Decoração para apartamento pequeno: reforma sem quebra-quebra

Lar de um jovem casal com duas filhas gêmeas, de 8 anos, este apê de 45m² passou por uma reformulação total. Marcenaria planejada é o trunfo do projeto

Que uma ou duas pessoas possam viver com conforto em um imóvel compacto, tudo bem, mas e quatro? Será que dá para atender as necessidades da família toda em menos de 50 m²? Este projeto paulistano, assinado por Marcy Ricciardi, prova que sim! O segredo é planejar os espaços pensando em organização – sem a qual a rotina fica cansativa – mas levando em conta também o visual, já que nosso humor é diretamente influenciado pelo ambiente ao redor. “Os moradores são muito unidos e transformam tudo em festa. Criei, então, um cenário para que eles possam celebrar”, resume a arquiteta.
Ideias fora da caixa

 (Alessandro Guimarães/Divulgação)

º Quem dá as boas-vindas são as ousadas pinceladas de Uva Nebbiolo (ref. E092) e Brisa da Montanha (ref. D060), da Suvinil.

 (Alessandro Guimarães/Divulgação)

º Com uma peça de ferro pintada de dourado e uma fita de LED, a arquiteta criou a charmosa luminária fixada na parede roxa.
º Outra criação exclusiva é a estante suspensa, que mescla nichos de ferro, cubos de madeira e recortes triangulares de acrílico laranja.
º Móveis de design não poderiam faltar, como o rack Lyn e as cadeiras Eames (Tok&Stok).
Mix de sabores suaves
º Para equilibrar o projeto, Marcy optou por deixar a cozinha o mais clean possível, com armários (Significa Marcenaria Moderna) e revestimentos em tons claros e naturais.

 (Alessandro Guimarães/Divulgação)

º Um porcelanato que imita cimento queimado (Elegant Gray, 45 x 45 cm, da Eliane. Bertolaccini) cobre o piso e boa parte das paredes dando a sensação de continuidade e amplitude.

 (Alessandro Guimarães/Divulgação)

º A opção para a pia foi mandar fazer uma bancada de ardósia polida e impermeabilizada (Geogran Mármores).
º De linhas leves, a peça de marcenaria forma a bancada para refeições rápidas e uma estante com prateleiras, que pode receber vasinhos de temperos frescos.
Centímetros preciosos
º Não foi preciso derrubar paredes para otimizar a metragem do apartamento. O truque foi apostar na marcenaria, essencial principalmente no quarto das crianças, que ganhou uma escrivaninha sob uma cama suspensa (1).

 (Ilustração Alice Campoy/Minha Casa)

º No recanto do casal, o banco ao pé do leito (2) é também um baú que acomoda roupas de cama e dá uma força na organização.
Recantos bem planejados

 (Alessandro Guimarães/Divulgação)

º Desenhar o quarto das meninas foi como montar um quebra-cabeças: era preciso encaixar guarda-roupa para duas crianças, além de espaços para dormir, brincar e estudar, em apenas 8 m². “A grande sacada foi a posição das camas desencontradas, sendo uma baixa e uma alta”, entrega a arquiteta, que desenhou todos os móveis do ambiente (Significa Marcenaria Moderna).

 (Alessandro Guimarães/Divulgação)

º No dormitório dos pais, os itens que roubam a cena são a cabeceira com criados-mudos acoplados, o guarda-roupa com portas de correr espelhadas e o papel de parede geométrico (Lilás Decorações).

 (Alessandro Guimarães/Divulgação)

º A praticidade deu as cartas no único banheiro do apê. Para a bancada, a escolha foi o granito cinza absoluto e, para o piso, um porcelanato com jeitão de patchwork (Ladrilho Cimento, de 30 x60 cm, com acabamento acetinado, da Eliane. C&C).
º O resultado superou as expectativas dos moradores, garante Marcy. A receita do sucesso, ela tem na ponta da língua: “Misturar design moderno e cores diferentes, sempre fugindo do trivial”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s