Apê de 30m² renovado s sem quebra-quebra

Transformar em um endereço aconchegante, charmoso e funcional um apartamento de 30 m². Missão impossível? Não, missão cumprida!

Com um punhado de boas ideias, em dois meses o arquiteto Glaucio Gonçalves deu conta da encomenda feita pelo dono deste imóvel em São Paulo. Morador de Itu, SP, o proprietário usa a quitinete quando vem à capital com a mulher e a filha, de 6 anos, em geral nos fins de semana. “Como eles continuariam frequentando o apartamento durante a reforma, o pulo do gato foi encontrar soluções que não gerassem muita obra, a exemplo do assentamento de piso sobre piso e do uso de uma cortina entre a sala e o quarto”, conta Glaucio.

Porta? Só no banheiro

> A parede entre a lavanderia e a cozinha foi ao chão. Repare que o lavatório fica fora do banheiro, podendo ser usado em qualquer tempo.

Integrar com harmonia

> Para poupar tempo e não produzir entulho, o piso cerâmico existente foi coberto com uma espécie de cimento queimado industrializado (cozinha e parte da área de serviço) e com laminado de madeira (áreas secas).

> Aplicando em duas horas, o papel de parede traz elegância. Ocupa a maior superfície, integrando quarto e sala. Ém um espaço pequeno, é o bastante para um efeito visual incrível”, ensina Glaucio.

> A bancada servia apenas como apoio de pratos. Foi substituída por outra mais larga e virou um curinga: faz as vezes de mesa de refeição e de trabalho.

> Um espelho colado na parede cobre toda a parede acima do lavatório.

Soluções econômicas de marcenaria

> A confecção dos armários do quarto leva MDF no padrão Branco Diamante (Duratex), que lembra laca e tem custo 30% inferior, segundo o arquiteto.

> O gabinete do lavabo e os armários da cozinha foram recauchutados: as portas velhas deram lugar a outras em preto e branco, com puxadores de alumínio.

> O revestimento das paredes nas áreas úmidas permaneceu o mesmo, uma cerâmica branca, de 40 x 20 cm. Mas, na retirada da divisória da lavanderia, parte dos azulejos se perdeu. Daí a ideia de criar uma faixa de pastilhas que se estende pelo chão e pela parede, até 1,10 m de altura.

Piso de cimento

O Tecnocimento, usado na cozinha e em parte da lavanderia, exige base perfeitamente nivelada. Sua composição inclui pó de pedra e fibras sintéticas.

Recurso elegante e delicado separa o estar da área íntima

> O morador já tinha o futon laranja. Para fazer dele um sofá, o arquiteto desenhou uma base, que foi executada com caixotes de feira e rodas de silicone, as quais facilitam a movimentação.

> Onde está, a TV é vista de quase todo o apartamento. Na maioria das vezes, o casal prefere assistir à programação da bancada ou da cama, enquanto a filha se deita no futon estendido no chão.

> A cortina lisa de voal branco corre no trilho fixado no teto, dando um pouco de privacidade ao quarto.

> Na falta de espaço para o criado-mudo, a prateleira acima da cabeceira apoia livros e objetos 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s