Com projeto personalizado, apê de 95 m² exibe cores suaves

Em sua primeira morada, a arquiteta Andrea Pontes fez questão de espaços confortáveis, tons acolhedores e acabamentos elegantes

Antes de uma temporada de estudos em Milão, na Itália, Andrea pôs-se em busca de seu apartamento de estreia. Na zona oeste de São Paulo, encontrou um imóvel em construção que cabia no orçamento e, o melhor, dispunha de generosos noventa e cinco metros quadrados. Só não curtiu a planta, muito recortada para quem vive sozinha: o que a arquiteta queria era uma sala ampla para receber amigos, oferecer jantares e assistir TV. Quando soube que a construtora oferecia um layout alternativo, na medida de seus desejos, fechou negócio. E tudo saiu como esperava: as chaves foram entregues 15 meses depois, assim que a proprietária voltou de viagem.

 (Eduardo Raimondi/Minha Casa)

Personalização antes da entrega

 (Ilustração Alice Campoy/Minha Casa)

• Gostou de um apartamento, mas preferiria poder fazer alguns ajustes na planta? Há construtoras que oferecem essa opção. Andrea aproveitou a possibilidade ao comprar o imóvel da Gafisa. “Como escolhi uma entre as alternativas propostas pela empresa, não houve custo adicional”, conta a moradora.

• Bastou incorporar um dormitório e o quarto de empregada à sala para deixá-la com a metragem ao gosto da arquiteta: trinta e seis metros quadrados e cinquenta. O toque final foi converter em lavabo o banheirinho, que originalmente atendia aos ambientes de serviço.

Jantar e estar com home theater foram planejados, enquanto o cantinho zen nasceu por acaso, em um encontro de amigos

 (Eduardo Raimondi/Minha Casa)

• A sala tem espaço para ver TV, área de relaxamento e mesa de jantar com seis lugares. Tudo sem aperto!

 (Eduardo Raimondi/Minha Casa)

• Do bege-claro ao chocolate, os matizes evocam aconchego.

• Andrea adora viajar e, enquanto passeia, aproveita para garimpar itens de decoração. É o caso do tapete de couro natural quadriculado, arrematado em Buenos Aires: “Foi um achado! Era justamente o que faltava no home theater e estava muito barato”, lembra a moradora, que pagou o equivalente a R$ 420 pela peça.

 (Eduardo Raimondi/Minha Casa)

• O trecho do living perto da varanda não tinha vocação definida. Até que uma noite, após o jantar, os convidados inspiraram Andrea: “Eles se reuniram justamente ali, sentados no chão. Resolvi investir nessa ideia”, conta a moça, que montou o espaço zen, com futons sobre deques.

Mesas de centro

Modelo Oca Nogueira (45 x 45 x 22,5 cm*). Etna

Quadro

O pôster que retrata Praga, capital da República Checa, veio de uma visita à cidade. A moldura é da Arte Própria Molduras

Revestimento em alto-relevo

Mosaico branco MT 003, de resina à base de pó de mármore e garrafas pet. Differenza (placas de 29 x 29 cm)

Cadeiras

Da linha Betsy High, forradas de algodão e com estrutura de tauari. Tok & Stok

Obra de arte

Trabalho do artista plástico Lobo Pop Art, o pôster de Marilyn Monroe foi presente de um cliente. Para enquadrá-lo, Andrea gastou R$ 218 na Arte Própria Molduras

Porta-vinhos

Acomoda seis garrafas. Ketesi Ferragens

Piso laminado

O Durafloor Studio (Duratex), na cor Nogueira Marbela, cobre todas as áreas secas do apartamento. FC Pisos

Rodapé

É de MDF e tem 15 cm de altura o Moulding Essencial E-1 na cor branco polar (Duratex). FC Pisos

Praticidade na lavanderia e charme na cozinha, com pastilhas e equipamentos modernos

 (Eduardo Raimondi/Minha Casa)

• Dispostos em L, os móveis planejados se valem de cada centímetro da área de serviço de quatro metros quadrados.

• Entre os armários, há uma bancada para passar roupas. Logo acima, a barra de inox organiza as peças já prontas.

• Para tornar invisíveis as tubulações da coifa e do aquecedor a gás, o teto foi rebaixado com gesso. A medida dificultou a fixação do varal, mas não a impediu: bastou fazer um reforço estrutural de madeira no forro.

