Cozinha com decoração vermelha e branca

Na receita de um espaço nota 10 não podem faltar: escolhas práticas baseadas nas necessidades da vida real e um visual de personalidade marcante

Trabalhar e transitar em uma cozinha quadrada não costuma ser sinônimo de aperto, como acontece naquelas retangulares e estreitas, do tipo corredor. Mas nem tudo são rosas para seus donos: ocupar a planta com inteligência é um quebra-cabeça e tanto, cujo nível de dificuldade cresce conforme o número de portas. Nada que fita métrica e olhar atento não resolvam: “O segredo é tirar proveito de todos os cantos”, aponta a arquiteta Beatriz Dutra, de São Paulo. A convite de Minhacasa, ela encarou o desafio de montar um ambiente nesse formato sem se valer de móveis sob medida. Os gabinetes, paneleiro e módulos aéreos eleitos, de aço, integram uma linha dotada de portas largas, detalhe que imprime um ar elegante ao conjunto. “Para acomodar o essencial em 6,80 m², foi preciso coordenar as peças com eletrodomésticos de dimensões enxutas”, explica. Personalizam a composição o branco e o vermelho, dupla poderosa que tinge o mobiliário e o quadriculado de pastilhas cerâmicas.

Beleza sim, funcionalidade também
º Comprados prontos, os armários respondem pela explosão de vermelho que vestiu o cômodo. Mas não foi só o colorido que pesou na decisão. “Os modelos de aço têm bom preço e são duráveis”, argumenta Beatriz. A facilidade de limpeza é outro ponto positivo. Bastam pano úmido e sabão neutro para deixar as superfícies sempre brilhando. “Só mantenha-as longe de esponja de aço, álcool, saponáceos, sal e vinagre”, orienta o atendimento ao consumidor do fabricante, a Bertolini. E anote a dica de ouro: aplicar cera automotiva líquida com silicone a cada 90 dias forma uma película protetora sobre o metal.
º A combinação dos módulos foi pensada de modo a deixar nichos na medida certa para os eletrodomésticos. Assim, o efeito fica semelhante ao conquistado com mobiliário planejado.

(Luis Gomes/Minha Casa)

º Os produtos de limpeza atuais dispensam enxurradas de baldes de água. “Assim, não é preciso azulejar todas as paredes”, ressalta a arquiteta, justificando as pastilhas cerâmicas apenas no trecho da pia e do fogão, entre o tampo da bancada e os gabinetes superiores. Essa escolha, além de reduzir custos, abre possibilidades decorativas. “Dá, por exemplo, para pendurar quadrinhos e enfeites nas demais áreas.”

(Luis Gomes/Minha Casa)

º Com tinta esmalte na cor grafite obteve-se um mural de recados prático e charmoso. Já o aspecto de cimento queimado resulta de textura lisa – as ranhuradas juntam sujeira e gordura, por isso, são proibidas nesse tipo de ambiente.
Centro desimpedido

(Ilustração Alice Campoy/Minha Casa)

º Se o layout permitir, geladeira, pia e fogão devem formar um triângulo imaginário sem obstáculos entre os vértices. Como resultado, o uso da área torna-se ágil e confortável. “Entre cada elemento, deixe um intervalo de no mínimo 1,10 m e no máximo 2 m”, ensina Beatriz.
º Módulos suspensos (1), aqui dispostos sobre a bancada em L, fazem bom uso do espaço aéreo.
De cima a baixo, há lugar para tudo

(Luis Gomes/Minha Casa)

º No lado oposto ao da bancada, a restrita extensão entre as duas portas não poderia ter sido melhor aproveitada: a área recebeu um paneleiro, um módulo basculante e uma cantoneira, prova de que todo centímetro é útil. Perfeitamente encaixado entre as peças, vai o refrigerador.
º O contraste criado pelas portas brancas e vermelhas remete ao efeito xadrez das pastilhas, conferindo unidade à ambientação.
º Dos armários suspensos ao chão, a distância ideal é de pelo menos 20 cm, de modo a simplificar a faxina. “Com relação ao teto, não há altura mínima, eles podem até ficar encostados. Mas a tendência é alinhá-los com o batente superior da porta, ou seja, a cerca de 2,10 m do piso”, orienta a arquiteta.

(Luis Gomes/Minha Casa)

º A banqueta ajuda a alcançar os objetos acomodados nos compartimentos mais altos. Quando não está em uso, pode ficar debaixo do paneleiro ou até mesmo ser dobrada e escondida em qualquer cantinho. O modelo da foto suporta 135 kg.

Combinação para lá de estimulante!

(Revista Minha Casa/Minha Casa)

º O bicolor dos móveis e das pastilhas dita o tom do projeto. “Enquanto o vermelho aquece e alegra, o branco ilumina e amplia”, define Beatriz.

º O efeito concreto, presente em parte das superfícies, também tem razão de ser: o cinza é o novo bege, o queridinho da vez entre as tonalidades neutras.

