Tudo foi escolhido a dedo na decoração do apartamento de 72 m²

O prazer ao decorar o apê onde vive com o marido, em Recife, levou a ex-estudante de administração a trocar de carreira e virar designer de interiores

A pernambucana Gabriela Alencar sempre gostou de assuntos ligados à casa. Por isso, quando ficou noiva do bancário André Alencar, decidiu que ela mesma cuidaria da decoração do novo lar. Durante os preparativos para a união, ambos se encantaram por um prédio, próximo à casa da mãe dele, recém-entregue pela construtora. Movidos pela curiosidade, pediram informações e descobriram que poderiam comprar uma das unidades de setenta e dois metros quadrados ainda disponíveis. Não pensaram duas vezes! Os presentes de casamento foram grandes aliados para montar os ambientes, a exemplo dos móveis da sala, colocados em lista de lojas e dados por parentes e amigos. Pronto após dois anos, o apartamento acabou integrando o portfólio de Gabriela, que hoje se dedica a projetar para clientes. “Foi a melhor decisão que eu poderia tomar!”

Com o mobiliário branco, a cor mora em paredes e complementos

º A designer queria um contraste discreto entre paredes e móveis. E desejava mais de uma nuance na sala. Assim, o L entre o estar e o jantar ganhou a cor Canoa Quebrada (ref. D170), e as outras divisórias, Chão Batido (ref. B371), da Suvinil. “Hamonizei tom sobre tom.”

 (Leo Caldas (PE)/Minha Casa)

º Os móveis são, em sua maioria, de couro sintético branco, metal cromado e vidro – mas a mesa de jantar recebeu cadeiras coloridas.
º Fotos de momentos especiais aparecem no corredor. “Acomodei os quadros acima e abaixo de duas linhas imaginárias”, diz a moça.
º Na parede do sofá, uma calha de madeira branca apoia pôsteres. Para completar o clima de acolhimento, a moradora incluiu uma cortina (2,50 x 3 m) feita pela própria mãe.
Mesa de jantar
Pilot (1,62 x 0,75 x 0,88 m). Tok & Stok
Cadeiras
Veneza, estampadas. Milênio Móveis
Sofá
Gio Bis (1,98 x 0,83 x 0,63 m). Tok & Stok
Tecido da cortina
Xantungue branco. Espaço Casa
Poltronas
Stern Bis. Tok & Stok
Mesa lateral
O modelo Galáxia tem 42 cm de diâmetro e 52,5 cm de altura). Tok & Stok
Parede de canjiquinha
São 2 m² de pedra bahia filetada. Calil Revest
Porta de correr
De vidro jateado (2,15 x 0,85 m), com ferragens de inox. Vitrieh
Os revestimentos frios amenizam o calor

 (Leo Caldas (PE)/Minha Casa)

º Uma porta de correr de vidro jateado isola a cozinha do jantar.

º Todo o piso e também as paredes dos ambientes úmidos levavam cerâmica, que foi substituída por porcelanato. “Esse revestimento deixa o ambiente mais fresco, uma bênção no calor de Recife”, atesta Gabriela. A mudança foi barata, já que a loja estava liquidando peças de 40 x 40 cm que sairiam de linha: “Arrematei um lote por R$ 24,90 o m2, uma pechincha na época”. A casa tem sempre um toque primaveril. “Gosto de flores naturais como complemento da decoração – elas trazem vida!”, diz a moradora, que faz questão de trocá-las semanalmente.

 (Leo Caldas (PE)/Minha Casa)

º O corredor termina no lavabo, onde uma singela leiteira de vidro é o suporte ideal para as flores do campo em tom lavanda.
Torneira
Modelo 386306, da Docol. C&C

Um só estilo na cozinha e na lavanderia

 (Leo Caldas (PE)/Minha Casa)

º Os armários preenchem as paredes laterais, aproveitando o formato alongado da cozinha. De granito preto são marcos, a bancada se repete na área de serviço.

