Banheiro prático e charmoso para o dia a dia e as visitas

O ambiente de 3,65 m² é funcional para a família, mas também faz bonito ao atender as visitas. Confira

Às vezes, para resolver um problema complicado, é preciso fugir das soluções habituais. Foi o que fez a arquiteta paulistana Bruna Riscali ao se deparar com o desafio proposto por Minha Casa: reunir, em um único cômodo de proporções limitadas, praticidade e elegância. A primeira foi conquistada seguindo a cartilha de aproveitamento de espaço. Já a segunda… “Busquei conferir ao banheiro uma cara de sala de estar, aquecendo um ambiente que geralmente é frio”, afirma. A profissional apostou no visual de madeira para criar um projeto chique e, ao mesmo tempo, aconchegante.

 (Luis Gomes/Minha Casa)

Cada centímetro faz diferença

❚ Quando a metragem é contadinha, não adianta querer reinventar a roda! A já convencional disposição alinhada de pia (1), vaso sanitário (2) e chuveiro (3) deixa toda a parte hidráulica concentrada em um lado, liberando, assim, área para circulação.

❚ Outra regra básica em cômodos pequenos: tirar proveito de cada canto. Na parede do vaso, acima dele, o trio de prateleiras oferece espaço para armazenamento. Na superfície oposta, um toalheiro estreitinho ocupa o trecho ao lado da porta de entrada (4) sem atrapalhar a passagem.

Piso e paredes vestidos de modo a surpreender – e encantar

❚ O grande diferencial, sem dúvida, é a pouco usual combinação de revestimentos: cerâmica imitando madeira no piso; azulejos em amarelo queimado, com jeitão de ladrilho hidráulico, dentro do boxe; e epóxi – a tinta é indicada para esse tipo de cômodo por sua resistência à umidade – em dois tons de cinza nas demais superfícies. A arquiteta sugere mais possibilidades de trincas para você escolher a que melhor se encaixa no seu banheiro.

 (Luis Gomes/Minha Casa)

❚ O visual amadeirado se repete em outros elementos, conferindo ao ambiente um ar natural. É o caso das prateleiras, que apoiam, além de utensílios, vasos com ramos de alecrim – com propriedades relaxantes, a planta libera seu perfume com o vapor do banho, uma delícia! Mas atenção à instalação: calcule uma altura que não prejudique a utilização do vaso sanitário e certifique-se de que não há tubulação passando nos trechos de parede que serão furados. E, para evitar quedas de objetos, dê preferência aos modelos com grade, como o usado aqui.

 (Luis Gomes/Minha Casa)

❚ Uma sacada esperta foi inverter as arandelas, normalmente instaladas na horizontal. “Devido ao espaço limitado, coloquei-as na vertical. Com isso, acabamos aumentando a incidência de luz no espelho”, explica Bruna.

 (Luis Gomes/Minha Casa)

❚ No boxe, as roldanas aparentes trazem um toque industrial que valoriza o conjunto.

Outras seis combinações de revestimentos cheios de charme 

 

1. ❚ Porcelanato hexagonal Coquelicot 01 (18 x 10 cm), cor-de-rosa, da linha Chez Moi, da Portobello. Portobello Shop ❚ Epóxi monocomponente Wandepoxy , cor Rosa Vinho (ref. 30YR 68/127), da Coral. Bazar das Tintas ❚ Porcelanato Deck Peroba Envelhecida Castanho (60 x 60 cm), da linha Ecordiversa, da Portobello. C&C

2. ❚ Ecopastilha Paper (3 x 3 cm, em placas de 30 x 30 cm), de vidro reciclado, cor Azul Piscina, da Lepri. Showroom Lepri ❚ Epóxi monocomponente da linha Banheiros & Cozinhas, cor Oceano Ártico  (ref. A333), da Suvinil. Casa Toni ❚ Porcelanato Canela 83 – Variação 01 (86,3 x 20,2 cm), da linha Full HD/Madeira,  da Ceusa. C&C

