-
zoom_out_map
1/9 A varanda, em formato de L, tira máximo proveito dessa área. Projeto da designer de interiores Adriana Fontana. (Luis Gomes/Divulgação)
-
zoom_out_map
2/9
O servidor público e blogueiro, Robson Sobrinho, fez uma rápida pintura na parede frontal da sacada (com sobra de tinta do quarto), usando o mesmo esquema de cores. Depois forrou o chão com a manta acrílica para proteger o piso e evitar movimentação do pedrisco, colocou o deck de madeira plástica e por último as pedras. O banco arrematado em uma liquidação é um convite para desfrutar o lugar.
(Andrea Marques/Minha Casa) -
zoom_out_map
3/9 A varanda foi entregue pela construtora com piso, pontos de água e esgoto. E até que ela se convertesse neste canto aprazível, o engenheiro Murilo suou muito. Foi ele quem os revestimentos. Estes, aliás, escolhidos a dedo: mosaico supercolorido com jeitão de ladrilho hidráulico. O frigobar Retrô amarelo, da Brastemp (Shoptime), é vizinho do vaso com uma grande iúca. Resistente a variações climáticas e à estiagem, a espécie se deu bem por aqui. “É superfácil de cuidar: preciso molhar só a cada 15 dias”, afirma a arquiteta Bruna Carra. (Luis Gomes/Minha Casa)
-
zoom_out_map
4/9 Os painéis com plantas, instaladas nas duas pontas da sacada garantem privacidade aos futuros moradores. Apartamento recém-entregue pela construtora em São Paulo, decorado pela arquiteta Stephanie Esposito, do escritório Studio 19. (Martin Gurfein/Minha Casa)
-
zoom_out_map
5/9 Na varanda – cinza por sorte, já que essa é a cor da fachada do prédio -, ervas frescas brotam de jardineiras: são caixotes de madeira apoiados em suportes de ferro trazidos do endereço anterior. (Alessandra Okasaki/Minha Casa)
-
zoom_out_map
6/9 Como não é uma sacada fechada, está sujeita a sol e chuva, então escolhemos um piso mais resistente”, informaa designer de interiores Ana Paula Veirano. Trata-se de ladrilho hidráulico verde, dando unidade às folhagens e reforçando a ideia do urban jungle. (Luis Gomes/Minha Casa)
-
zoom_out_map
7/9
O apartamento fica na face leste, banhado por luz solar direta apenas pela manhã. O paisagismo, consequentemente, privilegiou espécies que se dão bem nessas circunstâncias. Por sorte, é o caso das orquídeas tão queridas, que se satisfazem com poucas horas de insolação diária. Para acompanhá-las, há exemplares resistentes e fáceis de cuidar, como as suculentas sobre a forração de pedriscos, a iúca em vaso – com seu caule alto e folhas pontudas – e as arundinas, que espalham suas longas hastes com flores atrás do banco. Projeto da designer de interiores Elvira Monteiro.
(Carlos Piratininga/Minha Casa) -
zoom_out_map
8/9 Aproveitando as dimensões da varanda, a designer de interiores Adriana Fontana a converteu em extensão da sala. Assim, não faltam detalhes para surpreender e servir as visitas, como o painel amadeirado na parede (Marcenaria Contemporânea) e o frigobar no lado oposto. (Raul Fonseca/Divulgação)
-
zoom_out_map
9/9 Do nosso jeitinho: com itens feitos à mão e folhagens exuberantes. Estas espécies oferecem ares tropicais a qualquer cantinho: planta-mosaico, comigo-ninguém-pode, cróton, árvore-da-felicidade-macho e asplênio. Todas se dão bem à meia-sombra, ou seja, sem incidência solar direta. Projeto da paisagista Edu Bianco. (Levi Mendes Jr./Minha Casa)
9 decorações de varanda pequena
Mesmo com um espaço enxuto é possível ter um pequeno refúgio. Confira as sugestões a seguir e inspire-se
Comentários