Projeto de apartamento aposta em elementos neutros e elegantes

Entregue pela construtora apenas com acabamentos básicos, este apê de 66 m² ficou ainda melhor com um projeto personalizado

Nada nesta história saiu do script: prestes a se casar, o jovem casal de moradores conquistou seu imóvel de estreia, zerinho-quilômetro. Antes da mudança, no entanto, fizeram questão de deixar o primeiro lar na medida exata de seus desejos, por isso buscaram a ajuda da arquiteta Marina Barotti, de São Bernardo do Campo, SP. “O desejo deles era fazer uma reforma econômica, mas transformadora, já que tudo ali era neutro e básico demais. Por isso, o maior desafio foi eleger quais seriam as peças-chave de cada ambiente e reservar a maior fatia do orçamento para elas”, conta a profissional. Outro pedido atendido – graças à marcenaria – foi conseguir espaço para guardar todos os pertences do casal e, assim, manter a casa sempre em ordem.
Cozinha americana é top!

 (Henrique Ribeiro/Divulgação)

º Quanto menos divisórias, menor é a sensação de aperto: a arquiteta se valeu dessa lógica ao optar por não ter nenhum tipo de fronteira entre as alas de serviço e social.

º Na cozinha, não sobrou pedra sobre pedra: bancada, cuba, pia e torneira entregues pela construtora foram removidas, dando lugar a versões mais sofisticadas, como o tampo de quartzo (padrão Diamond White, da Emporio Stone), que se estende até a lavanderia, reforçando a continuidade visual entre esses ambientes.
º Laminado amadeirado no padrão Noce Amendola (Duratex) e vidro do tipo reflecta prata cobrem os armários, enquanto o laminado branco dá leveza à mesa de refeições.

 (Henrique Ribeiro/Divulgação)

º Pitadas de cor ficam por conta das cadeiras estampadas e da faixa de azulejos decorados (Azulejaria Brasil) sobre a pia.
Passagens repensadas
º A retirada de uma divisória de vidro (1) e o aumento do vão entre cozinha e sala (2) deram amplitude à ala de serviço, de 7,7 m².

 (Ilustração Alice Campoy/Minha Casa)

º Para que o setor íntimo ganhasse privacidade, o corredor de acesso aos quartos recebeu uma porta (3).
º Na suíte, a troca da esquadria comum por um modelo de correr liberou a entrada do banheiro.
Visual clássico atualizado

 (Henrique Ribeiro/Divulgação)

º Os móveis planejados (Marcenaria Arte em Móveis), também dão as cartas na sala, seguindo os mesmos acabamentos da cozinha.

 (Henrique Ribeiro/Divulgação)

º O espaço que normalmente abrigaria uma mesa de jantar foge do óbvio: “Criamos uma espécie de canto alemão, ou seja, uma área de convivência com bancos em L encostados na parede, perfeita para receber visitas. Uma mesa grande não teria tanta utilidade aqui, uma vez que a bancada de refeições de dois lugares já é suficiente para o casal”, conta Marina. Grandes espelhos e molduras de madeira dão o arremate.

 (Henrique Ribeiro/Divulgação)

º O piso de porcelanato marca presença em toda a área de serviço e social do apê, mantendo a unidade visual e favorecendo uma atmosfera clean e iluminada. Somente nos quartos a opção recaiu sobre o laminado com aparência de madeira, quente e acolhedor.
Cores frias, efeito quente

 (Henrique Ribeiro/Divulgação)

º O banheiro da suíte foi entregue pronto pela construtora, porém ganhou detalhes pensados para ser valorizado, como as faixase o nicho de pastilhas de vidro artesanais (Vidrotil), o espelho generoso (1,48 x 1,06 m) e o boxe de vidro.

 (Henrique Ribeiro/Divulgação)

º No quarto, se repete a estratégia de compor uma base neutra e, depois, incluir pitadas de azul e verde. “Para mim, o ponto alto do projeto é justamente o uso das cores, que deixou o apê supercharmoso e muito convidativo”, avalia Marina. O excesso de branco resultaria em uma sensação de frieza, por isso a arquiteta abusou de acabamentos que vão do off-white ao bege mais escuro.

 (Henrique Ribeiro/Divulgação)

º A fim de guardar todos os pertences dos moradores, a marcenaria não poderia faltar: “O dormitório é rico em armários, inclusive em cima da cama”, ressalta a arquiteta.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s