3. ❚ Pastilha cerâmica Preto B2105 (2,5 x 2,5 cm, em placas de 30 x 30 cm), da linha Revenda, da Cerâmica Atlas. Soluzione Revestimentos ❚ Epóxi monocomponente, cor Menta (ref. 2939E), da Eucatex. KFK Tintas ❚ Porcelanato Stamp Natural HD (1,03 x 0,17 m), cor Natural, da Itagres.  Só Reparos

4. ❚ Pastilha de vidro (30 x 6 cm, em placas de 31 x 30 cm), cor Capuccino, da linha Gioia, da Vidro Real. Vidro Real ❚ Epóxi bicomponente, cor Auckland (ref. LKS0583), da Lukscolor. Doval Tintas (esmalte catalisável, 3,6 litros) (catalisador, 900 ml) ❚ Cerâmica Parquet Bambu RE  (60 x 60 cm), bege, da linha Parquet, da Eliane. Leroy Merlin

5. ❚ Cerâmica Calataca HD (60 x 30 cm), branco, da linha Mármore HD, da Portinari. Empório Revestir ❚ Epóxi monocomponente da linha Novacor, cor Snowfall (ref. SW6000), da Sherwin- -Williams. Tintas MC, ❚ Porcelanato Nature NO (90 x 15 cm), marrom, da linha Eco Nature, da Portinari. Leroy Merlin

6. ❚ Cerâmica Menta (90 x 30 cm), da linha  Wall Color, da Portinari. Empório Revestir  ❚ Epóxi bicomponente Polidura Epóxi-Azulejo , branco, da Renner Coatings. Ideal Center❚ Cerâmica Deck Capuccino (71 x 71 cm), da linha Naturale/Deck, da Villagres. Casa dos Construtores

Bonito mesmo é gastar pouca água

 (Luis Gomes/Minha Casa)

❚ Nos dias de hoje, seria impensável escolher louças e metais para o banheiro sem considerar a questão da economia de água. Segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), os maiores vilões do desperdício são, depois dos vazamentos, o chuveiro e a descarga do vaso sanitário. Mudar os hábitos é o melhor caminho para adotar o uso consciente, mas os equipamentos podem ajudar nessa tarefa.

❚ Chuveiros com aquecimento a gás chegam a gastar 20 litros por minuto – o modelo utilizado no projeto, em contrapartida, consome 10, graças ao restritor de vazão com o qual já vem equipado. Seus 20 cm de diâmetro aumentam a área de dispersão da água e, consequentemente, o conforto na hora do banho.

❚ A bacia com caixa acoplada possui válvula que permite descargas de 3 e 6 litros, o que também contribui para a economia.

Na área da pia, outras soluções inesperadas

 (Luis Gomes/Minha Casa)

❚ Gabinetes feitos sob medida muitas vezes são caros, e o investimento pode não compensar – especialmente para quem mora em imóvel alugado. A alternativa proposta por Bruna se vale de duas unidades de um móvel que, segundo ela, é pau para toda obra. “Gaveteiros são muito versáteis. No quarto, por exemplo, podem ser utilizados como criados- -mudos”, aponta. Aqui, colocados sob a bancada, acomodam objetos dentro das gavetas e sobre o tampo. O uso de duas peças ajuda na divisão de espaço entre os membros da família. E os rodízios garantem praticidade  na hora da faxina.

 (Luis Gomes/Minha Casa)

❚ E por falar em bancada, ficou curioso para saber qual é o material alvo e de aparência rústica? Trata-se de concreto branco. Opção diferente das tradicionais pedras naturais, ele é responsável pela interessante continuidade visual com as louças que se observa no projeto. A peça é moldada já levando em conta o modelo da cuba – neste caso, uma de semiencaixe, a fim de poupar espaço sem abrir mão do visual. Na instalação, é feito um recorte de 2 cm na parede, que já dá conta de sustentar boa parte do peso da bancada – o restante é apoiado em mãos-francesas ou grapas.

Uma paleta repleta de luz e calor

❚ O tom amadeirado do piso é um meio-termo entre o claro e o escuro –  o primeiro, evitado para não ressaltar a sujeira, o segundo, não aconselhado para ambientes pequenos.

❚ O amarelo na área do boxe contrasta com as duas variações de cinza aplicadas no teto e  na parede. “Prefiro usar tons mais claros  no teto para ampliar  a luminosidade”, justifica a arquiteta.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s