Apartamento pequeno: truques incríveis fazem render os 45 m²

Saem as paredes divisórias, entra uma marcenaria esperta - com direito a cama que se esconde dentro do armário

O apartamento com jeitão de loft tem tudo a ver com o estilo de vida do jovem proprietário. “Ele morou fora do país, onde o conceito é bem difundido. Então, buscou referências em suas viagens, em sites internacionais, e optou por espaços abertos e despojados”, conta Mariane Carneiro Cunha, designer de interiores do escritório Ah!Sim, responsável pela reforma e decoração do imóvel. Todas as alvenarias internas foram demolidas, mas ainda assim o rapaz tem total privacidade quando deseja, graças a portas retráteis que isolam o quarto do resto do apê. Já em dia de casa cheia, ou quando ele realiza alguma reunião de trabalho, basta abri-las completamente e guardar a cama dentro do guarda-roupa, transformando o ambiente em um amplo e agradável estúdio.
Estar sóbrio e acolhedor

 (Evelyn Müller/Minha Casa)

º A decoração é marcada por tons masculinos e urbanos, que dão o ar contemporâneo. “Mas a madeira aquece e faz o contraponto”, explica a designer de interiores.

 (Evelyn Müller/Minha Casa)

º O rack é uma peça curinga: dotado de rodinhas, pode ser usado por quem está assistindo à TV do sofá ou se virar para o quarto quando as portas se abrem.

º O grande armário de 65 cm de profundidade abriga os pertences do morador, inclusive a cama (padrão casal, da Camaflage. Cama Articulada.

 (Evelyn Müller/Minha Casa)

º O grande armário de 65 cm de profundidade abriga os pertences do morador, inclusive a cama (padrão casal, da Camaflage. Cama Articulada.

 (Evelyn Müller/Minha Casa)

º Um mecanismo de molas facilita o abre-fecha. “Soluções assim são comuns no exterior, onde a indústria de ferragens é bem desenvolvida, mas já há bons fornecedores por aqui”, afirma Mariane. Uma cinta de náilon segura os travesseiros e o enxoval.

Sofá
º Nogo cinza, dois lugares, de poliéster, com pés de alumínio. Tok&Stok
Integração na medida perfeita

 (Evelyn Müller/Minha Casa)

º Um painel ripado fixo tira da vista a área da lavanderia, acoplada à cozinha, mas sem perder a proposta de união de espaços. Como o jovem vive sozinho, uma mesa redonda e duas cadeiras são suficientes para compor seu canto de refeições.

 (Evelyn Müller/Minha Casa)

º Sem uma parede, foi preciso explorar ao máximo a cozinha com marcenaria. E os revestimentos também receberam atenção especial: “Para a frente dos armários, escolhemos um tom de verde, que é neutro e sóbrio, mas agrega um pouco de cor sem brigar com o restante do apartamento”, justifica Mariane. O acabamento dos módulos aéreos é vitrificado, conferindo mais leveza ao projeto. As ferragens cromadas e a geladeira de inox reforçam a proposta do clima moderninho.
Cadeiras
º Modelo Eames Woody com braço, de polipropileno e pés de madeira. Tok&Stok
Mesa
º Similar: Saarinen redonda, laqueada (1,07 x 0,73 m). Walmart
Quadro
º Arte de João Lelo (48 x 66 cm). Galeria de Gravura

Soluções eficientes

 (Ilustração Alice Campoy/Minha Casa)

º É possível isolar o dormitório ou integrá-lo ao restante do apê por meio de um sistema de portas de correr – há uma base fixa (1) e três folhas que deslizam sobre trilhos, se recolhendo atrás dessa base.
º O banheiro manteve todas as paredes de alvenaria e, do lado de fora, ainda foi possível encaixar um roupeiro (2).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s