• Para aproveitar melhor a área, a moradora tirou a porta que separava

Lavanderia e cozinha

 (Eduardo Raimondi/Minha Casa)

• Fixado com mãos-francesas, o tampo de MDF virou uma prática mesinha, coberta de laminado melamínico na cor Vintage, que imita madeira rústica.

 (Eduardo Raimondi/Minha Casa)

• A clássica dupla preto e branco não estava nos planos: a ideia era apimentar as paredes com pastilhas de vidro vermelhas. Mas foi só Andrea bater os olhos nas pastilhas cerâmicas pretas Bico de Jaca, assinadas pelo designer Marcelo Rosenbaum, para reformular o projeto.

Banquetas

Modelo Bombo. Ferragens Floresta

Pastilhas

Padrão Bico de Jaca (ref. JB1622), com 5 x 5 cm, da Jatobá. C&C

Coifa de inox

Da Tramontina. Fast Shop

Cooktop

Modelo GC75G, com cinco bocas e mesa de vidro, da Electrolux. Fast Shop

Pinguins decorativos

Tok & Stok

Um lavabo só para as visitas

 (Eduardo Raimondi/Minha Casa)

• Ele não integrava a planta original. Para tê-lo, a moradora fechou a passagem do banheiro de empregada para a lavanderia e abriu outra para a sala. “Não tenho empregada e gosto de receber amigos. Com essa mudança, quando eles vêm me visitar, não precisam usar o banheiro dos quartos.”

• Como a metragem é extremamente reduzida – apenas 1,80 m² -, não havia espaço para armários ou itens decorativos. Assim, o que sobressai é a bela bancada de mármore crema marfil polido.

• A construtora ofereceu um pacote de revestimentos nobres para a cozinha e os banheiros. Do combo escolhido por Andrea fazia parte o mármore do lavabo.

Lavadora/secadora

A LG Prime WD1403RD reúne as duas funções. Tem 8,5 kg de capacidade. Fast Shop

Cesto de roupas

De vime pintado de branco, veio de uma feira livre

Marcenaria

Além dos armários da lavanderia, inclui módulos e mesa da cozinha, guarda-roupa, criado-mudo, cabeceira e gabinete de banheiro. De MDF revestido de laminado melamínico. Dell Anno

Branco básico, drywall na cabeceira e marcenaria inteligente resolvem a decoração na suíte principal

• Além de gostar do visual clean, Andrea queria fazer o quarto parecer maior. Dois motivos mais do que suficientes para apostar na monocromia. O branco predomina nas paredes, nos móveis e até na roupa de cama.

 (Eduardo Raimondi/Minha Casa)

• Antes de instalar a cabeceira e o criado-mudo suspenso, fez-se uma meia-parede de drywall (gesso acartonado), na qual ambos foram parafusados. Com 15 cm de profundidade, a estrutura serve de apoio para mimos, como a releitura do Davi, de Michelangelo, presente da irmã.  GKF Gesso.

• A base neutra pedia pelo menos um item mais chamativo e Andrea aproveitou a deixa para investir em um objeto de desejo: o lustre italiano preto com cristais. “Foi a peça de decoração mais cara da casa, mas criou um efeito incrível.

• Pequenos truques fizeram o espaço render, como optar por uma luminária de leitura fixa na parede e ter criado-mudo somente em um dos lados da cama.

• O ponto da antena de TV era justamente onde o armário cairia como uma luva. A saída foi tirar vantagem do que parecia ser um problema e planejar a marcenaria sob medida para abrigar o aparelho. Quando as portas de correr estão fechadas, a televisão fica oculta por inteiro.

• A última porta do guarda-roupa é reservada exclusivamente aos sapatos. Caixas de acrílico respondem pela organização dos pares.

 (Eduardo Raimondi/Minha Casa)

• Nichos de vidro (42 x 10 x 30 cm), fixados no espelho com cola UV, acomodam itens de higiene e cosméticos, dando apoio ao gabinete.

Pendente

Bola Preto 10L, com cristais, da Mantra. Usa lâmpadas halógenas bipino. Yamamura

Foto de Nova York

Tem 80 x 38 cm. Arte Própria Molduras

Almofadas

Rosas de organza enfeitam a Classics. MMartan

Porta-travesseiros

Duas peças com arabescos fazem parte do jogo Essencial Casa Moysés, que inclui uma colcha. De algodão egípcio 250 fios. MMartan

Caixas de acrílico

Elas medem 18 x 28 x 12 cm, tamanho certo para guardar calçados femininos. Show Loja

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s