º Acessórios azuis respondem pela pitada certeira de suavidade.
Atente às medidas e garanta o conforto
º Em bancadas estreitas, as torneiras que vão fixadas diretamente na parede se mostram a única solução viável: a instalação de um modelo de mesa requer, segundo Beatriz, espaço mínimo de 10 cm entre o frontão e a cuba – cenário raro de se ver em cozinhas diminutas.
º A arquiteta recomenda um intervalo de 55 cm a 60 cm entre o tampo da pia e os módulos aéreos. “No entanto, essa área não precisa ficar ociosa. Pode levar prateleiras estreitas para porta-condimentos ou, como fizemos aqui, uma barra de inox com ganchos para utensílios, papel-alumínio e papel-toalha”, sugere. Em qualquer uma das situações, preste atenção ao comprimento do suporte, que não deve invadir a área do fogão.

(Luis Gomes/Minha Casa)

º Ao escolher os armários, não considere somente suas dimensões externas mas também o aproveitamento interno. Modelos dotados de portas largas, como estes, que têm cerca de 20 cm a mais do que o convencional, trazem a vantagem de acomodar objetos maiores. Outro detalhe que pode fazer diferença é checar se a gaveta já vêm com as divisões para talheres, como esta.
º Nem sempre a realidade permite, mas existe coisa mais gostosa do que ter pratos, garfos, facas e outros acessórios combinando? Se estiver montando a casa nova, aproveite a deixa para eleger um estilo dominante, que pode ser determinado de acordo com a decoração. Aqui, o vermelho impera das panelas à lixeira, passando até pelo pano de prato!

Móveis e eletrodomésticos

Móveis de aço da linha Domus, da Bertolini: módulo aéreo ref. 4708, branco; em formato de L (cada perna mede 92,2 x 31,8 x 53,3 cm*) – Móveis Martins
Módulo aéreo ref. 4707 (1,20 x 0,31 x 0,55 m), na cor Pimenta (vermelho), com duas portas com vidro – Móveis Martins
Dois módulos aéreos ref. 4700 (60 x 31,8 x 40 cm), brancos – Móveis Martins
Balcão ref. 4729 (60 x 48,3 x 84 cm), branco, com uma gaveta, uma porta e tampo no padrão Carrara – Móveis Martins
Balcão ref. 4741, branco, com duas portas e tampo Carrara, em formato de L (cada perna mede 92,2 x 48,3 x 84 cm) – Móveis Martins

(Luis Gomes)

Balcão ref. 4739 (1,20 x 0,48 x 0,84 m), na cor Pimenta, com uma gaveta, duas portas e pia de inox – Móveis Martins
Paneleiro ref. 4768 (0,60 x 0,32 x 1,94 m), na cor Pimenta, com três portas – Móveis Martins
Cantoneira ref. 06550, branca, com seis prateleiras (0,29 x 1,81 m) – Móveis Martins
Geladeira Cycle defrost, ref. DC43 (0,60 x 0,75 x 1,75 m), da Electrolux, de 365 litros – Walmart
Fogão Amanna 4Q (58 x 49 x 88 cm), da Clarice, com quatro bocas e forno de 52 litros – Selfshop
Micro-ondas de 20 litros Faça fácil, ref. MEF30 (46,1 x 34,1 x 28,9 cm), da Electrolux – Americanas.com
Depurador de ar DE60B (59,5 x 49,5 x 14 cm), da Electrolux – Americanas.com

Acessórios de decoração e acabamentos

Tapete impermeável Nature (1,60 x 1,60 m), de polipropileno, da Via Star – Decore Seu Lar
No interior do armário com porta com vidro, quatro copos long drink e quatro taças bico de jaca Beau, de acrílico – Etna, R$ 12,99 cada e R$ 15,99 cada, nesta ordem
Jarra de plástico, da Plasvale (1,75 litro); quatro copos roxos de plástico, da Giotto; duas saladeiras de plástico Duo, da Plasútil, com tampas roxa e azul (2 litros) – Armarinhos Fernando
Duas canecas azuis de plástico Amy e, da Coza, quatro copos azuis Tri retrô, de acrílico – Etna
Licoreira roxa de acrílico (22 cm de altura) – C&C
Relógio de parede (22 cm de diâmetro) de plástico – Oren
Mixer Versatile, ref. M-03 (7,5 x 12 x 35,5 cm), da Mondial – Kabum!
Pano de prato de algodão São Jorge (41 x 69 cm) – Passaumpano
Batedeira Prática B-05 (21 x 27 x 33 cm), da Mondial – PontoFrio.com
Timer de plástico Coruja (11 cm de altura) – Etna
Torneira de parede City, ref. B5815C2CRB, da Celite – Nicom
Bico aerado para torneira, de plástico ABS – Acquamatic
Banqueta dobrável de plástico Easy (29 x 22 x 22 cm) – Oren
Barra de inox Cook home 6, ref. 1406 (51 x 43 cm), da Arthi – C&C
Porcelanato Concreto branco, ref. D53000R (53 x 53 cm, com 6 mm de espessura), acetinado, da Villagres – Recesa
Pastilhas cerâmicas Ponto cola (10 x 10 cm, com 6,5 mm de espessura) nas cores branco acetinado (ref. 2553) e vermelho acetinado (ref. 2567), da Lineart – Recesa
Da Lukscolor: tinta acrílica lavável Luksclean (cor Branco), textura acrílica Ateliê Premium Plus (cor Norfolk, ref. LKS0640) e esmalte Premium Plus Base Água (cor Shetland, ref. LKS0637
*largura x profundidade x altura.

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s