Apê de 64 m² perfeito para família de quatro pessoas

Conheça os truques da decoração inteligente que fez o espaço render neste apartamento planejado para uma família

A planta baixa já ajuda: bem resolvida, ela configura uma distribuição esperta dos ambientes. O complemento veio com a decoração elegante, repleta de espelhos e de tons claros. Essa fórmula, quando bem aplicada, faz os espaços parecerem maiores do que realmente são. Além desses recursos, a arquiteta Renata Cáfaro, de São Paulo, conta como fez uso de cada cantinho do projeto. “Vale a pena investir em marcenaria planejada. Ela é fundamental para o máximo aproveitamento da área”, ensina.
Pendente de fibra natural
Combinado ao lambri de madeira, dá um toque rústico ao espaço de refeições com cinco lugares. Etna
Mesa de jantar
Feita sob medida, com tampo de 1,50 x 0,90 m. Vidros Serv LC
Cadeiras de alumínio
O modelo Bertoia é um clássico do design. Inkasa
Sofá de dois lugares
Este mede 2,10 x 0,90 m. Inkasa
Abajur de madeira
O desenho diferente da base faz a peça sobressair no ambiente. Etna
Pufes coloridos
São de couro ecológico. Se preferir, forre-os com capas do mesmo tecido da cortina. Tok & Stok
Tapete de sisal
Resistente e durável, tem 2,20 x 2,45 m. Naturali
Boas ideias em 64 metros quadrados

(Ilustração Alice Campoy/Minha Casa)

• Repare no corredor (1) que leva ao quarto do casal: ali foram instalados os armários, sacada que garantiu espaço extra no cômodo. As portas de correr revestidas de espelho diminuem a sensação de estreiteza da área.

(André Godoy/Minha Casa)

• A varanda com churrasqueira (2), perfeita para receber os amigos, é o diferencial da planta, com dois quartos e dois banheiros. Mesa e cadeiras do Depósito Santa Fé, gabinete e prateleiras da Marcenaria Beldan.
Sala pequena, mas muito funcional

(André Godoy/Minha Casa)

• A peça curinga do estar é o rack laqueado, que ocupa a parede de ponta a ponta. Prateleiras centrais acomodam eletrônicos, como o DVD. Já os cantos vazados acolhem os dois pufes quando fora de uso. Por sinal, esse tipo de assento é ótimo: pode atuar como mesa de centro e apoio para os pés.
• A transparência do vidro é outra aliada em ambientes compactos. Aqui, esse material aparece na mesa da sala de jantar e no tampo da mesa lateral.

• Previna escorregões: escolha um tapete com a parte inferior emborrachada. E, de preferência, coloque os móveis completamente sobre ele – fica mais elegante.
• Personalize a decoração com pontos de cor, que aquecem na medida certa. Mas cuidado para não abusar deles e comprometer o equilíbrio do conjunto.
Suíte iluminada e com closet

(André Godoy/Minha Casa)

• No quarto de casal, os tons claros predominam: estão presentes nas paredes (Suvinil, ref. A 165), na cabeceira forrada de suede cru e no enxoval (Serra Decorações), enquanto o branco puro aparece em detalhes como objetos, teto e rodapé. “De laca, o rodapé alto, de 20 cm, dá um ar chique à decoração. Repito a dose no rodateto”, explica a arquiteta.
• A parede oposta à janela exibe um grande espelho, que reflete a claridade natural e duplica o espaço. “Optei por rebaixar 15 cm do forro com gesso para embutir a iluminação”, comenta Renata. “Ainda assim, o pé-direito ficou com confortáveis 2,50 m.”
• A madeira traz cor na poltrona, nas mesas de cabeceira, no painel da TV e no apoio de quadros. Essa última solução permite variar a decoração: se enjoar das telas, é só mudar a disposição ou trocá-las por outras fotos.
Poltrona
Próxima ao closet, a peça oferece assento na hora de vestir. Inkasa
Luminária de chão
Associada à poltrona, ela forma um canto de leitura. Etna
Painel de TV e suporte para quadros
O primeiro fica suspenso e é revestido de folheado de goiabão. Marcenaria Beldan
Armários planejados
Com 2,50 m de largura e 70 cm de profundidade, eles têm portas de correr. Todeschini Taha
Cortina de voal
Fica em um trilho fixado no teto e oculto por um bandô.Levemente franzida, ela se prolonga até o chão, solução para o ambiente parecer mais alto. Serra Decorações
Sala de banho bem pensada

