Continua após publicidade

Alugado com cara de reformado

Deixar o lar provisório com jeito de casa própria é possível! Confira sugestões sem quebra-quebra e de baixo custo para repaginar a sala de estar.

Por Texto: Bianca Bibiano | Reportagem visual: Mario Mantovanni | Fotos: Célia Mari Weiss e Cintia Sanchez
Atualizado em 10 set 2021, 00h51 - Publicado em 24 fev 2016, 19h00

Quem vive em imóvel alugado geralmente tem dúvida se vale a pena partir para uma reforma. Afinal, o investimento costuma ser alto e as alterações ficam para o dono do lugar. Mas é possível lidar de maneira criativa com as limitações impostas pelo contrato de locação. Se o piso está danificado, um tapete pode disfarçá-lo. Faixas de tecido coladas na parede escondem manchas e também incrementam a decoração. Nos dois exemplos, as soluções são removidas com facilidade, pois é comum os contratos solicitarem que o imóvel seja devolvido exatamente como foi entregue. A seguir confira mais exemplos práticos.

❚ Piso cerâmico, paredes nuas, tudo branco. Além do aspecto frio, faltavam ao ambiente lugares para sentar, um reforço à iluminação artificial e um mínimo de ordem aos fios dos eletrônicos.

Continua após a publicidade

❚ O tapete de fibra natural veio para aquecer e camuflar o revestimento claro, que revela qualquer sujeirinha, como cabelos e pisadas de sapato.

❚ Que delícia ter terraço e porta-balcão! Só não se pode dizer o mesmo do sol implacável e dos olhares dos vizinhos. A questão foi resolvida com uma cortina leve. “Se a área for pequena, versões com tecido grosso ou coloridos demais não são indicados”, afirma a arquiteta Alice Martins.

❚ Marcenaria sob medida sai caro. Por isso, o rack recebeu a companhia de um nicho (com prateleira) comprado pronto. Um modelo parecido atua como mesa lateral.

Continua após a publicidade

❚ Os pufes são curingas: podem servir de assento e mesa de centro.

❚ Como, ao anoitecer, a luz era insuficiente, a luminária de chão entrou em cena para oferecer mais claridade.

❚ O inusitado arranjo acima do sofá sobressai: cabides de saia, presos com massa adesiva expõem pôsteres de estrelas do cinema.

Publicidade