Iluminação e acabamentos produzem clima acolhedor em apê de 58 m²

Nenhum ambiente do apartamento escapou do quebra-quebra que removeu os acabamentos originais e os substituiu por outros, mais modernos e elegantes

O imóvel comprado na planta foi entregue com revestimentos básicos: azulejos nas paredes molhadas e cerâmica no piso. Nada que agradasse a proprietária, a médica carioca Gisele Mattioli, por isso a ordem foi trocar tudo. Para vestir cada cômodo novamente, entraram em cena as arquitetas Elise e Evelyn Drummond. “Pintura branca, peças simples e poucos pontos de luz deixavam os espaços frios”, conta Elise. A situação foi revertida em dois meses de trabalho, com a introdução de muita madeira, espelhos, papel de parede, pinceladas de tinta e um bom projeto luminotécnico.
Acabamentos e iluminação produzem clima intimista e acolhedor
º A madeira, ora no tom natural, ora pintada de branco, aquece a decoração: está no rack, no painel da TV e no laminado que recobre a alvenaria.

(Tomás Rangel (RJ)/Minha Casa)

º Luminárias e lâmpadas com diferentes efeitos de luz enriquecem o projeto. No estar, uma charmosa peça articulável sobressai no canto do estofado, enquanto dicroicas pontuam o forro. “Na passagem para a área de refeições, rasgos no gesso abrigam fluorescentes, oferecendo iluminação indireta confortável”, diz Evelyn. Sobre a mesa de jantar, a luz direta vem de um pendente. Dicroicas destacam a parede coberta de revestimento cimentício, que dá volume à superfície, dispensando ornamentos.
Sofá de suede
Charlinger (2,25 x 0,90 x 0,85 m*). Breton Actual
Mesa lateral
Saarinen, de madeira. Breton Actual
Marcenaria
Laminado, painel, mesa, bufê e rack. Marcenaria DS Móveis
Cadeiras
Inside, revestidas de linho. Breton Actual
Parede do jantar
Da linha Boutique, da Rerthy, revestimento cimentício Anita (11,5 x 23 cm). Shopping Frei Caneca
Minicopa e supercozinha dividem a área comprida de 6 m²

(Tomás Rangel (RJ)/Minha Casa)

º Por morar só, a médica pediu um local de refeições na cozinha. Mas o ambiente estreito e espremido entre a lavanderia e o lavabo não ajudava muito. A ideia foi revestir de laminado de freijó a porta do banheiro e o canto onde ele fica – ali as arquitetas fixaram o nicho do micro-ondas e uma bancadinha.
º A porta camuflada recebeu prateleiras e puxadores, que apoiam relógio, livros e revistas. Para dispensar a maçaneta, foi instalado um sistema chamado de fecho-toque, que permite a abertura quando a superfície é pressionada.

(Tomás Rangel (RJ)/Minha Casa)

º Em formato de corredor, a cozinha tem apenas uma de suas paredes ocupada de ponta a ponta por armários, pia e equipamentos. O lado oposto ficou livre, oferecendo uma circulação confortável, de 92 cm de largura.
º Para aproveitar melhor o espaço, a marcenaria planejada inclui um nicho para fogão embutido.
º Assim como na sala – onde comparece atrás do sofá e do bufê -, uma placa de espelho é o truque para ganhar amplidão aqui: o material reveste a área acima da bancada.
º Pastilhas de vidro pretas contrastam com os armários brancos. A fim de reduzir gastos, as pecinhas de 2,5 x 2,5 cm só foram aplicadas atrás do fogão e no contorno do espelho e dos módulos.

(Tomás Rangel (RJ)/Minha Casa)

º A lavanderia, aberta para a cozinha, deixa entrar a claridade. Para esconder o varal, foi aplicado um adesivo translúcido no vidro que divide os ambientes.
Laminado de freijó
Usado em paredes, nicho do micro-ondas e bancada. Marcenaria DS Móveis
Armários
Com laminado branco e vidro. Dell Anno
Bancada
De granito preto são gabriel, no tamanho 1,45 x 0,68 m. MGR Marmoraria
Espelho
Mede 1,54 x 0,55 m. Vidraçaria Rio Paiva

