Continua após publicidade

Apê completo em 14 m²

Pode não parecer, mas neste espaço cabem dormitório com duas camas, sala de estar com sofá e TV, cozinha, sala de jantar, banheiro e até home office. Veja

Por Texto: Isis Gabriel | Reportagem Visual: Juliana Corvacho | Fotos: Luis Gomes
Atualizado em 9 set 2021, 22h20 - Publicado em 16 Maio 2017, 17h02

 

Embora o tamanho do desafio fosse inversamente proporcional ao do imóvel, a arquiteta Consuelo Jorge não titubeou. “Foi muito complexo, mas também recompensador e emocionante demonstrar que é possível, sim, viver em catorze metros quadrados – e bem!”, declara a profissional, que projetou o apartamento modelo para um empreendimento da construtora Vitacon na região central de São Paulo. É verdade que ultracompactos como este têm um público específico, interessado sobretudo em localização, funcionalidade e estilo de vida, mas, para a maioria, o que interessa são as soluções que fazem a metragem render.

(Luis Gomes/Minha Casa)

O formato sala oferece conforto

Continua após a publicidade
(Luis Gomes/Minha Casa)

º Grande trunfo do projeto, a marcenaria, toda executada com placas de MDP (Masisa), inclui a peça com acabamento em padrão carvalho, que embute sofá-cama, armários e nichos acomodando objetos decorativos e equipamentos – entre eles, um compacto projetor que lança imagens na superfície branca oposta, substituindo a TV.

º Bem ao lado, a pia do banheiro conta com compartimento lateral e gabinete para guardar itens de higiene. Vaso e chuveiro ficam isolados por uma porta espelhada.

Continua após a publicidade

Opções no formato dormitório

º A superfície branca também embute um leito, que pode ser usado como cama de solteiro ou se juntar ao sofá-cama para formar uma de casal. Isso porque essa “parede” é, na verdade, uma estrutura móvel. “Ela corre sobre trilhos no teto e possui rodas embaixo. Pesa 400 kg, o bastante para garantir a estabilidade sem uso de travas. Ao mesmo tempo, pode ser movimentada por qualquer pessoa”, garante Consuelo.

(Luis Gomes/Minha Casa)

º Quando não estão em uso, almofadas e roupa de cama moram nos armários.

(Luis Gomes/Minha Casa)

Refeição e trabalho têm vez

(Luis Gomes/Minha Casa)

º Com os leitos recolhidos e a estrutura móvel encostada na superfície do sofá-cama, revelam-se as outras configurações possíveis – junto à bancada da cozinha, a marcenaria integra mesa de jantar e nichos que guardam as banquetas; no lado oposto, fica o home office.

º A iluminação nesse trecho consiste em fitas de LED embutidas, de modo a deixar o teto livre para a estrutura móvel correr. “Perto da cozinha e do banheiro, onde não há impedimento, foram usadas dicroicas”, aponta a arquiteta.

(Luis Gomes/Minha Casa)

Porta-treco e nichos ajudam a deixar o home office organizado.

Continua após a publicidade

A bancada da cozinha inclui pia e cooktop.

(Luis Gomes/Minha Casa)

Coube uma TV de verdade no espaço entre a mesa e a cozinha!

Continua após a publicidade
(Luis Gomes/Minha Casa)

Mais marcenaria esperta: a bancada da pia se converte em aparador, e o gabinete acomoda frigobar e micro-ondas.

(Ilustração Alice Campoy/Minha Casa)
Publicidade