(André Godoy/Minha Casa)

• As medidas enxutas de 1,50 x 2,40 m não foram empecilho para que o resultado ficasse bonito e prático. “Sob a bancada de mármore espírito santo [Di Roma], desenhei um gabinete com uma porta basculante e uma prateleira inferior”, conta Renata.
• O toalheiro fixo na parede é outra sacada que economiza centímetros. Sua execução foi encomendada à Marcenaria Beldan.
• Pastilhas de vidro 5 x 5 cm (Glass Mosaic) forram o interior do boxe. “Não recomendo esse revestimento no piso, já que ele pode se soltar”, diz a arquiteta. Louças da Deca e boxe de vidro da Vidros Serv LC.
Para garotas românticas

(André Godoy/Minha Casa)

• Rosa e verde são os tons que enchem de graça o quarto planejado para duas meninas. Eles tingem cortina e roupa de cama e compõem um delicado xadrez no papel de parede (Kaelio).
• O segredo para aproveitar o espaço de 3 x 2,40 m está na distribuição dos móveis: em vez do modelo tradicional de beliche, as camas se sobrepõem na perpendicular. Desse modo, acomodou-se uma escrivaninha sob a estrutura elevada, abrindo área para brincadeiras no centro.
• “A cortina romana se limita a cobrir a janela. É mais um truque para ambientes enxutos”, fala Renata.
Beliche
O desenho sob medida precisa ser encomendado. Marcenaria Beldan
Bancada com nichos
As aberturas no móvel tornam a peça ainda mais prática. Marcenaria Beldan
Colchões de solteiro
Estes são da loja virtual. Colshop
Enxoval completo
A arquiteta escolheu a dedo os padrões dos tecidos. Serra Decorações
Cortina romana
É do tipo que abre para cima. Serra Decorações
Armário planejado
Com portas de correr, mede 2,40 m de largura e 60 cm de profundidade. Todeschini Taha
Cozinha com visual branco

(André Godoy/Minha Casa)

• Piso (Nórdico Snow, 32 x 32 cm, da Incepa), armários e eletrodomésticos exibem tom branco, que contrasta com detalhes escuros, caso da bancada de granito preto-são-gabriel (Di Roma). Assim, a luz natural se multiplica na área, fazendo-a crescer visualmente.
• O escorredor de pratos suspenso (Etna) ocupa menos espaço na bancada e expõe os itens de um jeito simpático.
• Uma divisória de vidro incolor com 60 cm de largura (Vidros Serv LC) recebeu adesivo que simula o efeito jateado, disfarçando a presença da lavanderia.
• Em frente aos armários planejados (Todeschini Taha), há uma bancada de madeira com duas banquetas para refeições.
Banheiro social clean

(André Godoy/Minha Casa)

• Por funcionar também como lavabo, o ambiente exibe cores neutras. Pastilhas azuis de vidro (2 x 2 cm, Glass Mosaic) cobrem metade da parede e não se limitam à área molhada.
• O espelho sobre o gabinete preenche a extensão da parede até o boxe. O nicho de madeira com prateleira de vidro pode reunir perfumes e outros objetos.
Espelho
Mede 1,70 x 1,40 m. Vidros Serv LC
Boxe de vidro
É uma folha fixa de 1,20 x 1,90 m. Vidros Serv LC
Gabinete e nicho
Ao fechar o pacote de marcenaria com um único fornecedor, a negociação de valores e pagamento é facilitada. Marcenaria Beldan

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s