Apê de 57 m² com decoração retrô e mix de estilos

Todos dizem que um espaço pequeno pede tonalidades claras? Pois os moradores dessa casa gostam mesmo é de cores fortes!

Na hora de decorar o apê o publicitário Junior Kadeshi e a jornalista Juliana Ferraz, moradores de Piracicaba, SP, preferem fazer sua própria cartilha.  Mudanças mais radicais, como a abertura da cozinha, ficaram a cargo da designer de interiores Janini Pestana, que ainda deu belos palpites na decoração da casa toda.

57 m² na medida para dois… ou três!

❚ O desejo era integrar sala e cozinha, mas o engenheiro civil consultado vetou a quebra integral da parede. A alternativa oferecida pela designer de interiores – e prontamente aceita pelo casal – foi derrubar a divisória apenas parcialmente, abrindo um vão (1) até o chão (1,40 x 2,10 m).

❚ Realizada há mais de um ano, a obra principal poupou o segundo quarto (2) – mais tarde, ele foi renovado para receber a pequena Luisa, que acaba de nascer.   

Viagem  no tempo e volta  ao mundo!

❚ O estilo vintage se vê em cada detalhe da sala, que funciona como o cartão de visitas do apartamento. Com uma paleta de cores bem definida – somando base cinza, preta e branca à pinceladas de vermelho – ficou fácil combinar acessórios de visual ousado, como a  TV retrô e as almofadas com estampas de gibi.

❚ Referências à Inglaterra também estão por toda a parte. “É uma de nossas paixões”, conta o casal. O relógio inspirado nas peças das antigas estações de trem britânicas foi presente de um amigo.

Receita infalível: novos revestimentos e armários sob medida

❚ A ideia era trocar apenas o piso da cozinha – no entanto, o quebra-quebra serviu de impulso para uma reforma completa! Enquanto o mix de placas pretas e brancas de 20 x 20 cm – intercaladas e paginadas na diagonal – deu ao chão um visual retrô e divertido, toques pontuais de cor animaram as paredes: uma faixa com peças cerâmicas vermelhas de 10 x 10 cm passou a deliminar a área do fogão, e tinta acrílica azul (Taiti, ref. D327, da Suvinil) cobriu a parede recém-aberta. 

❚ No canto da pia não sobrou pedra sobre pedra. Entre as novidades, destacam-se a bancada de granito preto  são gabriel (1,85 x 0,60 m)  e o gabinete sob medida (1,85 x 0,55 x 0,70 m*), além de cooktop e forno embutidos.

❚ A fronteira com a sala foi incrementada com uma bancada em L, que se estende até a área do jantar e totaliza 5,50 m de extensão. “Além de servir para refeições rápidas e apoio de objetos, ela funciona como elemento de integração”, aponta Janini.

Ideias na ponta do lápis para repaginar quarto e banheiro

❚ Avessos a cenários discretos, os moradores estavam insatisfeitos com o branco que contornava a cabeceira. Como resolver? Estampando a parede! “Escolhemos um tecido xadrez que remete ao estilo britânico”, diz Junior, ressaltando que, para a colagem, foi repetido o método usado com jornal  na sala de jantar.

❚ Uma seleção de fotografias disposta na parede atrás da cama deixa o quarto do casal mais romântico. Para não gastar com molduras, eles colaram as imagens em placas do tipo foam board (Spumapaper) e usaram  fita dupla face de espuma para grudá-las no tecido. 

❚ No banheiro, a transformação foi total! A troca das cerâmicas – crucial para dar leveza e aumentar a sensação de higiene do espaço – seguiu a nova paleta de cores estabelecida: azul e branco. “Adoramos essa combinação com jeitinho de casa de avó”, explica Junior. O mosaico de adesivos segue o clima retrô – os grafismos foram desenhados no computador pelo habilidoso dono da  casa, e impressos em folhas autoadesivas por um amigo  que cedeu o material. 

❚ Bancada de granilite  (70 x 40 cm) e cuba de apoio completam a proposta.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s