 (Leo Caldas (PE)/Minha Casa)

º Ao lado da geladeira, há um espaço multiúso, onde o casal prepara seu café e faz refeições rápidas. A mesa de granito ainda serve como área de apoio na hora de cozinhar.
Armários
Nove módulos de MDF com laminado branco e puxadores metálicos. Notabile Dell Anno

Banquetas
Pop 70. Tok & Stok
Tampos
Bancadas da pia (1,35 x 0,52 m) e da lavanderia (60 x 53 cm), além de mesa auxiliar (1,10 x 0,49 m). Marmoraria Brasil
Adesivo pinguim
Meu Adesivo

72 m² bem distribuídos

 (Ilustração Alice Campoy/Minha Casa)

º A única mudança no layout original do apartamento foi a transformação do quarto de empregada em closet, criando uma passagem para a suíte. A porta que dava para a área de serviço foi fechada.
Duas estampas discretas cobrem a superfície atrás da cabeceira

 (Leo Caldas (PE)/Minha Casa)

º Gabriela transformou o dormitório de empregada em closet, integrado à suíte. Melhor para o quarto de casal, que ficou mais espaçoso, mobiliado apenas com o essencial: um par de criados-mudos e a cama com gavetões para lençóis, mantas e toalhas.
º A parede da cabeceira foi revestida de papel de parede em dois padrões (Livre Decor). “Aproveitei algumas sobras que tinha, combinando texturas em tons de bege”, explica a designer. Uma foto em preto e branco emoldurada mantém presente a lembrança do dia do casamento.

 (Leo Caldas (PE)/Minha Casa)

º As demais superfícies receberam um tom off-white (Leite com Café, ref. D010, da Suvinil), o mesmo aplicado no home office.
º “Nos quartos, usei persianas do tipo blecaute para barrar a luminosidade, que por aqui começa às 5 h da manhã!”, conta a moça. Claro e sem volume, o complemento não destoa da decoração.
Móveis planejados
Cama com gavetões (1,45 x 1,95 x 0,45 m), revestida de laminado, e dois criados-mudos laqueados (47 x 56 x 43 cm). Notabile Dell Anno
Persiana rolô
Com tecido blecaute branco (1 x 1,30 m). A3 Design
Módulos dão conta da arrumação no banheiro

 (Leo Caldas (PE)/Minha Casa)

º Um barrado decorativo, mesclando bege e marrom, quebra a continuidade do porcelanato que se estende pelas paredes e pelo piso do banheiro. As peças, da Pamesa, estão fora de linha.
º O vão abaixo da pia é ocupado por um módulo baixo e aberto, sobre o qual os moradores deixam toalhas e um cesto com rolos de papel.
º Dois cubos suspensos, com porta e uma prateleira de vidro, completam a marcenaria.
Cuba de apoio
Modelo redondo L155, da Deca. Ferreira Costa
Marcenaria
Módulo baixo (73 x 55 x 37 cm) e cubos superiores (70 x 15 x 33 cm cada). Notabile Dell Anno
Quartos adicionais viram home office para ela e sala de jogos para ele

 (Leo Caldas (PE)/Minha Casa)

º No escritório, a mesa se une à estante, com nichos fechados para equipamentos e documentação e prateleiras que exibem miniaturas de cadeiras.

 (Leo Caldas (PE)/Minha Casa)

º Na sala de jogos pintada de cinza (cor Nanquim, ref. E161, da Suvinil), a marcenaria organizou as paixões do marido: de um lado, acomoda os mais de 500 DVDs e, do outro, expõe bonecos de filmes e games.

 (Leo Caldas (PE)/Minha Casa)

º “O André adorou o frigobar com jeito cinquentinha. E o ambiente ganhou ar retrô”, diz Gabriela. A luminária de chão foi presente de uma amiga.

 (Leo Caldas (PE)/Minha Casa)

º Inspirada pelo cabideiro Huevos Revueltos, da Ovo, a moradora parafusou bolas de bilhar em uma das paredes.
Mesa de vidro
Com 1,40 x 0,55 x 0,80 m e 15 mm de espessura. Vitrieh
Móvel do escritório
Tem módulos fechados (2,50 x 0,42 x 0,55 m) e outro com prateleiras (0,90 x 0,33 x 1,60 m). Notabile Dell Anno
Estante de DVDs
De MDP (2,95 x 0,25 x 2,49 m), inclui rack (1,51 x 0,45 x 0,60 m). Criare Casa Forte
Frigobar
Brastemp
*LARGURA X PROFUNDIDADE X ALTURA.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s