Apê de 45m² com soluções práticas para aproveitar bem o espaço

O segredo para ampliar sua casa sem fazer reformas é organizar bem as áreas. Aprenda alguns truques neste apartamento decorado em São Bernardo do Campo, SP

Planejada para um casal com dois filhos, esta planta de 45m² reúne o essencial: dois quartos, banheiro, sala e cozinha com lavanderia. Para que a família viva com conforto, a arquiteta Raquel Teruko Maruiti, da construtura MRV, bolou algumas estratégias. Entre elas, abriu a cozinha para a área social e revestiu trechos de paredes de espelho (ele passa a ideia de amplidão).

Também escolheu móveis mais compactos e de visual leve – como a mesa de vidro da sala de jantar – e colocou um beliche no quarto das crianças, onde coube até uma escrivaninha embutida.

  • As melhores soluções de uma planta compacta

1. Mesa espaçosa

Tem quatro lugares, mas basta afastá-la da parede para acomodar mais dois convidados.

2. Lavanderia

O espaço mede apenas 1,20 x 1,60 m, o suficiente para ter tanque e lavadora lado a lado. A dica é usar uma divisória de vidro para isolar a área da cozinha.

3. Beliche

Com esse modelo de cama, você ganha centímetros preciosos no quarto das crianças. Assim pode colocar armário e montar um cantinho de estudo.

Copie as melhores ideias

  • Com apenas meia-parede entre sala e cozinha, ganhou-se uma bancada, prática na hora de servir as refeições. Mas atenção: os dois ambientes devem ter o mesmo estilo.

  • A decoração em preto e branco não sai de moda. Só tome cuidado para não exagerar no preto, pois o visual pode ficar sobrecarregado. Prefira revestimentos claros e alguns móveis escuros, a exemplo do sofá de couro e da mesa de jantar destas fotos.
  • O tapete quadriculado combina com os objetos lisos e chama a atenção. Ao escolher o seu, leve as medidas da sala e lembre-se de que o ideal é que os móveis fiquem inteiramente sobre o tapete.
  • Tvs fininhas, como as de plasma e LCD, poupam espaço ao serem fixadas na parede – aqui, a base é um painel de MDF. O aparador fica só para o aparelho de DVD, vasos e porta-retratos. Aproveite a dica: racks suspensos simplificam a limpeza do chão.

Quarto e canto de estudos juntos

  • Quando o espaço é reduzido demais, somente a marcenaria sob medida para dar conta de reunir os móveis necessários. E ela nem sempre sai cara. Solicite orçamentos antes de tomar uma decisão.
  • A peça-chave deste quarto de 2,40 x 3 m é o beliche com camas desalinhadas. Assim sobra área para um armário de 2 x 0,60 m, instalado na parede oposta.

  • A escrivaninha embutida sob a cama superior forma um canto de estudos para as crianças. Não poderia ser mais simples: uma bancada apoiada no chão e na estrutura do beliche, que também conta com uma prateleira para organizar objetos.

Quarto e canto de estudos juntos

  • A parede atrás da cama recebeu um espelho na parte superior, truque certeiro para dar a impressão de que o quarto de 3 x 2,80 m é maior que o casal ainda conta com um armário de quatro portas.
  • Ao escolher uma base neutra para piso, parede, armário e cortina, você pode brincar com cores e estampas na roupa de cama. Repare como o edredom e as almofadas se destacam no espaço.
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s