57 m² muito bem aproveitados no apê de estilo clean

Quem disse que viver em espaços enxutos é sinônimo de aperto? Repleto de soluções simples e funcionais, este apartamento-modelo de 57 m² está aí para provar o contrário

A primeira lição é básica: espelhos são os melhores aliados quando se trata de fazer áreas pequenas parecerem maiores. Por esse motivo, placas de dimensões generosas impõem sua presença marcante tanto em uma das paredes da sala de jantar quanto na cabeceira do quarto de casal. Mas esse foi apenas um entre os diversos recursos empregados pela arquiteta Cecilia Bellucci, do escritório CM Arquitetura, para fazer render a metragem deste apê decorado da ACS Incorporadora, em Sumaré, SP. Cores claras dominam todos os cômodos, bem como o mobiliário multiúso. “A fim de ganhar praticidade e melhorar a circulação, sempre que possível, agrupamos várias funções em peças únicas”, revela a profissional.

Prática e convidativa

º Na cozinha, há espaço apenas para o necessário: armários e eletrodomésticos. Se faltarem gavetas, a saída poderá ser uma barra de inox para pendurar os utensílios de serviço.

º Imbatível na missão de fazer os ambientes parecerem amplos e iluminados, a cor branca foi eleita para todas as paredes do apartamento.

º Na bancada que faz a integração à sala, um bem-vindo toque de aconchego: “A madeira quebra a frieza do branco, aquecendo o visual”, diz Cecilia.

º Em vez de colocar banquetas, comuns em cozinhas americanas, a arquiteta optou por uma mesa encostada no móvel. “Sem atrapalhar a passagem, esse item acomoda mais gente do que um balcão e o conforto é maior.”

Piso laminado

Durafloor Way Carvalho Reno, da Duratex. Leroy Merlin

Cadeiras

De madeira com acabamento laqueado (ref. 06.0006.01.080).Arredatoricada

Mil e uma utilidades

º Na sala, o painel da TV é exemplo de móvel multiúso. Equipado com uma pequena adega, armário, rack e prateleira, também conta com suporte para os aparelhos eletrônicos. Quem diria que uma parede estreita poderia ser tão útil?

º Detalhes azuis espalhados por toda a decoração afastam a monotonia. “Escolhi o tecido de uma das almofadas do sofá como referência e, em função dele, defini as demais peças coloridas, como as cadeiras turquesa do jantar”, detalha Cecilia.

º Os dois banheiros do apê são iguais, mas foram personalizados. Adesivos de bichinhos enfeitam o destinado às crianças. “Para os pais, toalhas, tapete e adornos podem dar um toque de cor”, sugere a arquiteta.

º Nesses cômodos diminutos, Cecilia decidiu usar um gabinete que abraça a pia de coluna. “Dessa forma, o tampo do móvel serve para apoiar produtos de higiene e objetos que não cabem na borda do lavatório.”

º Não foi necessário quebra-quebra nas áreas molhadas, pois os revestimentos neutros fazem parte do pacote entregue pela construtora.

º No quarto do casal, o pé-direito de 2,75 m virou um trunfo. Feito sob medida, o guarda-roupa com duas portas de correr vai do chão ao teto º o trecho mais alto serve de maleiro.

º Para não desperdiçar nenhum centímetro, a marcenaria do dormitório inclui um aparador junto a uma das laterais da cama, perpendicular ao armário. Ele funciona como mesa de cabeceira, penteadeira, escrivaninha e ainda dispõe de um gavetão para guardar bijus e outros acessórios.

Cadeira de acrílico

Incolor, da Rivatti, modelo Clau (55 x 85 x 42 cm*). Americanas.com

Plafon

O Tray (ref. ST20045) é de alumínio pintado e mede 40 x 40 x 18 cm. Bonaluce

Vidros

Boxes dos dois banheiros e todos os espelhos. Vidraçaria Abate

Marcenaria

Inclui os móveis da cozinha, do quarto e dos banheiros, bem como balcão, mesa de jantar e painel da sala. Marcenaria HS

Área livre para circular à vontade

º A cozinha estreita, de 1,50 m, tem apenas uma parede ocupada (1) a fim de não comprometer a circulação dos moradores. A profundidade máxima do mobiliário é de 60 cm, restando 90 cm para a circulação.

º Uma divisória de vidro foi colocada entre o fogão e o tanque (2) para evitar que a água da torneira atinja o eletrodoméstico.

*Largura x profundidade x altura.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s