12 ideias para personalizar a bancada da cozinha

O local das refeições também pode abrigar a adega, guardar o microondas, servir de mesa e guardar louças. Confira soluções para incrementar sua bancada

Em vez de um balcão convencional, uma solução engenhosa: um painel de pínus atua como tampo, apoiado de um lado por uma estante do mesmo material e, do outro, por mãos francesas em tom de cobre. Projeto doob Arquitetura. (Luis Gomes/Minha Casa)

Cozinha integrada com bancada em candy colors

De alvenaria, a bancada da cozinha americana exibe delicada composição de peças lisas, compradas em cemitérios de azulejos. Ponto alto do projeto, ela por pouco não aconteceu: o morador havia idealizado o patchwork no frontão da pia, porém mudou de ideia. Projeto Aldi Flosi. (Foto Cacá Bratke)

O balcão começa estreito na cozinha e cresce no trecho da sala, onde assume a função de aparador. “Quebrando a neutralidade do padrão amadeirado, encaixamos um módulo laqueado de azul, que abriga a adega na lateral”, conta Larissa Bassi, que assina o projeto com Fernanda Fleck, do escritório Ambientta. (Divulgação / Cristiano Bauce/Divulgação / Cristiano Bauce)

Eliminar a parede entre a cozinha e a sala abriu lugar para uma bancada de madeira de demolição, que conta com gavetões, armário para louças e nicho para o micro-ondas. “Aproveitamos a extremidade vizinha à mesa de jantar para criar uma adega com 15 vãos”, conta a designer de interiores Patricia Covolo. (João Ribeiro/Minha Casa)

Os armários são módulos soltos encaixados sob a pia e o balcão americano. “Ali, montamos uma estrutura de drywall, pintamos de azul e fixamos os móveis. Por cima vai o tampo de MDF”, fala Fabiana Silveira, que assina o projeto com Patricia de Palma. No teto, pendentes de diferentes alturas dão bossa à composição. (Luis Gomes/Minha Casa)

No apartamento da professora Selma Chagas, de Taboão da Serra, SP, os únicos elementos divisores da cozinha são a mesa de refeições e a viga estrutural, que recebeu forro de gesso para embutir spots. O quebra-quebra pediu atenção ao encontro dos pisos cerâmico e laminado. Na bancada, prateleiras abrigam vasinhos de suculentas. (Foto Luis Gomes)

Cozinha integrada e ventilada

Na cozinha de 8,28 m², o cooktop fica sob a janela, e cada canto é ocupado com marcenaria – até mesmo a alvenaria do balcão americano recebeu um nicho escavado para servir de bar e adega. Projeto Paueica Coimbra. (Paueica Coimbra)

Em tom natural, a madeira promove a união dos espaços, além de trazer aconchego e elegância. Ripas de madeira compõem as portas dos armários e a paredinha rente à mesa. Na parede da pia, as pastilhas são de porcelana. Projeto de Rosa Brandão e Mila Regina. (Marcos Lima/Minha Casa)

Os planejados guardam segredos funcionais: sob a pia, há um nicho para condimentos; as portas têm grandes vãos para panelas; e as gavetas vêm com divisores de talheres. O balcão, que atua como bar, revela o mesmo acabamento laminado dos armários. (Lio Simas (SC)/Minha Casa)

O ambiente, projetado pelo arquiteto Maicon Antoniolli, traz boas ideias em um ambiente de apenas 7,70 m². A bancada, quando a cozinha é usada, faz o papel de aparador, mas, na hora das refeições, basta utilizar as cadeiras azuis para que seja criada uma pequena mesa. (Luis Gomes/Minha Casa)

A reforma começou pela demolição parcial de uma das divisórias. Na meia-parede restante, apoiou-se uma mesa. Além da integração com o estar, a interferência também dá a sensação de amplitude, bem-vinda ao imóvel de 55 m². Agora, o casal faz as refeições rápidas do dia a dia na área servida por banquinhos e, quando há convidados, pode acomodá-los, sem aperto, nas cadeiras que ficam na sala. (Luis Gomes/Minha Casa)

Legítima peça curinga, a bancada de granito que embute pia e cooktop oferece nichos para guardar utensílios. Na face que dá para a cozinha, há armário e gavetas e, no lado oposto, prateleiras abertas. Projeto de Erika Mello e Renato Andrade. (Marcos Lima/Minha Casa)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s