadeiras de acrílico (Sala Bella) e banco Bruma (Tok & Stok)
Planta personalizada

 (Ilustração Alice Campoy/Minha Casa)

º Livre da porta entre a cozinha e a sala (1), a circulação flui.
º A altura de Fabrício impôs mudanças na ala íntima. “Ele mede 2,02 m e não cabe em cama comum”, explica Ingrid. Mas o quarto não comportava um modelo tamanho queen e um armário para dois. O jeito foi fazer do banheiro da suíte um closet (2).
Bege e branco compõem a base, salpicada de acessórios coloridos

 (Levi Mendes Jr./Minha Casa)

º O painel branco de MDF, com aparador e prateleiras acopladas, tem múltiplas funções: esconde a fiação da TV, expõe objetos e ainda possibilita guardar controles remotos e DVDs nas gavetas de padrão amadeirado.
º Como o pé-direito de 2,40 m impossibilita o rebaixamento do teto, os moradores arremataram as paredes com molduras de gesso (linha Clean N200, da Gesso Art).
º Tinta acrílica bege (Algodão Egípcio, da Suvinil) cobre as divisórias da área social, enquanto o teto e as molduras ficaram brancos, o que dá a sensação de amplitude.

º O sofá é extensível e reclinável. Fechado, mede 0,95 m de profundidade, porém chega a 1,32 m quando aberto.
Sofá de chenile
Denver retrátil (2,20 x 0,95 x 0,90 m). Sala Bella
Painel com rack
Feito sob medida (1,30 x 1,80 m). Nova Design Estofados
Cortina
Holanda 134 (2,40 x 2,40 m), com varão. Casa Imperial
Piso laminado
Eucafloor Prime, cor Natural Nogueira, da Eucatex. Lucas Martin Decorações
Lambris e pintura são obra do pai

 (Levi Mendes Jr./Minha Casa)

º Quando o casal soube da gravidez, a reforma estava quase pronta – até o armário, projetado para o escritório, já havia sido instalado. No entanto, eles queriam uma atmosfera feminina para a filhota. “Orçamos mão de obra para executar o falso lambri, mas ficaria caro. Aí o Fabrício resolveu pesquisar como fazer e colocou a mão na massa”, conta Ingrid.
º Guarnições de poliuretano com 6 cm de altura (GR 054, da Melcor) dividem três paredes ao meio e dão acabamento ao painel branco na parte inferior. Para fazê-lo, o morador formou 12 retângulos de 42 x 80 cm (com intervalos de 10 cm), usando rodameios (RM 415) de 4 cm fixados na alvenaria. Ao todo, são 22 metros de réguas finas e 8 metros da mais larga, além de 1 kg de cola pastosa, também da Melcor.
º A faixa de cima recebeu tinta rosa (Sachê de Rosas, ref. C101, da Suvinil), e a inferior, branca. “Levei quatro noites na montagem e um sábado na pintura”, diz Fabrício.
º Mais um recurso para ganhar espaço: colocar uma porta corrediça.
Porta de correr
De cedro e frisada (0,82 x 2,10 m). Madel
O closet ocupa o lugar do banheiro

 (Levi Mendes Jr./Minha Casa)

º Só a janela metálica denuncia que o local das roupas já foi um banheiro. “Por ser uma abertura externa, não pudemos tirá-la. Mas é útil, pois areja o closet”, diz Ingrid.
º Assim como o restante da marcenaria planejada, o interior do closet foi fornecido pela Italínea: três cabideiros, quatro prateleiras, seis gavetas e três maleiros.

 (Levi Mendes Jr./Minha Casa)

º Um painel de MDF, parafusado na alvenaria, forma a cabeceira da cama box, consumindo apenas 14 mm do comprimento do quarto – produzido sob medida, o conjunto de 2,50 x 1,10 m inclui os criados-mudos soltos (54 x 45 x 45 cm ). Para completar, um tom mais forte e contrastante (Grão de Café, ref. D175, da Suvinil) tingiu a parede.
Marcenaria geral
Armários de cozinha, lavanderia, banheiro e quarto, cabeceira, criados-mudos e closet (interior), da Italínea. Eggo Planejados
Cama box
Eco life queen size (1,58 x 1,98 x 0,69 m). King Star
Enxoval
Da Ambience Essência, feito de percal, com dois porta-travesseiros e colcha padrão king (2,60 x 2,80 m). Pernambucanas
Luminárias
Modelo Lux in box, com base cromada e cúpula de plástico translúcido. Tok & Stok

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s