Pastilhas de vidro
Da Colortil, cor CM66. Mosaico Azulejos
Quadro de recados
Pinguim de geladeira (38 x 50 cm). Imaginarium
Fogão
Modelo BY750BB, da Brastemp, linha Ative!, com quatro bocas. Fast Shop
Coifa de parede
BAI60AR, de aço inox, com 60 cm de largura, da Brastemp. Lojas Colombo
O terraço gourmet tem visual mais rústico, ideal para descansar
º Em fachada de prédio não se mexe! Logo, os tijolinhos aparentes originais do projeto permaneceram na varanda, onde Gisele gosta de relaxar e receber os amigos. Para reforçar o estilo rústico do espaço, as arquitetas sugeriram móveis de mad

(Tomás Rangel (RJ)/Minha Casa)

eira e ferro. “Procuramos levar um pouco da calmaria das casas do interior para a agitada Barra da Tijuca”, comenta Elise.
º Repare que o piso de porcelanato da área externa se repete em todo o apartamento. As profissionais optaram por esse recurso de modo a proporcionar unidade aos ambientes.
Mobiliário
Feitas de madeira e ferro, a mesa (60 cm de diâmetro) e as duas cadeiras são um conjunto. Sensi Design
Lanterna metálica
Tem 50 cm de altura. Sensi Design
Porcelanato
Modelo Metrópole SGR, de 45 x 45 cm, da Portinari. C&C
Modificações não alteraram a planta

(Ilustração Alice Campoy/Minha Casa)

º A disposição dos cômodos se manteve. Algumas portas foram substituídas por modelos de correr para poupar o espaço demandado pela abertura. É o caso da esquadria da cozinha (1), que libera uma circulação de 1,10 m de largura.
º Atendendo aos desejos da moradora, Elise e Evelyn programaram um pequeno closet (2) para o intevalo entre o dormitório e o banheiro dela. O compartimento, isolado por uma porta de correr, tem divisões internas de MDF. Externamente, na face voltada para o quarto, é revestido de papel de parede, assim como as demais superfícies do ambiente.
Banheiro: branquinho e requintado!

(Tomás Rangel (RJ)/Minha Casa)

º O destaque vai para a bancada com frontão, feita de marmoglass. “O material é liso e brilhante, além de ser resistente”, diz Evelyn.
Bancada
Mede 1,20 x 0,58 x 0,15 m e leva frontão de 32 cm de altura. MGR Marmoraria
Misturador
Duna, da Deca. C&C
Cuba de apoio
Modelo L106 (55 x 27 x 13,5 cm), da Deca. C&C
Com a reforma, a moradora conquistou um closet na suíte
º As divisórias do quarto expõem duas padronagens de papel de parede: a superfície com função de cabeceira tem visual de fulgê, e as demais, de linho.

(Tomás Rangel (RJ)/Minha Casa)

º Placas de espelho completam o trecho superior da parede da cama. “Essa solução não só traz amplitude a áreas pequenas como também nos permitiu usar menos revestimento e economizar”, destaca Evelyn. O suporte para as placas é um painel de MDF, afastado 8 cm da alvenaria. “Nesse vão, fixamos uma mangueira de luz, mas pode-se usar fita de LED”, ensina.

(Tomás Rangel (RJ)/Minha Casa)

º Um closet planejado nasceu entre o quarto e o acesso ao banheiro. Para distribuir o espaço adequadamente entre cabideiros, gavetas, nichos e sapateira, as profissionais se aprofundaram nos hábitos e no guarda-roupa da cliente: ºA Gisele é bem alta e dona de vários vestidos longos, por isso separamos um canto para as peças compridas. E ela ainda nos avisou de sua preferência por cabideiros a gavetas”, lembra Evelyn.
º Caixas e cestos ajudam na organização. “Como no Rio faz pouco frio, roupas de inverno vão para dentro deles”, explica Elise. Gavetas com a frente de acrílico transparente levam praticidade ao dia a dia, já que é possível saber o que há nelas sem ter de abri-las.
º Embutidas no forro, lâmpadas dicroicas clareiam o quarto. Já na entrada do closet, a luz vem de um rasgo com uma fluorescente amarela. Dentro do compartimento, um sensor de presença responde pelo acionamento das halógenas, variedade ideal para essa área por oferecer boa reprodução de cores.
Papéis de parede
Na cabeceira: Mica, da Omexco (By Floor). No restante: Línea N, da Limonta Wall (Ciça Braga, rolo de 10 x 0,53 m)
Marcenaria
Painel espelhado (2,30 x 0,90 m), criados-mudos (45 x 45 x 50 cm) e closet. Marcenaria DS Móveis
Cama box
Conjunto tamanho casal, com colchão Pocket light saúde spring, da Ortobom. Americanas.com

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s