10 dicas para fazer a mudança sem estresse

Verificar as regras dos condomínios, praticar o desapego, atualizar endereço e serviços são algumas orientações de especialistas. Confira

1 Comece pelo checklist  

Para que tudo corra bem, sem atropelos ou esquecimentos, monte uma lista com uma programação bem detalhada –  importante incluir nela as datas para realizar cada tarefa. Tenha essa relação sempre em mãos e vá ticando os pontos já executados.

2 Analise as opções  de transporte

Peça orçamentos às transportadoras de acordo com o que prevê para a mudança. Há desde empresas que disponibilizam um caminhão pequeno para levar os móveis e as caixas que você mesmo irá preparar, até as que oferecem serviços completos: embalam, transportam e até ajudam a arrumar o novo lar. Seja qual for a opção, é fundamental checar se há seguro dos itens transportados. “Exija um contrato que estipule horários de saída e chegada, valores, formas de pagamento e uma lista com todos os pertences”, recomenda Ricardo Lima Camilo, especialista em defesa do consumidor do Procon-SP. “Se houver algum problema de extravio, avaria ou não cumprimento do contrato, fica mais fácil reclamar seus direitos”, completa.

 3 Verifique as regras dos condomínios

É imprescindível saber quais são os dias e horários permitidos para mudanças – isso vale para a saída do velho e a chegada ao novo endereço. Fale com os síndicos ou responsáveis por cada local e faça os agendamentos. Vale checar também se não haverá feira livre ou algum evento que impeça a passagem justamente no dia pretendido.

4 Pratique o desapego

Já que será preciso tirar tudo dos armários, essa é a hora de lidar com o que já estava esquecido e fazer uma bela doação – ou um bazar. Aproveite o momento para manter apenas o que vai usar, de roupas a utensílios de cozinha. A ideia é fazer essa seleção antes da mudança para não ter de carregar o peso de coisas que não vai querer mais.

5 Encaixote aos poucos e com critério

Comece com calma. O ideal é iniciar pelos itens que menos usa e, dia a dia, ir embalando. “Para não se perder, faça etiquetas que apontem a que cômodo a caixa pertence e o que há nela. Assim, você prioriza a ordem de abertura na casa nova. E escreva ‘frágil’ ou anote ‘este lado para cima’, se preciso”, ensina Talita Melo, organizadora profissional especialista em pós-mudança. Outra dica importante é não fazer embalagens muito pesadas, pois muitas vezes você mesmo precisará tirá-las do lugar: coloque unidades de peso (como livros) em caixas pequenas, e use as maiores para abrigar itens volumosos e mais leves.

6 Atualize o endereço e os serviços

Aproximadamente dez dias antes de sair, altere o cadastro nas companhias de água, luz e gás, agendando a instalação desses serviços no novo lar. “A solicitação de fornecimento de energia e a alteração de titularidade devem ser feitas por meio dos canais de relacionamento da empresa, assim como o desligamento do contrato antigo, assim que o titular da conta desocupar o imóvel”, explica Letícia Curado, gerente de ouvidoria e qualidade do relacionamento da AES Eletropaulo. O mesmo vale para o fornecimento de água em casas ou edifícios com medidores individuais e de gás GLP em apartamentos. Serviços como TV a cabo, internet e telefone também devem ser transferidos. E não se esqueça de modificar o endereço para receber correspondências de bancos, jornais ou revistas por assinatura.

7  Prepare a casa nova

Dê uma boa inspecionada no novo lar: será preciso trocar fios, arrumar as tomadas, fazer uma dedetização, pintar, trocar a fechadura ou realizar qualquer reparo? É melhor deixar tudo em dia antes de chegar com o caminhão! Outro ponto importante é medir os vãos das portas para checar se os móveis passarão, assim como o tamanho do elevador e a capacidade de peso que suporta – evite surpresas: em alguns casos, acaba sendo necessário içar as peças pela janela. E uns três dias antes de chegar, programe uma boa faxina, coloque as lâmpadas e deixe tudo pronto para receber a mudança. “Vale dar uma passada um dia antes para checar se a luz, a água e o gás já foram ligados pelas concessionárias”, lembra Renata Muniz, personal organizer especialista em pós-mudança.

8 Suspenda a compra de alimentos

Preste atenção na despensa: programe-se para consumir o que há nela. “Evite fazer grandes compras, principalmente de itens perecíveis”, sugere Renata. E lembre-se: se você desligar o gás alguns dias antes de sair, não conseguirá cozinhar. Por isso, pense no cardápio de acordo com os recursos que ainda terá. E o mesmo vale para a casa nova. “Então, previna-se: lanches ou refeições fáceis de fazer são uma boa ideia”, sugere Talita.

9 Desligue tudo

Geladeira e freezer devem ser tirados da tomada pelo menos dois dias antes – período necessário para o degelo, o que evita vazamento de água no dia do transporte. Deixe as portas abertas e passe um pano limpo para secá-los totalmente. E, pelo menos um dia antes, desplugue os demais eletrodomésticos. É o tempo para que os equipamentos resfriem e possam ser encaixotados ou acomodados no caminhão – se houver muitos fios conectados em um aparelho, tire uma foto para não quebrar a cabeça na hora de plugar tudo novamente.

10 Faça uma boa mala de mão

Imagine chegar na casa nova e, no meio do caos, ter de procurar uma peça de roupa, um rolo de papel higiênico ou uma toalha de banho? Para evitar o transtorno, monte um kit de sobrevivência com duas trocas de roupa, um jogo de cama e um de banho para cada pessoa e itens de higiene pessoal. Não se esqueça de uma mala com os itens necessários para os animais de estimação. E, se pretende fazer as primeiras refeições no novo lar, monte também uma sacola com pratos, talheres, copos, esponja, detergente e pano de prato. “Vale incluir na bagagem de mão joias, celulares, carregadores, dinheiro e os documentos mais importantes”, finaliza Renata.

Veja também
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s